Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

312 records were found.

Contém processos de consulta provenientes da comarca de Lisboa.
A maioria dos processos deste maço são provenientes das comarcas das ilhas. Contém um macete com a indicação de "Papéis pertencentes ao litígio entre Francisco Roque de Freitas Albuquerque Figueiroa e João de Carvalho Esmeraldo, por causa do casamento que aquele queria contrair com a filha deste, D. Joana Teresa do Carvalhal Esmeraldo ".
Contém processos de consulta, provenientes, na sua maioria, da comarca de Lisboa.
Contém processos de consulta, provenientes da comarca de Lisboa. Inclui consulta sobre sentença de justificação do conde de Lacerda.
Contém processos de consulta sobre questões referentes a escusa de provedor da Misericórdia da vila de Abrantes; cobrança de dívidas; serventia de vara na ausência de juiz de fora. Estes processos são provenientes da comarca de Tomar.
Contém processos de consulta, provenientes da comarca de Lisboa, sobre questões referentes a abolição de encargos de capelas; unido de vínculos; administração de casa.
Contém processos de consulta, provenientes da comarca de Lisboa.
Contém processos de consulta, provenientes da comarca de Lisboa, sobre questões referentes a confirmação de contrato de aforamento celebrado com o Hospital de Todos-os-Santos da cidade de Lisboa e a abolição de encargos de capelas.
Contém processos de consulta, provenientes da comarca de Lisboa. Inclui autos de requerimento do duque de Cadaval e do conde de Redondo.
Contém processos de consulta sobre questões referentes a união de vínculos, abolição de encargos de capelas e renúncia de bens de religiosas, provenientes das comarcas de Lisboa, Setúbal e Tomar.
Contém processos de consulta, provenientes das comarcas de Lisboa, Setúbal e Tomar.
Contém processos de consulta, provenientes da comarca de Lisboa.
Contém processos de consultas, com despachos de vários anos - 1820 - 1833 -, provenientes da comarca de Lisboa entre outras.
Contém processos de consulta sobre contas correntes das Misericórdias de: Alcácer do Sal (1830-1831); Alcochete (1817-1819); Almada (1830-1831); Arruda (1819-1820); Atouguia da Baleia (1816-1817); Azambuja (1816-1817); Barreiro (1812-1814); Chamusca (1815-1816); Leiria (1818-1820); Lourinhã (1814-1815); Peniche (1817-1818); Porto de Mós (1819-1820); Punhete (1815-1816); Setúbal (1819-1820); Sesimbra (1814-1815); Sintra (1821).
Contém processos de consulta com despachos de vários anos - de 1800 a 1826 -, mas com maior incidência de 1822 a 1826. Contém ainda duas consultas lavradas, mas não assinadas pelo soberano sobre: requerimento a respeito de observância de portaria (doc. n° 17); pedido de anulação de acórdãos pela Condessa de Soure, como tutora de seus filho (doc. n° 18).
Contém processos de consulta sobre questões referentes a abolição de encargos de capelas.
Contém processos de consulta sobre questões referentes a abolição de encargos de capelas, provenientes da comarca de Santarém.
Contém processos de consulta sobre questões referentes a posse e sequestro de bens, provenientes da comarca de Lisboa.
Inclui ainda 'lista dos requerimentos e documentos que se achão neste maço pertencentes a varias consultas que se obrarão no anno de 1771". Esta lista menciona requerimentos das seguintes personalidades: Marquês de Pombal; tenente general e governador do Porto; João de Almada e Mello; conde de São Vicente; conde da Calheta, visconde de Asseca; visconde de Barbacena, D. Tristão de Menezes; D. João de Almeida Silva Sanches Farinha; António Manuel Leite Pacheco Malheiros e Melo.
Contém processos de consulta sobre questões referentes, na sua maioria, a abolição de encargos de capelas.
Contém processos, provenientes das comarcas de Lisboa, Santarém, Setúbal e Tomar, referentes a sequestros de bens, suprimentos de idade, contratos de aforamento.
Contém processos de consulta, provenientes da comarca de Lisboa.
Contém processos provenientes das comarcas de Santarém (a maioria), Alenquer, Lisboa e Tomar, para consulta referente a questões de: arrendamento de herdades; residência de juiz de fora; confirmação de morgado; soltura de preso.
Alguns destes processos são provenientes da comarca de Lisboa.
Contém processos de consulta referentes às seguintes questões: mercê de vinculação de quantia e juro a pedido de Irmandade; confirmação de compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Basílica de Santa Maria; admissão na Misericórdia da vila do Torrão; reivindicação de vínculos; confirmação de cartas de doação; doação à Misericórdia de Torres Novas; confirmação de renda anual para recolhimento de Jesus, Maria e José; direito real de que é donatária a Ordem de Cristo; incorporação de bens na Coroa; reivindicação e apropriação de bens; agravo de sentença de restituição de terreno de contadores reais; reivindicação de bens do Mosteiro de São Bento da Baía; contrato de arrendamento de comendas.
Contém processos de consulta das comarcas de: Torres Vedras (suspensão de eleição na Misericórdia da Ericeira a pedido do provedor e irmãos da Mesa); Leiria (aforamento e sub-rogação), Setúbal (execuções de ordens, livramento de crime cometido por escrivão dos órfãos).
Alguns destes processos são provenientes da comarca de Lisboa.
Contém processos, provenientes da comarca de Lisboa, referentes a consulta sobre abolição de encargos de capelas.
Contém processo de consulta de Pedro Noberto Ancourt e Padilha sobre alvará de administração de capela denunciada à Coroa.
Autos de requerimento de Rodrigo Ximenes Coutinho Barriga e Veiga para submeter a consulta, pretendendo alcançar moratória para suspensão das execuções de seus credores.
Contém processos de consulta, na sua maioria, referentes a abolição de encargos de capelas.
Contém processos de consulta, provenientes da comarca de Lisboa.
Contém processos de consulta referentes a extinções de vínculos, provenientes da comarca de Lisboa.
Contém processos de consulta relativos a administração e extinção de casas.
Contém processos de consulta, provenientes da comarca de Lisboa.
Contém consultas relativas à Misericórdia de Santarém e processos de doações para submeter a consulta.
Além dos processos submetidos a consulta, contém ainda, no final, um macete de documentos não numerados, com despachos de provisões de 1760-1763, juntamente com vários bilhetes. Contém consultas relativas à Misericórdia de Santarém e processos de doações para submeter a consulta.
Contém processos de consulta, provenientes da comarca de Lisboa.
Contém processos de consulta sobre abolição de encargos de capelas .
Contém processos de consulta provenientes das comarcas das Ilhas.
Contém processos de consulta referentes a assuntos diversos entre os quais destacamos pedidos de revista.
Contém processos, provenientes das comarcas das Ilhas, Lisboa, Santarém e Setúbal.
Falta o documento n° 8.
O último documento respeita ao ano de 1764.
Contém processos de consultas com despachos de vários anos - 1757 a 1784 - referentes a questões várias: celebração de contrato de aforamento de marinha; realização de obras na Ermida de São Sebastião de Setúbal; confirmação de carta de doação a favor da Ordem Terceira Penitência do Menino Deus; empréstimo para reedificação de propriedades de capela; providência do comendador-mor da Ordem de São Bento de Avis a respeito de prejuízo por falta de cultura das herdades das comendas; cópias de privilégios antigos a pedido do abade geral do Mosteiro de Alcobaça.
Contém processos de consultas com despachos de vários anos - 1766 a 1781 - provenientes da comarca de Lisboa.
Contém processos de consulta com despachos de vários anos - 1796 a 1822 - sem ordenação cronológica. A maioria das consultas referem-se à confirmação de aforamentos e a tutelas. O doc. n° 13 deste maço falta.
Contém processos de consultas com despachos de vários anos: de 1799 a 1821.
Neste maço, falta o doc. n° 5.
O n.° de documentos indicado reporta-se ao total de 3 macetes, sendo que o 1° e 2º perfazem um total de 28 documentos e o terceiro 37.
Contém algumas consultas lavradas de anos anteriores, supostamente relacionadas com o doc. n° 1. A primeira consulta, datada de 1824, respeita a requerimento de João de Sousa e Carvalho sobre pedido de remuneração dos serviços de seu pai e bens da Coroa em compensação de uma capela. A segunda, datada de 1825, respeita a pensão dada a João de Sousa e Carvalho da quantia anual de 80 mil reis imposta em uma capela de que é donatário o visconde de Azurara. Além destas tem ainda mais duas consultas relacionadas com portarias respeitantes ao mesmo João de Sousa.
Contém documentos soltos, do ano de 1824, relativos às questões e embaraços suscitados pelo aforamento de terrenos incendiados.
Contém consulta do Conselho da Fazenda sobre pedido da marquesa de Nisa para levantamento de sequestro que corre contra seus bens por dívida à Santa Igreja Patriarcal.
Contém processos de consulta referentes a questões diversas entre as quais se destacam administração de casas.
Contém processos de consulta referentes a diversas assuntos entre os quais destacamos as questões de tutelas.
Contém processos de consulta, provenientes da comarca de Santarém.
Contém processos de consulta, provenientes da comarca de Lisboa.