Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
15 records were found.
- Naturalidade: São Tiago de Poiares, Barcelos.
- Filiação: António Alves e Grácia Francisca.
- Herdeiro de Josefa Maria, filha de Tomé Pinheiro, filho de Manuel da Cunha e de Teresa Gonçalves, e de Maria Alves Vila, falecida em Ponte de Lima.
A ação prende-se com receber como único herdeiro de sua prima com a herança do pai desta, natural de São Tiago Taijares, Barcelos e falecido na vila de São José, Rio das Mortes, Brasil, em 1779.
Escrivão: Francisco da Silva Braga.
- Naturalidade: de São Tiago de Poiares, Barcelos.
- Filiação: António Alves e Grácia Francisca.
- Herdeiro de sua prima Josefa Maria, filha de Tomé Pinheiro, filho de Manuel da Cunha e de Teresa Gonçalves, e de Maria Alves Vila, falecida em Ponte de Lima
A ação prende-se com a herança do pai desta, natural de São Tiago de Taijares, Barcelos e falecido na vila de São José, Rio das Mortes, Brasil, em 1779.
A ação prende-se com a cobrança de uma dívida de José Pereira Sobral, falecido no Rio de Janeiro.
Escrivão: Bento Gualdino da Silva Valadares.
A ação prende-se com o pagamento de uma dívida de João Francisco da Rocha, filho de Francisco da Rocha e de Maria Francisca, natural de São Mamede de Capães e falecido no Rio de Janeiro, Brasil, o qual devia ser feito pela herança conforme sentença que contra seu pai e herdeiro.
Escrivão: João Caetano da Silva Pereira.
- Naturalidade: Lisboa.
- Filiação: Pedro Ferreira Vale e Angélica dos Santos Rosa.
A ação prende-se com a herança de seu tio materno João Gomes de Almeida, filho de Manuel Gomes de Almeida e de Joana dos Santos, natural de Bucelas e falecido no Maranhão, Brasil, em 1806.
Escrivão: Francisco da Silva Braga.
A ação prende-se com o pagamento de uma dívida de Manuel da Silva Ribeiro, filho de Paulo Ribeiro e de Ângela da Silva, natural de São Martinho de Carrazedo, Amares e falecido no Arraial do Bacalhau, Mariana, Brasil a pagar pela a herança conforme sentença contra sua mãe e herdeira.
Escrivão: José Gomes da Cruz.
- Morada: Vila do Conde.
- Cônjuge: João Baptista Ferreira, falecido.
A ação prende-se com uma dívida de Maria Rosa da Silva, viúva de Domingos José de Faria, recolhida no Mosteiro de Vairão, a pagar pela parte da herança que lhe coube por morte de seu tio António José Dias, filho de Francisco Dias e de Maria Antónia, natural de vila do Conde e falecido em São Paulo, Brasil, conforme sentença contra ela.
Escrivão: Francisco da Silva Braga.
- Naturalidade: Moreira do Lima, Ponte de Lima.
- Filiação: Francisco Alves Felgueiras.
A ação prende-se com a herança do tio paterno, Pascoal Alves de Matos, filho de Domingos Alves e de Maria de Matos Cancela, natural de Moreira do Lima e falecido no Brasil.
Autor:
- Morada: Rio de Janeiro, Brasil.
Réu:
- Morada: Lisboa.
A ação prende-se com a dívida a pagar por um dos herdeiros de Isidoro Manuel Francisco Ferrugento, que faleceu no Brasil, deixando por pagar uma dívida ao Alves Loureiro.
Escrivão: Bento Gualdino da Silva Valadares.
- Naturalidade: Fontão, Lanheses.
- Morada: Setúbal.
- Filiação: Manuel Alves Calheiros e Luísa Francisca.
A ação prende-se com a parte que lhes cabia da herança de seu tio paterno, Domingos Alves Calheiros, natural de Fontão e falecido no Rio de Janeiro, Brasil.
São também herdeiros outros sobrinhos deste, irmãos dos justificantes, Paulo Alves Calheiros, António Alves Calheiros, Luís Bernardes Calheiros e Maria Luísa Alves Calheiros, residentes em Fontão.
Escrivão: Bento Gualdino da Silva Valadares.
- Naturalidade: Nespereira, Pinheiro de Lafões.
- Irmãs: Antónia de Almeida, casada com Manuel Martins, Domingas de Almeida, casada com Manuel Fernandes e Leonor de Almeida, casada com José Jorge.
- Filiação: Teotónio Nogueira e Mariana de Almeida.
- Sobrinhos: Manuel Fernandes, António Fernandes, Domingos Fernandes, José Fernandes e Maria da Conceição, viúva de Julião Rodrigues Pinheiro.
- Filiação: António Fernandes e Maria Nogueira.
A ação prende-se com a herança de seu irmão e tio materno o alferes José de Almeida, natural de Nespereira e falecido na vila de São José, Rio das Mortes, Brasil, em 1775.
Em 1781 habilitou-se a uma parte desta herança Angélica Maria, casada com Joaquim dos Santos, filha de António de Almeida e de Rita Maria, natural de Samouco, Alcochete, por ser sobrinha do falecido.
No processo é referido Vouzela.
Escrivão: Francisco da Silva Braga.
Naturalidade: Cerdal, Valença.
Segunda justificante:
- Filiação: João Alves e Maria de Barros.
A ação prende-se com o legado deixado a sua cunhada e irmã Mariana de Barros, falecida em Viana, pelo irmão o padre António Rodrigues, filho de Pedro da Cunha e de Maria de Barros, natural do Cerdal e falecido no Rio de São Francisco, Vila Nova da Rainha, Brasil.
Escrivão: João Caetano da Silva Pereira.
- Naturalidade: São Sebastião da Vila, Caminha.
- Filiação: Afonso Álvares e Luísa Afonso.
- Cônjuge: Maria Fernandes, falecida.
A ação prende-se com a herança de seu filho Manuel Álvares Pontes, natural de Vila e falecido no Grão Pará, Brasil, em 1759.
Escrivão: João Caetano da Silva Pereira.
Segunda justificante:
- Naturalidade: Lisboa.
- Filiação: Manuel da Silva e Micaela Maria de Jesus.
A ação prende-se com receber a herança do pai, filho de João Fernandes e de Luísa Lopes, natural de Gralhas, Montalegre e falecido no Rio de Janeiro, Brasil.
Escrivão: João Caetano da Silva Pereira.
- Morada: Minas de Vila Rica do Ouro Preto, Brasil.
A ação prende-se com o pagamento de uma dívida aos filhos de Águeda da Rocha deixada pelo capitão Francisco da Costa Oliveira, falecido em Vila Rica, de quem era fiador.
Pede o embargo da herança para se proceder ao referido pagamento.
Escrivão: João Caetano da Silva Pereira.