Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

18 records were found.

A sentença está datada de 14 de Outubro de 1542. O documento contém a seguinte informação: "Este documento é do visto da sentença que está encadernada, f. 22".
O Tratado de Alcanises firmado por D. Dinis, rei de Portugal, e Fernando IV rei de Leão e Castela, e sua mãe Maria de Molina, em 12 de Setembro, dando a Portugal as vilas de Olivença, Campo Maior e outras. Este tratado visou três aspectos fundamentais: - o tratado fixou definitivamente os limites, as fronteiras entre Portugal e Castela, - D. Dinis ficou com as suas praças de Riba-Côa, Olivença, Campo Maior, Ouguela, Moura e Serpa, e Castela com Aroche, Aracena, Valência, Ferrera, Esparregal e Ayamonte, - do tratado fazia parte uma aliança de casamento em que Fernando IV casaria com D. Constança, filha de D. Dinis, e D. Beatriz, irmã de Fernando IV, com D. Afonso, príncipe herdeiro de Portugal. Por fim há a assinalar o acordo eclesiástico, pois havia que atender aos problemas derivados do facto de alguns lugares da região estarem situados em território português e ao mesmo tempo pertencer a uma circunscrição eclesiástica castelhana e vice-versa. Tem vestígios de cinco selos pendentes de que resta um pedaço de fio cor de mostarda.
Carta de doação datada de 6 de agosto de 1177. Tem junto: - Instrumento de amalhoamento do termo de Vilar Maior com o termo da Cidade de Rodrigo, que fizerão as justiças.
A carta de privilégio está datada de Valladolid, 4 de abril da era de 1296 (ano 1258). O título está escrito a tinta vermelha.
Tem junto o traslado do instrumento da entrega que se fez ao dito senhor do Castelo, vila de São Felizes dos Galegos e sua igreja. Datado de 11 de outubro, era de 1335.