Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

55 records were found.

Entrada de homens
Entrada de mulheres
Entrada de mulheres
Trata-se de cinco livros encadernados num só. O último no início diz Enfermaria de Santo Agostino e o índice diz enfermaria de São Carlos Cinco livros de S. João de Deus, S. Jorge, S. Lourenço, S. Carlos, S. Agostinho 2 de Março de 1773 athe 9 de Agosto de 1750” O livro tem as 5 enfermarias. Cada enfermaria começa na página 1. Nas últimas páginas indica - “Rol das pessoas que faleceram na enfermaria de S. João de Deus desde 2 de Maio de 1773 athe 18 de Junho de 1746” - Morreram 196 pessoas (nas primeiras 6 páginas rasgadas há indicação de terem sido 7 mortos); - 7 padres; 1 freire; 1 capelão; - 8 escravos pretos. ? Primeira entrada na página 7 data de 5 de Abril de 1734 - Deram entrada cerca de 615 doentes - Naturais de: Loures, Lisboa (Benfica, Lumiar), Mafra, Arcos de Valedevez, Ponte de Lima, Torres Vedras, Redondo, Coimbra, Lamego Torres Novas, Torre de Moncorvo, Ourém, Palmela, Braga, Évoramonte, Setúbal, Vilar de Perdizes, Cartaxo, Sintra, Algarve, Funchal, S. Tomé, Cabo Verde, Angola, Mina. - Profissão: carpinteiro, alfaiate, moço de servir, sapateiro, latoeiro, homem marítimo, lavrador, pedreiro, almocreve, ferrador, marchante, escultor, moço de cozinha, juiz de fora, estudante, soldado
Entrada de homens
Contém o nome do doente, de familiares próximos, nomeadamente pais ou conjuges. Indica a data de entrada e objectos pessoais transportados pelos enfermos, mais concretamente o vestuário. Poderá conter a indicação do número da cama, da data de saída ou de falecimento.
Entrada de mulheres
Entrada de mulheres
Termo de abertura: "Livro que serve de assentar os [doentes] que entrarem na enfermaria de São Bernardino. Começa a servir em 8 de Agosto de 1660". Tem junto a informação: "A folhas 76 está o título em que se hão-de assentar os doentes que entrarem na enfermaria das câmaras e começa a servir em 8 de Agosto de 1660".
Termo de abertura: "[Livro que há-de] servir na enfermaria de [S. Ber]nard[ino] de assentarem nele os ho[mens] do[entes] que se vierem curar de febres e câmaras".