Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

29 records were found.

Tratado com vinte e um artigos de amizade e confirmação do comércio e navegação entre o reino da Inglaterra e Portugal. Tem junto uma cópia do mesmo tratado.
Carta patente, com 29 artigos consigados, do restauro da amizade e firmação do comércio e navegação entre o reino da Suécia e Portugal.
Este livro inclui os seguintes documentos: - Escambo que o rei D. João I fez com o arcebispo de Braga, D. Martinho, e seu cabido, a respeito da jurisdição temporal da cidade de Braga e seu couto; - Ratificação de Ricardo II, rei de Inglaterra, do tratado de paz efectuado com D. João, em 9 de Maio de 1386. Westminster, 1 de Dezembro de 1386; - Carta de Ricardo II, rei de Inglaterra, em resposta às que lhe entregara Fernão Gonçalves, enviado português, sobre as tréguas que a Inglaterra efectuara com a França, e Portugal com Castela. Westminster, 9 de Dezembro de 1390; - Carta patente de Henrique IV, rei de Inglaterra, pela qual confirma e ratifica o tratado de paz e de confederação celebrado, em 9 de Maio de 1386, entre D. João I Ricardo II. Westminster, 16 de Fevereiro de 1403; - Carta de Henrique IV a D. João I dizendo que concorda em confirmar as alinaças efectuadas entre este rei e Ricardo II e dando o seu consentimento para que o rei de Portugal possa estabelecer tréguas com o rei o rei de Castela. Westminster, 1 de Dezembro de 1386; - Carta de Henrique IV, rei de Inglaterra declarando que deseja ser compreendido nas tréguas entre Portugal e Castela, na conformidade do que lhe haviam proposto João Gomes da Silva e Martim d'Ocem, embaixadores de Portugal. Westminster, 27 de Fevereiro de 1403; - Carta de Henrique IV, rei de Inglaterra, em que ordena aos seus oficiais que não exerçam represálias sobre os mercadores portugueses, nem embarguem os seus navios e mercadorias, por causa das dívidas do mestre de Santiago e de Lourenço Eanes Fogaça. Westminster, 28 de Fevereiro de 1403; - Carta de Henrique IV, rei de Inglaterra, a D. João I, informando que pretende entrar na nova trégua celebrada entre este e o rei de Castela. Eltham, 27 de Dezembro de 1405; - Salvo conduto de Henrique IV, rei de Inglaterra, a Pedro Ortiz, Pedro Martins e Fernando d'Areas, castelhanos, para irem a Inglaterra alegar sua justiça em razão dos danos sofridos no porto de Lagos. Westminster, 13 de Julho de 1403; - Carta de Henrique, rei de Inglaterra a D. João I, em resposta à reclamação feita por este rei sobre os danos causados a castelhanos no porto de Lagos. 22 de Julho de 1407; - Ratificação e confirmação feita por Henrique IV, rei de Inglaterra, dos tratados de pas e aliança celebrados entre D. João I e Ricardo II, Henrique IV e Henrique U, e que transcreve a ratificação de D. Duarte dos mesmos tratados, datado de 25 de Novembro de 1435. Westminster, 18 de Fevereiro de 1436.
Cópia do tratado, com 21 artigos, de amizade e confirmação do comércio e navegação entre o reino da Inglaterra e Portugal.
Contém os seguintes documentos: - Traslado dos capítulos a respeito da demarcação de Maluco; - Traslado do parecer dado por Francisco de Melo e Diogo Lopes de Sequeira ao rei de Portugal, a respeito da divisão e demarcação de Maluco; - Minuta da carta de D. João III na qual diz ajustar-se com o imperador a dar-lhe trezentos e cinquenta mil cruzados por empréstimo das ilhas de Maluco, com certas condições; - Carta de D. João III ao imperador na qual lhe diz que escrevera a António de Azevedo, seu embaixador, a comunicar-lhe que ia enviar uma pessoa para praticar e tratar do lançamento da linha para a divisão de Maluco; - Autos a respeito da posse que D. João III tomara das ilhas de Maluco; - Carta de ratificação que o imperador fez do contrato feito com D. João III de Portugal a respeito das ilhas de Maluco; - Ordem de Fernando Álvares para se pagar ao enviado do imperador setenta mil cruzados que é parte do que D. João III mandava dar pelo contrato feito da ilha de Maluco.
Este documento não se encontra na colecção e a sua falta está assinalada desde 1954.
Este documento não se encontra na colecção e a sua falta está assinalada desde 1954.
Tem junto outra carta de outro breve do dito Papa pedindo a D. Manuel que honrasse ao referido padre, como requeriam os seus merecimentos e virtudes.
Este documento não se encontra na colecção e a sua falta está assinalada desde 1954.
Este documento não se encontra na colecção e a sua falta está assinalada desde 1954.