Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

7 records were found.

Profissão: negociante no Porto. Testamenteiro de António Alves dos Reis Lousada, também negociante no Porto e falecido em 1800. A ação prende-se com um carregamento de fazendas que enviara para o Brasil, no brigue “Extraordinário do Rio”, de que era capitão Manuel Francisco Pereira, e que haviam ficado arrematadas pelo Juízo dos Defuntos e Ausentes no Maranhão. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Filiação: Manuel da Costa Rego e Maria Josefa da Conceição. Testamenteiro de Teresa de Jesus, filha de António Gonçalves e de Isabel Baptista, natural e falecida em Sacavém. O pai do habilitante foi o primeiro testamenteiro. A ação prende-se com a herança deixada pelo sobrinho o capitão João Pedro Forte, filho de seu irmão Manuel Gonçalves Forte e de Antónia Maria, falecido na cidade de Mariana, Brasil, (antes de 1782). Escrivão Francisco da Silva Braga.
Naturalidade: Lajeosa, Viseu. Filiação: Manuel da Costa Saraiva e D. Maria Guiomar de Melo. A ação prende-se com a herança de seu irmão Francisco da Costa Saraiva, também natural de Lajeosa, falecido em Piauí, Brasil. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Naturalidade: Lobão, Feira. Irmã: Maria de Crasto, viúva de Manuel Pereira. Filiação: António de Crasto e de Maria Soares. A ação prende-se com a herança de seu irmão o padre Valentim Soares do Couto, também natural de Lobão, falecido no sitio da Boa Vista, freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila Rica do Ouro Preto, Brasil, (1754). Escrivão José Gomes da Cruz.
Naturalidade: concelho da Maia, Porto. Irmãos: Maria da Costa Azevedo, Antónia da Costa Azevedo, casada com Domingos Pereira Dias, e Joaquim da Costa Azevedo, ausente no Brasil. Filiação: José da Costa e Silva e Ana Maria de Azevedo. Outros familiares: Ana Pereira de Azevedo, casada com António da Silva Cruz, e seu irmão António Pereira Maia, filhos de Manuel Pereira e de Mariana de Azevedo, José Joaquim de Azevedo e seus irmãos Joaquim José Pereira e Maria Pereira, casada com Manuel Joaquim da Rocha, filhos de José Gonçalves de Azevedo e de Joana Pereira. A acão prende-se com parte da herança de seu tio o padre Domingos de Azevedo, filho de Manuel Gonçalves Canas e de Maria de Azevedo, também natural da Maia, falecido no Rio de Janeiro, Brasil (1804). Há ainda como herdeiros Ana Luísa de Azevedo, viúva de Ângelo Fernandes Grandão, Joaquim Francisco de Miranda e Azevedo e Alexandre Joaquim Grand-Pret de Azevedo, filhos de Manuel Gonçalves de Azevedo, irmão do falecido, e de Luísa Antónia de Miranda, naturais do Rio de Janeiro onde residiam. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Naturalidade: de Lanheses, Viana do Castelo. Ponte de Lima. Irmã: Teresa da Costa Lima, casada com Francisco José Vieira. Filiação: Veríssimo da Costa e Joana Pereira. A ação prende-se com a herança de seu tio materno Teodósio Pereira Jácome, filho de Domingos Pereira Jácome e de Felícia Gonçalves, também natural de Lanheses, falecido no Rio Grande, Brasil, (1801). Escrivão Francisco da Silva Braga.
Naturalidade: de São Romão de Arões, Guimarães. Filiação: Agostinho Rebelo e Rosária Ribeiro. A ação prende-se com a herança de seu irmão Custódio da Costa Rebelo, também natural de Arões, falecido em São José de Barra Longa, Minas Gerais , Brasil, (1792). Escrivão Francisco da Silva Braga.