Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
14 records were found.
Lamego.
A ação prende-se com receber como únicos herdeiros a herança de seu irmão, o padre José Rodrigues Bateira, natural de Sande e falecido na cidade da Baía.
Arrifana do Sousa.
O justificante pretende receber como único herdeiro a herança de seu pai, filho de Domingos da Silva e de Antónia Nunes, natural de Lodares e falecido no Arraial e Minas de Paracatú, Sabará, em 1751.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Lisboa.
O justificante pretende receber em nome de seu filho um legado que lhe fora deixado por seu tio, irmão do justificante, Pedro Fialho do Rego, filho de Pedro da Silva e de Dionísia Maria, natural de Tagarro e falecido em Pitangui.
Em 1760, por morte do justificante, o filho, já casado com Petronila Clara, continuou o processo.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Santos, Brasil.
O suplicante pretende como credor de Domingos João de Barros, filho de João Pires de Barros e de Ana Gonçalves, natural de Orbacém, termo de Caminha, e falecido em Santos, que sejam citados seus pais e herdeiros, afim de receber o dinheiro em dívida.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Lisboa.
A ação prende-se com receber como únicos herdeiros a herança de seu irmão Domingos Rodrigues Laborinho, natural de Santa Marinha de Bouças e falecido no Rio de Janeiro em 1787.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa.
O justificante pretende como pai de Francisco Rodrigues da Silva, natural de Lisboa, desaparecido com o bergantim "Conde da Barca" em 1821 na viagem do Pará para o Reino, haver determinadas quantias que Vicente Alves Rodrigues, José Dias Torres e José Joaquim Nunes, residentes no Pará, deviam a seu filho.
Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Justificação proveniente da Feira.
A ação prende-se com receber como únicos herdeiros a herança de seu tio paterno Inácio Martins Aranha, filho de Manuel Gonçalves e de Maria Martins, natural de Matosinhos e falecido no Rio de Janeiro em 1772.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
O requerente pretende como credor da herança do capitão Aureliano António Florêncio, falecido no Maranhão, que sejam citados os seus herdeiros Leocádio António Florêncio, Manuel José António Florêncio, D. Antónia Rosa do Patrocínio, D. Gertrudes Magna Rosa Florência, D. Francisca Rosa Florência e D. Maria do Carmo Rosa Florência.
Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Lisboa.
A ação prende-se com um legado que lhe fora deixado por seu tio materno, Manuel da Guerra de Brito, filho de Vicente Pires e de Maria Gonçalves, natural da Ajuda, residente na Baía e falecido em Lisboa por altura do terramoto e incêndio de 1755.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Lisboa.
O justificante afirma ter feito viagens no navio "Viriato" do capitão Bento José Guedes Travessa, para a Baía em 1808 e 1809, e no navio "Cartola" do capitão Bento José Cardoso, para a Baía em 1811.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa.
A ação prende-se com a meação da herança de seu irmão Leonardo Pereira da Silva, natural de Alcobaça, casado no Brasil com Teodora Gonçalves Torres e falecido nas Minas de Paracatu, Sabará.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Arraial de Nossa Senhora da Natividade.
O suplicante pretende como credor do sargento-mor Francisco Teixeira Rego, filho natural de Pedro João e de Maria, natural de Rossas, Arouca, e falecido no Arraial de Santo António das Minas do Pontal, Vila Boa de Goiases, que sejam citados seus sobrinhos e herdeiros Damiana Teixeira, casada com Manuel José Ferreira, e Maria Teixeira, casada com Manuel de Pinho, residentes em Rossas, tendo-se de pôr éditos por se ignorar a sorte de um irmão do falecido, Domingos Teixeira, que em 1718 fora para o Brasil.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Lisboa.
A ação prende-se com receber o produto de várias fazendas que pretendera enviar para o Rio de Janeiro em 1797 pelo navio "Aurora" e que por engano tinham sido embarcadas no "Atlante", que partira para o Maranhão, onde foram apreendidas e arrematadas, sendo o seu produto enviado para a Corte.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Justificação proveniente da Lousada.
O requerente pretende receber como único herdeiro a herança de seu pai, filho de Domingos da Silva e de Antónia Nunes, natural de Lodares e falecido no Arraial e Minas de Paracatú, Sabará, em 1751, comprometendo-se a pagar quaisquer dívidas por ele deixadas.
Escrivão Francisco da Silva Braga.