Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
24 records were found.
Documentação diversa das comarcas do Porto, Guimarães, Viana, Santarém e Lisboa. Contém ainda mapas das relações de bens dos mosteiros da Ordem de São Bento e cinco manuscritos, encadernados, com a descrição dos bens de cada convento: Mosteiro de Santa Maria da Vitória do Porto; Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (ao qual estão unidos em perpetuum, as casas beneditinas de: Mosteiro de São Cristóvão de Rio Tinto; Mosteiro de São Salvador de Tuias; Mosteiro de São Salvador de Vila Cova e o Mosteiro de Santa Maria de Tarouquela); Mostiero de Santo Tirso de Riba de Ave; Mosteiro de São Miguel de Bustelo; Mosteiro de Salvador de Paço de Sousa. Sem encadernação estão os catálogos de bens de Mosteiro de São João de Pendorada; Mosteiro de São Martinho de Tibães; Mosteiro do Salvador de Vairão.
Contém despachos de provisões da comarca de Aveiro e Esgueira para: realização de obras no Paço do concelho, cadeia, aquedutos e chafarizes; construção da barra de Aveiro; papéis relativos às recolhidas do Convento de São Bernardo (contém 6 plantas).
Contém petição do bispo do Porto para reposição da renda da Alfândega, conforme doação declarada no foral, e de acordo com a nova interpretação da Lei de 4 de Fevereiro de 1773 ou pagamento de renda equivalente.
Contas correntes de misericórdias, conforme Alvará de 18 de Outubro de 1806.
Contém três manuscritos, encadernados a pele, de compromissos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário sita na Igreja de São Domingos de Guimarães, Irmandade dos mestres trocedores do retrós de fio de seda, da Misericórdia de Torre de Moncorvo.
Contém apresentação de contas correntes de diversas misericórdias (em cumprimento do § 4.º do Alvará de 18 de Outubro de 1806); relações de bens de corporações de Mão Morta da comarca de Guimarães: Convento de São Domingos, Convento de Santa Marinha da Costa, Convento de Santa Clara, Convento de Santa Rosa, Convento das religiosas de São José do Carmo, Irmandade da Santa Casa da Misericóridia. Convento da Cruz do Senhor do Bonfim da Congregação de São Vicente de Paulo, Mosteiro de São Martinho de Caramos, da Ordem de Santo Agostinho, Convento de São Martinho de Mancelos, Mosteiro de São Salvador de Travanca da Ordem de São Bento, Mosteiro de São Miguel de Refóios de Basto, Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, Mosteiro de São João do Ermo de Arnóia, Mosteiro de São Gonçalo de Amarante, Mosteiro de Santa Clara de Amarante.
Contém documentação diversa: despachos de provisões; informações do envio de pautas; cópia do Alvará de 17 de Março de 1817; assento de 14 de Fevereiro de 1817 (relativo à antiguidade dos desembargadores); anúncio da segunda edição da obra "Defesa dos Direitos Nacionais e Reais da Monarquia Portuguesa"; assento de 10 de Junho de 1816 (relativo à validade e firmeza dos testamentos); cópia do Alvará com força de Lei, de 9 de Janeiro de 1817; Carta de Lei de 13 de Maio de 1817 sobre a atribuição das armas ao reino do Brasil e sua incorporaçao no escudo real.
Contém despachos de provisões das comarcas de Penafiel e Porto. Integra ainda diversas petições de Lourenço Huet de Bacelar, irmãos e tios, relativas à má administração dos bens feita por Duarte Huet de Bacelar Sottomayor.
Contém apensas à petição da abadessa e religiosas do Mosteiro de Nossa Senhora de Campos de Sendelga, Montemor-o-Velho, para confirmação de mercês, carta de D. João III datada de 1540, com selo pendente, e duas cartas em pergaminho de D. Sebastião de 1566.
Contém petição do chantre e cónegos da Colegiada de Santa Maria de Alcáçova de Santarém, para confirmação de mercê, concedida pelo rei D. Afonso V e confirmada, posteriormente, pelo rei D. pedro II. Contém os originais em pergaminho.
Contém despachos de provisão de extinção de vínculos, relações de bens de conventos, irmandades, confrarias e misericórdias de Valença e Braga. Contém ainda quatro manuscritos encadernados, designadamente da Misericórdia, Igreja e Arcediago da Sé de Nossa Senhora do Pópulo.