Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
16 records were found.
Viana.
A ação prende-se com receber como única herdeira a herança de seu irmão Bernardo José de Carvalho, natural de Viana e falecido na Sabará, Rio das Velhas das Minas Gerais, em 1784.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa.
A ação prende-se com receber metade da meação da herança de seu irmão João Francisco Delgado, natural do Rio de Janeiro, casado em Moçambique com D. Juliana Franca de Sousa e falecido na Baía em 1787, ficando reservada a outra metade para os filhos de outro seu irmão António José Delgado, natural do Rio de Janeiro e falecido no Brasil.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa.
Os habilitantes pretendem a liquidação dos negócios da casa de seu marido e pai, filho de Domingos Alves e de Anastácia da Silva, natural de Leça e falecido em 1800 a bordo do paquete "Real", quando vinha do Rio de Janeiro onde residia.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Penafiel.
A ação prende-se com receber a primeira como herdeira da meação, e as últimas como legatárias, da herança de seu marido, irmão e tio paterno, natural de Valpedre e falecido em Santo António do Ouro Branco, Vila Rica, Mariana, em 1787, ficando reservada a outra metade para seus filhos António e Manuel, ausentes em parte incerta.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Barcelos.
A justificante diz ser legítima herdeira de seus filhos Manuel e António José da Silva, naturais de Barcelos e ausentes em Pernambuco, no caso de eles falecerem.
Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Lisboa.
A ação prende-se com receber como única herdeira de seu marido a parte da herança que lhe coubera por morte de seu irmão, cunhado da justificante, João José Nogueira, filho de Manuel José Nogueira e de Custódia Maria Joaquina de Sousa, natural de São Miguel de Silvares, Barcelos, e falecido na vila de Cametá, Capitania do Pará, em 1816.
Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Lisboa.
Pretendem receber como únicos herdeiros de seu cunhado, tio paterno e materno João Teixeira de Vasconcelos, filho de João Pinto de Vasconcelos e de Sabina Teixeira, natural de Basto e falecido em Goiases, Maranhão, em 1746, e contra Francisco José de Faria, casado com Catarina Rosa, Rosa Maria, viúva, e seus filhos, Vicente José de Faria, casado com Teresa Luísa, Rosa Maria, casada com Francisco José de Matos, Mariana Teresa, casada com Manuel de Oliveira, filhos de Domingos de Faria e de Ana Lopes, primos e herdeiros do capitão José Monteiro Guimarães, filho de Domingos Monteiro e de Custódia Lopes, natural de Guimarães e falecido na Ribeira de Mixirim, Maranhão, em 1763, por dívida deste ao falecido João Teixeira de Vasconcelos.
Viana.
A ação prende-se com receber parte da herança de seu tio materno, o padre Manuel da Costa Lima, filho de Belchior de Lima e de Maria da Costa, natural de Viana e falecido na Baía em 1779.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Viana.
A ação prende-se com receber como única herdeira a herança de seu irmão Francisco José de Carvalho, natural de Viana e falecido no Rio de Janeiro em 1797.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Basto.
A ação prende-se com receber como únicos herdeiros de seu cunhado, tio paterno e materno João Teixeira de Vasconcelos, filho de João Pinto de Vasconcelos e de Sabina Teixeira, natural de Basto e falecido em Goiases, Maranhão, em 1746, determinada quantia dos herdeiros do capitão José Monteiro Guimarães, filho de Domingos Monteiro e de Custódia Lopes, natural de Guimarães e falecido na Ribeira de Mixirim, Maranhão, em 1764, de que era devedor ao falecido por uma carregação que recebera.
Viana.
Auto a favor de Domingos José da Fonseca, residente em Viana e Manuel Ferreira Codeço, residente no Rio de Janeiro, para a cobrança e arrecadação da herança de seu irmão Francisco José de Carvalho, falecido no Rio de Janeiro em 1797.
Vila Rica.
A suplicante pretende receber o produto da venda de uma sua escrava de nome Lourença e de seus filhos, que havia fugido e fora arrematada pelo Juízo dos Ausentes da Capitania do Espírito Santo nas Minas Novas.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Porto.
A ação prende-se com receber um legado que lhes fora deixado por seu primo Manuel Pereira da Cruz, filho de Nicolau Pereira e de Ana Francisca, natural do Porto e falecido no Rio de Janeiro em 1755.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
A ação prende-se com receber como herdeiros de seu pai a parte que lhe competia da herança de seu parente António Gonçalves Velho, falecido no Sabará.
Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Braga.
A ação prende-se com receber como únicos herdeiros a herança deixada por seu marido e pai, filho de Francisco Vieira e de Custódia Fernandes, natural e falecido em 1782 em São Pedro de Este, de que faziam parte várias dívidas em Minas Gerais.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Ponte de Lima.
A ação prende-se com a meação da herança de seu filho João Lourenço Sobral, casado com Maria Clara de Jesus, natural de Santa Maria de Loiro e falecido no Rio de Janeiro em 1804.
Escrivão Francisco da Silva Braga.