Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
12 records were found.
Lisboa.
O suplicante pretende haver o produto da venda em Goa de um escravo de nome Francisco, que comprara na Baía a João Alves Ferrel, piloto da fragatinha "São José", que fugira para Moçambique.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Faial.
A ação prende-se com receber como únicos herdeiros a herança d seu irmão o padre António Dutra Gularte, natural do Faial, vigário da vila de Ourém, Pará, onde faleceu em 1766.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Justificação proveniente da Feira.
A ação prende-se com receber por desistência e cedência dos irmãos e herdeiros do falecido, a herança de seu pai, filho de Francisco Vieira de Sousa e de Isabel Caetana, natural de São João de Ver e falecido em 1801 no Engenho da Aldeia, freguesia de Sirinhaém, Recife, Pernambuco.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Braga.
A ação prende-se com receber como únicos herdeiros a herança de seu irmão e tio materno Manuel Vieira Sampaio, natural de Terrafeita e falecido no Rio de Janeiro.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Guimarães.
A ação prende-se com receber como únicos herdeiros a herança do tio paterno da mulher do primeiro justificante, e tio paterno das últimas, Manuel Teixeira da Silva, filho de Francisco Teixeira e de Maria Pacheco, viúvo de Assunção da Silva, natural de Ribeira de Pena e falecido na vila da Mocha, Piauí, em 1741.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Porto.
O requerente pretende como testamenteiro de Manuel Fernandes Teixeira, falecido no mar em viagem da Baía para o Reino, a quitação de um legado que fora deixado por Leonardo Rodrigues Pereira, falecido no Sertão da Baía, de que o citado Manuel Fernandes Teixeira fora testamenteiro.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Vilarinho.
Procuração passada a João Gonçalves Barbeiro, António Ferreira Coelho e António da Silva Paranhos, moradores na Baía, e a José Fernandes de Almeida, João Martins Bastos, Marcelino Martins Bastos e Custódio Vaz Peixoto, moradores na vila da Cachoeira, para defenderem os seus direitos no Brasil.
Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Refóios de Basto.
A ação prende-se com receber como únicos herdeiros a herança de seu irmão João Teixeira Alves, natural de São Sebastião de Paços e falecido na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga, termo de Mariana, comarca de Vila Rica.
Amarante.
A ação prende-se com uns legados que lhes haviam sido deixados por seu irmão Manuel Joaquim Ribeiro, natural de Santa Maria Madalena e falecido no Rio de Janeiro em 1824.
Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Serpa.
A ação prende-se com receber como únicos herdeiros de seu irmão e tio materno Bruno Dionísio de Matos, a parte que lhe coubera da herança de seu irmão, irmão e tio dos habilitantes, o sargento-mor José de Matos Cardoso, filho do citado Mateus Quaresma de Matos e de sua primeira mulher Isabel Maria da Costa, natural de Montemor-o-Novo e falecido na cidade da Baía.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa.
O suplicante pretende como credor da herança de António de Sousa Baía, falecido no Arraial de São Luís e Sant'Ana, Paracatu, Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, em 1755, receber o dinheiro em dívida, citando para isso seus irmãos e herdeiros, Estêvão de Sousa Baía e Domingos de Sousa, residentes em Lisboa.
Escrivão José Gomes da Cruz.
Lisboa.
O justificante pretende como credor da herança de António de Sousa Baía, falecido no Arraial de São Luís e Sant'Ana, Paracatu, Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, em 1755, receber o dinheiro em dívida.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.