Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
5 records were found.
Estes livros, renumerados e rubricados, são da responsabilidade do diretor das alfândegas do círculo do Sabugal, Francisco Borges Pereira da Silva, como consta dos termos de abertura e encerramento.
Serviriam estes livros para neles serem laçados os despachos das entradas e saídas dos géneros, os quais pagariam o que era devido: direitos de importação, 5% adicionais, exportação nacional e 5% adicional, direitos de exportação para o estrangeiro e 5% adicional, selos das guias e impressão, tomadias, multas.
Estes livros têm a escrituração, organizada por colunas, contendo: a data (ano, mês e dia); número do despacho; objeto do despachado; valores; direitos e imposto adicional (mais tarde para 5% da amortização das notas). No final de cada mês é feito um resumo da receita ou proveniencia, com os valores dos direitos acima referidos, e da despesa ou aplicações, onde constam as entregas feitas ao recebedor do concelho de Idanha-a-Nova em virtuda das ordens do delegado do tesouro do distrito de Castelo Branco. Termina este resumo com um termo assinado pelo subdiretor e pelo escrivão.
Em alguns casos, no final do livro, encontra-se um mapa do resumo intitulado da receita e despesa geral.
Estes livros, renumerados e rubricados, são da responsabilidade do diretor das alfândegas do círculo do Sabugal, Francisco Borges Pereira da Silva, como consta dos termos de abertura e encerramento.
Livros, onde eram registados, sob a forma de mapas, a seguinte informação: a data (ano, mês e dia); número do despacho; nome dos despachantes; Direitos (por entrada, saída- nacional e estrangeiro); tomadias; multas; 5% adicionais e totais. Do lado da despesa: datas (ano, mês e dia); aplicação (entregas feitas pelo tesoureiro da Alfândega ao recebedor do concelho por ordem do tesoureiro do distrito de Castelo Branco; idem do selo e impressão de bilhetes de despacho, pela passagem de fundos); número de documentos e quantias.
A partir do mês de Outubro de 1848 passam estes mapas a ser assinados pelo subdiretor, que é ao mesmo tempo tesoureira da alfândega, e pelo porteiro que faz as vezes de escrivão.
No final de cada livro encontra-se o resumo geral ou conta corrente do respetivo ano económico, também ele assinado pelos mesmos oficiais acima referidos.
Livro que serviu para nele ser feita o lançamento da receita e despesa do cofre dos depósitos da alfândega de Idanha-a-Nova. Nele encontras-se registadas as datas, as quantias, a sua procedência e respetiva aplicação.
As quantias são resultado do produto das tomadias, as quais seriam aplicadas, uma parte para o cofre dos emolumentos, outra para o cofre da receita geral e outra para os apreensores.
Maço de documentos constituído por certidões, relação de guias, cópias de provimentos e ajustamento das contas.