Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

11 records were found.

Justificação proveniente da Arrancada do Vouga. A ação prende-se com receber como únicos herdeiros de seu marido e pai, filho natural do padre Miguel Ferreira e de Maria da Fonseca, a herança que lhe fora deixada por seu pai, sogro e avô dos habilitantes, filho de Miguel Ferreira e de Maria Luís, natural de Arrancada e falecido em Piauí em 1759. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Porto. A ação prende-se com receber determinada quantia que seu irmão, o capitão José de Sousa Pereira, natural de Leça e falecido na vila de São João d'El Rei, Rio das Mortes, em 1804, lhe deixara no seu testamento e da qual era credora. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa. A ação prende-se com receber parte de um legado que lhe havia sido deixado por seu tio materno, o capitão Jerónimo da Silva Pereira, filho de André da Silva Pereira e de Domingas Rosa, natural de Loures e falecido na vila de São João d'El Rei, Rio das Mortes, em 1791. Em 1824, habilitaram-se a esse legado duas sobrinhas da habilitante, Joana da Cruz, casada com José Pires e Rosa de Lima, casada com Bento dos Santos, filhas de Bento Fernandes e de Leonor Maria de Jesus. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
A ação prende-se com a parte que lhe competia da herança de seu tio-avô Manuel Botelho, filho de António Botelho e de Maria Lopes, irmão de Rosa Botelho, casada com António Jorge, avó paterna da justificante, natural de Vila Franca do Campo e falecido no Rio de Janeiro em 1792, havendo já cobrado a sua parte Bonifácio Botelho, irmão da justificante, residente no Rio.
Guimarães. A ação prende-se com receber uns legados que lhes haviam sido deixados por seu irmão e tio materno Justino Teixeira Gonçalves do Amaral, negociante no Rio de Janeiro, natural de Santa Maria de Pombeiro e falecido no Rio de Janeiro em 1815. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Naturalidade: Lisboa. Filiação: capitão-mor do Ceará Grande, Francisco da Costa e de D. Francisca Caetana de Carvalho. Cônjuge: Atanásio Teixeira Cardoso. A ação prende-se com a herança de seu pai, filho de Manuel Cardoso e de Teresa de Oliveira, natural de Lisboa e falecido na sua capitania, Brasil, em 1751. O processo correu pelo cartório do escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Lisboa. A ação prende-se com os bens pessoais deixados por seu irmão Feliciano Eusébio da Silva, natural de Lisboa e falecido em viagem de Pernambuco para Lisboa a bordo da galera "Sacramento e Conceição", comandada por José Joaquim Ramalho em 1822. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Barcelos. A ação prende-se com receber por si e como cessionária de seus filhos Manuel da Costa Veloso, António da Costa Veloso, Maria Domingues da Costa, casada com Custódio da Costa, e José da Costa Sousa, a herança de seu filho João da Costa Veloso Balazar, natural de Balazar e falecido em Jiquinhá da Praia, termo da vila de Alagoas, em 1776. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Justificação proveniente da Feira. A ação prende-se com receber uns legados que lhes haviam sido deixados por seu tio paterno João de Sousa Costa, filho de Manuel Tavares e de Maria Álvares, natural de Santa Maria de Fiães, Feira, e falecido na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Minas Gerais de Vila Rica do Ouro Preto, Mariana. Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Lisboa. A ação prende-se com receber para a sua neta a herança que lhe fora deixada por seu pai, genro da habilitante, filho de José Magalhães, natural de Lisboa e falecido em viagem de Angola para a Baía a bordo da corveta "Sacramento Ladeira a Pique" em 1802. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Tomar. A ação prende-se com receber a primeira como herdeira, e os restantes como legatários, a herança e legados deixados por seu filho e irmão José Antunes Lopes, natural da Madroeira e falecido no Rio de São João, Ipucá, Rio de Janeiro, em 1796. Escrivão Francisco da Silva Braga.