Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

25 records were found.

Valadares. A ação prende-se com receber como únicos herdeiros a herança de seu filho Manuel Rodrigues Garcia, natural de São Cosme e falecido no Brasil. Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Lisboa. Para ser admitida a idoneidade e abonação do seu procurador Francisco Teixeira, morador em Lisboa, para receberem como herdeiros de seu pai e marido a parte que lhe coubera da herança do padre José Lopes Pinheiro, natural de Argeriz, Chaves, e falecido no Brasil. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa. A ação prende-se com receberem os primeiros como herdeiros de seu pai, e as últimas como herdeiras de suas irmãs Maria de Jesus e Antónia Maria, a herança que lhes tinha deixado seu irmão, tio e irmão dos habilitantes Manuel da Costa Teixeira, natural de Carmões e falecido no Brasil. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Torres Vedras. A Rafael José Vieira e José Ferreira Fróis, residentes na Baía, para a arrecadação e cobrança da herança de D. Clara Madalena de Castro e Meneses e do doutor José de Araújo Pinheiro e Sá, que haviam residido na Baía. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Primeiro justificante: - Cargo: abade de Santa Maria de Távora, Arcos de Valdevez. Testamenteiros de Gonçalo Gomes da Costa, filho de António Gomes da Costa e de Maria Cordeiro, natural e falecido em Távora em 1757. A ação prende-se com a arrecadação do pagamento de várias dívidas, em Minas, Brasil. Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Família: - Vasco Lourenço de Gouveia Zagalo e suas irmãs D. Ana Rosalina da Rocha Castro e Meneses, D. Francisca Bárbara Castro e Meneses, D. Luísa Mariana Gertrudes Umbelina de Castro e Meneses e D. Rita Perpétua de Gouveia Castro e Meneses, filhos de Vasco José de Andrade Zagalo e de D. Tomásia Clara de Castro e Meneses. - D. Senhorinha Madalena Francisca de Mendonça, viúva do capitão João Ambrósio Barreto de Pina, e seus filhos Miguel Germano Barreto de Pina, Cipriano José de Barreto de Pina, João Barreto de Pina e D. Maria Avelina Madalena Francisca de Mendonça Barreto, casada com José Pereira de Buitrago, naturais de Torres Vedras. Herdeiros de seu avô e sogro o capitão Miguel Barreto de Pina, casado com D. Isabel da Rocha e Castro e Meneses A ação prende-se com herança tia materna, cunhada e tia paterna D. Clara Madalena de Castro e Meneses, viúva do doutor José de Araújo Pinheiro e Sá, herança que compreendia alguns bens na cidade da Baía. D. Ana Rosalina é também herdeira de sua tia D. Ana Isabel de Castro e Meneses.
Alfeizerão. Feita pelo desembargador António Teixeira da Mata, antigo desembargador da Relação da Baía, residente em Alfeizerão, de uma fazenda chamada São Domingos, fronteira ao Rio de Janeiro. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa. A ação prende-se com a herança de seu irmão, o doutor padre Manuel José da Fonseca Brandão, vigário da freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Vila do Príncipe, Serro Frio, Mariana, falecido em Lisboa em 1798, herança de que faziam parte alguns bens no Brasil. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa. Os suplicantes pretendem que o escrivão das Justificações Ultramarinas reconheça os sinais dos tabeliães da procuração de seu marido, falecido no Rio de Janeiro em 1822, e outros documentos, visto haverem sido constituídos procuradores do mesmo. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Lisboa. A ação prende-se com receber como únicas herdeiras e a última como legatária, a herança e legado deixados por seu marido, pai e avô, filho de Bartolomeu de Sousa e de Madalena de Oliveira, natural de Lisboa e falecido no Rio de Janeiro em 1822, ficando reservada a parte de outro seu filho ausente, João Pedro de Sousa. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Lisboa. A ação prende-se com um legado dotal que lhe havia sido deixado pelo seu parente Duarte Rodrigues de Andrade, filho de Tomás Rodrigues de Andrade e de Maria Rodrigues de Sequeira, natural de Lisboa e falecido no Recife, Pernambuco, em 1785. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Lisboa. Auto relativo às viagens que o justificante fizera como praticante de piloto para a Baía e daí para Londres, no navio "Santo Estêvão" entre 1807 e 1810, também como sota-piloto em três viagens para Pernambuco no navio "Diligente" nos anos de 1810, 1811 e 1812. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Braga. A ação prende-se com receber como única herdeira a herança de seu filho Inácio Lopes Ferraz, natural do Prado e falecido em Cabo Frio em 1786. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lamego. A ação prende-se com receber como únicas herdeiras a herança de seu irmão, o padre Caetano José de Carvalho, natural de Marim e falecido no Rio de Janeiro em 1772. Escrivão Joaquim Manuel da Silva.
Lisboa. Auto relativo às viagens que o justificante fizera, duas no navio "São José Viajante" para Benguela, uma no "Rosália" para o Rio de Janeiro e outra no "Ásia Grande" para a América inglesa e Nova York como praticante, sota-piloto e piloto. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa. A ação prende-se com receber como únicos herdeiros a herança de seu marido e irmão, capitão da corveta "Postilhão", natural de Lisboa e falecido em viagem de Benguela para o Rio de Janeiro em 1803. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa. A ação prende-se com receber por si e como herdeira de sua filha Maria da Natividade, a herança de seu marido e pai, falecido em Olinda. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Guimarães. A ação prende-se com receber como única herdeira a herança de seu filho Domingos Francisco Guimarães, natural de Corvite e falecido em Vila Rica do Ouro Preto, Minas Gerais. Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Justificação proveniente da Feira. A ação prende-se com um legado que lhe fora deixado por seu tio materno António Gomes de Resende, filho de José Gomes e de Maria de Resende, natural de Manhoca, freguesia de Arrifana, vila da Feira, e falecido em Vila Rica. Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
A suplicante pretende receber o dinheiro em dívida como credora de Francisco Ribeiro Caldas, falecido nas Minas de Serro Frio em 1760.
Chaves. A ação prende-se com receber não só a parte que lhes competia da herança de seu pai e avô, falecido no Brasil, mas também as heranças de seus irmãos e tios maternos, o padre João de Araújo, falecido na freguesia do Inficionado, Mariana, em 1765, e Patrício de Araújo, falecido em Serro Frio, todos naturais de Soutelinho. Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Vila do Conde. A ação prende-se com receber como únicos herdeiros a herança de seu marido e avô materno, filho de André Lopes e de Maria Francisca, natural de São Salvador de Touguinho, Barcelos, e falecido em Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz, Rio das Mortes, em 1790. Escrivão Francisco da Silva Braga.
A ação prende-se com receber como única herdeira a herança de seu filho Miguel Gesteira Passos, natural da Galiza e falecido em Porto Alegre, Rio de Janeiro, em 1797.