Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
12 records were found.
Porto.
Contra o capitão Bernardo José de Sousa Lobo, cunhado e herdeiro do cónego Leonardo José dos Santos, a quem seus pais, falecidos no Rio das Mortes, Minas, haviam enviado determinada quantia para seu sustento.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Ponte de Lima.
A acção prende-se com um dos legados dotais deixados por João de Matos de Aguiar, irmão de sua bisavó materna, filho de Gaspar Martins e de Maria de Matos, também natural de Moreira do Lima, falecido na Baía.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Lisboa.
A seu irmão António José das Mercês, residente em Lisboa, para a cobrança e arrecadação da sua parte na herança de seu pai, filho de Domingos Francisco e de Francisca Maria, natural de Cadaval, falecido no Rio Grande.
Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Aveiro.
A acção prende-se com receber como únicos herdeiros de seu irmão, o padre Manuel Alves Ferreira, que havia sido herdeiro de sua prima Maria Joaquina Marques, a herança que a esta fora deixada por seu primo o tenente João Marques Ferreira, falecido no Rio das Mortes.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
A acção prende-se com receber como únicas herdeiras a herança de seu tio Manuel da Mota, filho de Maria Antunes, também natural de Cernache, falecido no Rio de Janeiro.
Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Beco, Dornes, Ferreira do Zêzere.
Ao capitão Pedro Ferreira Bessa, residente no Rio de Janeiro, a Gonçalo Moreira de Vasconcelos, ao padre José Bento Leite Ferreira de Melo e o alferes Francisco José de Sousa, residentes na vila de Campanhã, Minas Gerais, para a cobrança e arrecadação de quaisquer heranças como nora de André Martins Ferreira e de Maria de Sousa Monteiro, moradores na Baía. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Lisboa.
A acção prende-se com receber como únicas herdeiras a herança de seu marido e pai, filho de Manuel Vieira Mendes e de Florência Maria, natural de São Cristóvão de Nogueira, Lamego, falecido na Baía em 1823.
Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Guimarães.
A acção prende-se com receber como único herdeiro a herança que lhe fora deixada pelo primo de sua mãe, António Coelho Martins, filho de Adão de Araújo Pedrosa e de Maria Coelho, natural de São Mamede de Negrelos, Santo Tirso, falecido no Rio de Janeiro em 1802.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Valença do Minho.
A acção prende-se com a herança de seu filho José Afonso de Palhares, também natural de Ganfei, falecido no Pará em 1799. Mais tarde em 1802 habilitaram-se à parte materna as filhas do primeiro habilitante, Ana Maria, casada com António José Fernandes, Maria Gertrudes, casada com Joaquim Gonçalves de Sousa, Luísa Maria e a menor Teresa.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Feira.
A acção prende-se com receber como únicos herdeiros a herança de seu tio paterno e materno, José Ferreira dos Santos, filho de Manuel Ferreira e de Antónia Fernandes, natural da Carregosa e falecido em Nossa Senhora da Conceição de Catas Altas, Mariana, em 1775.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa.
Pretendem como credores da herança de José Pereira Rebelo, contra-mestre do navio Nossa Senhora da Madre de Deus, filho de António Rebelo e de Teresa Resende, natural do Faial, falecido no Rio de Janeiro em 1788, receber o dinheiro em dívida conforme a sentença que fora pronunciada contra sua mulher Luísa Joaquina e seu filho menor Macário, seus únicos herdeiros.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Barcelos.
A acção prende-se com receber por si e como único herdeiro de sua irmã, Maria Teresa da Cunha, a herança que lhes fora deixada por seu irmão o padre Manuel Afonso da Cunha Pereira, também natural de Vilar das Almas, falecido em São João d'El Rei, Rio das Mortes em 1793.
Escrivão Francisco da Silva Braga.