Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

16 records were found.

Os documentos encontram-se cosidos, servindo o sinal de tabelião como elemento de autenticação, permitindo estabelecer/garantir uma sequência do suporte.
Tem inserto o documento 9. Contém encadernação em carneira e vestígios de selos pendentes.
Segundo os autores do projecto Regnum regis este é um "Pergaminho de finais do século XIII ou inícios da centúria seguinte, com cópia mais completa da série relativa à inquirição sobre os bens detidos pelas instituições eclesiásticas nos termos de Felgueiras e Lousada, incompleta nos testemunhos até agora conhecidos, nomeadamente no Registo de Guimarães e no livro 1 das Inquirições de D. Afonso II."
Segundo os autores do projecto Regnum regis este "[...] manuscrito refere-se a um caderno em pergaminho, com 12 fólios, no qual consta uma lista, não datada, das igrejas das dioceses do Porto, Tui, Coimbra e Lisboa, pressupondo uma anotação incluída no fólio 12v, que se seguiria a lista das igrejas do arcebispado de Braga. [...]. Este manuscrito apresenta características diplomáticas atribuíveis à primeira metade do século XIII, sendo a sua datação alvo de alguma controvérsia."