Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

17 records were found.

- Naturalidade: Penso, Guimarães. - Filiação: Vicente da Silva e Eugénia Gomes. - Cônjuge: Benta Josefa - Irmãos: o padre Domingos José da Silva, reitor de São Miguel de Chorente, Maria da Silva, casada com Vicente Ferreira, Custódia da Silva, casada com José Gonçalves e Teresa, Braga. A ação prende-se com a herança do tio paterno, Lourenço da Silva, filho de António da Silva e de Catarina Francisca, também natural de Penso, falecido em Serro Frio, Brasil. Escrivão: João Caetano da Silva Pereira.
A ação prende-se com a herança de Pedro Nolasco Gaspar, falecido em Lisboa e com bens no Maranhão, Brasil, de quem eram credores. A dívida é para ser cobrada a seus irmãos e herdeiros José António Gaspar, D. Antónia Angélica de Oliveira Barros, casada com Joaquim José Torcato de Barros e D. Gertrudes Maria dos Anjos, casada com António Baptista de Sá. Escrivão: Bento Gualdino da Silva Valadares.
A ação prende-se com a herança do filho Manuel José Nunes, natural de Cacia, falecido no Rio de Janeiro, Brasil, em 1800. Dada a idade, passaram procuração a Manuel José dos Reis, residente em Lisboa Escrivão: Francisco da Silva Braga.
- Naturalidade: Arouca. - Filiação: António Vaz e Teresa Maria. - Naturalidade: Porto. - Filiação: Manuel Barbosa e Maria Vitória. A ação prende-se com a herança do filho Joaquim José Gomes, também natural do Porto, falecido na Baía, Brasil, em 1800. Escrivão: Francisco da Silva Braga.
Naturalidade: Lisboa. - Filiação: Policarpo José Machado e D. Maria Luísa Machado. - Tutores dos irmãos. - Irmãos: Manuel José da Gama Machado, Policarpo José Machado, Francisco José da Gama Machado, José Joaquim Machado da Gama, D. Maria Luísa Machado e D. Ana Teresa Gildemester, casada com Daniel Gildemester. A ação prende-se com a cobrança de dívidas no Brasil que seu pai, falecido em Lisboa em 1792, era credor. Escrivão: Francisco da Silva Braga.
- Naturalidade: Murtuosa. - Filiação: Mateus André de Estoja e Maria João. - Naturalidade: Cacia. - Filiação: Domingos Simões e Ana da Cruz. A ação prende-se com a herança do filho Manuel José Nunes, também natural de Cacia, falecido no Rio de Janeiro, Brasil, em 1800. Escrivão: Francisco da Silva Braga.
Vila do Conde. - Naturalidade: Amorim, Barcelos. - Cônjuge: Maria Antónia. - Irmãos: Maria Gonçalves, casada com Manuel Gonçalves, Francisca Gonçalves, casada com Manuel João, António Gonçalves Torres e Domingos Gonçalves Torres, residente na Baía. - Filiação: Brás Manuel e de Ana Gonçalves. A ação prende-se com a herança de seu irmão Manuel Gonçalves Torres, também natural de Amorim, falecido em Alagoas, Brasil, em 1765.
Naturalidade: Forroso, Barcelos. A ação prende-se com a herança do irmão João Gomes dos Santos, embarcadiço, falecido na América inglesa. Escrivão Francisco da Silva Braga.
A ação prende-se com uma dívida de José Vieira de Figueiró, natural de Figueiró, Vieira do Minho, falecido no Rio das Velhas, Serro Frio, Brasil. A sentença foi proferida contra seus herdeiros, Isabel Maria, Tomásia Maria, Teresa Vieira e Domingos Vieira, moradores em Figueiró. Escrivão: João Caetano da Silva Pereira.
- Naturalidade: Bragança. - Filiação: Sebastiana Maria Centeno e João Diegues de Sousa Pinto. - Cargo: tenente do Regimento de Infantaria de Bragança e destacado no Rio de Janeiro. A ação prende-se com a herança da irmã Antónia Caetana Centeno, recolhida no Convento de Santa Clara de Bragança, a herança do pai, filho do tenente Domingos Diegues e de Isabel de Sousa, também natural de Bragança, falecido no Rio de Janeiro, Brasil. Escrivão: Bento Gualdino da Silva Valadares.
- Naturalidade: Santo Tirso. - Cônjuge: Rosa Francisca Chaves, falecida. - Naturalidade: Foz do Porto. - Administradores de seus filhos menores Manuel José de Sousa e Maria Rosa. A ação prende-se com legados deixados pelo filho e tio materno Bernardo José de Sousa, casado com Joana Maria de Sousa, também natural da Foz, falecido no Recife, Pernambuco, Brasil, em 1783. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Naturalidade e morada: Génova. Filiação: João Lucas Sambusseti e Maria Faustina Sambusseti. A ação prende-se com a herança de seu irmão Domingos Sambusseti, ajudante de engenharia, também natural de Génova, falecido na Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição em Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso, Brasil, em 1777. Escrivão Francisco da Silva Braga.
- Naturalidade: Porto. - Filiação: José Joaquim Vieira e Leonor Rosa da Cunha. A ação prende-se com a herança de seu irmão Manuel José da Silva Guimarães, natural do Porto e falecido na cidade do Pará, Brasil, em 1799. Escrivão: Francisco da Silva Braga.
- Naturalidade: Vestiaria, Alcobaça. - Cônjuge: Ana Efigénia Amália de Sousa. A ação prende-se com legados deixados aos filhos pelo tio materno Francisco José de Sousa, filho de José de Sousa e de Maria Joaquina, natural de Maiorga, Alcobaça, falecido em São Luís do Maranhão, Brasil, em 1817. Escrivão: Bento Gualdino da Silva Valadares.
Naturalidade: São Jorge de Angra, ilha Terceira. Outros: a mulher Luzia Simoa, filha de Manuel Machado Fagundes e de Luzia Simoa, seu cunhado Pedro Machado, residente no Brasil, seus sobrinhos Manuel Machado, filho de José Machado e de Rosa Maria, Maria de São João, Luzia e Catarina, filhas de Manuel Machado Fagundes e de Maria de São João, Manuel e Maria, filhas de Pedro Coelho e de Maria Simoa, o primo de sua mulher Manuel Machado Fagundes, casado com Maria do Evangelho, filho de André Machado e de Beatriz Costa, Maria da Conceição, casada com Sebastião Pereira, filha de Manuel Gonçalves Nogueira e de Margarida Machado. A ação prende-se com um legado de seu tio paterno, tio avô, paterno, tio avô materno e padrinho, Simão Machado Fagundes, filho de Manuel Machado Fagundes e de Catarina Fernandes, natural de São Jorge e falecido nas Minas de Caieté, Sabará, Brasil, em 1747. Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Viana do Castelo. - Cônjuge: Maria Josefa, falecida. A ação prende-se com a herança do filho Francisco Manuel de Matos, assassinado na Baía, Brasil. Escrivão: João Caetano da Silva Pereira.
A ação prende-se com a citação de D. Ana Carneiro, casada com D. Francisco Soares de Noronha, D. Luísa, casada com D. José Tomás de Meneses e Aires Carneiro, filhos e herdeiros de Aires Carneiro Homem de Souto Maior, governador e capitão general do Maranhão e que aqui faleceu, com dívidas ao requerente. Os herdeiros viveram no Brasil, tendo entretanto regressado a Portugal. Escrivão: Bento Gualdino da Silva Valadares.