Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

21 records were found.

Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: D. Manuel, D. João III, António de Saldanha, D. Catarina, Pêro de Sousa, D. Jorge de Ataíde, D. João IV, D. Rodrigo de Melo, Rainha Cristina de Suécia, D. Brás de Castro, Fr. Domingos do Rosário, Dr. António de Sousa Macedo, D. Fernando de Mascarenhas, D. Afonso VI, D. Martim Afonso de Castro, Filipe IV. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: abandono da regência por D. Catarina, consagração de Nossa Senhora da Conceição como padroeira do reino, relações diplomáticas com outras nações europeias (França, Inglaterra), negócios da Índia e relações com soberanos autóctones (rei de Cochim, príncipe de Melinde), exército do Alentejo, governo do reino no período filipino. Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: correspondência em minutas e originais, provisões, instruções diplomáticas. O f. 122 é uma carta de D. Afonso VI à rainha D. Luísa, assinada com a própria mão, apresentando uma letra reveladora das suas dificuldades.
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: D. João III, princesa D. Joana, duque de Escalona, Duque de Aveiro, Pêro de Alcáçova Carneiro, Lopo Furtado de Mendonça, Bispo de Coimbra, Lourenço Pires de Távora. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: Vinda da princesa D. Joana a Portugal, correspondência sobre a jornada, relações da vinda e cortejos de D. Joana, protocolos e cerimónias, ordens a diversos corregedores, juízes, vereadores e meirinhos para receber a comitiva, disposições para o reposteiro-mor, mordomo-mor; viagem da Infanta D. Maria (tia de D. Sebastião) a Badajoz para visitar a Rainha de França (mãe de D. Maria); despesas da casa do príncipe (D. João, pai de D. Sebastião)e da princesa D. Joana, com listas de oficiais moradias moços fidalgos, vestiarias; apontamentos do que se devia fazer depois da morte do príncipe D. João. Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: minutas de cartas, informações, apontamentos.
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: Manuel de Melo Coutinho, Jerónimo de Melo, Diogo Lopes de Sousa, Rainha D. Catarina, Duque de Sabóia, D. João III, Conde de Melito (Rui Gomes da Silva), condestável de França, D. Francisco Pereira, D. Sebastião, Estêvão Gago, Francisco Botelho, Lourenço Pires de Távora, André Soares, Diogo Velho, Conde da Castanheira, Francisco Luís Neto, João Rodrigues Correia, Rui Gomes da Silva, D. Duarte de Almeida, Martim Correia da Silva, D. Constantino de Bragança, rainha Maria da Hungria, D. Pedro da Cunha, Francisco de Barros de Paiva, D. Francisco de Faram, rainha da Boémia, Rui Mendes, Pêro de Alcáçova Carneiro. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: embaixadas a Espanha (câmbios,) a França e Inglaterra, política no Norte de África, acontecimentos na costa de Arguim, saúde da princesa de Portugal em Espanha (filha de D. João III) e sua ida para Espanha. Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: minutas de cartas, cartas credenciais, originais (poucas), instruções a diplomatas.
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: D. João III, D. Afonso de Lencastre (comendador mor da Ordem de Cristo), papa Júlio III, Cardeais Farnese, Santa Fiora, Crescencio, Santa Cruz, Montepoliciano, Baltasar de Faria, Agostim de Vivaldi Faria, D. Álvaro de Noronha, Rainha D. Catarina, João Rodrigues Correia, padre Inácio de Loiola, padre Luís Gonçalves, Lourenço Pires de Távora, D. Sebastião. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: embaixadas a Roma, criação de bispados no Brasil, armadas para Ormuz, sobre a ordem de Santiago, legacia para o Cardeal D. Henrique, reforma da Ordem de São Francisco da Província de Portugal, anexação do mosteiro de Sarzedas ao de Avis, o mosteiro de São João de Tarouca ao novo convento e colégio da Ordem de Cristo em Coimbra, do mosteiro de Ceiça ao convento de Carnide da Ordem de Cristo, nomeação de bispos. Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: minutas de cartas, minutas de instruções diplomáticas.
“Relação da aclamação del rei D. João o quarto nosso senhor, dos casos mais notáveis que nela houve e de outras mais cousas e autos que neste reino com o dito rei se celebraram e do direito que nele tem e outras muitas cousas que até ao presente ano se passaram com se vê do seguinte. Ano de 1640. Crónica d’el rei D. João quarto deste nome nosso senhor, feita por António Coelho, rei de armas Portugal e principal e dos autos que por rezam do dito ofício nestes assistiu, tudo para memória dos vindouros e curiosos.” (pág. rosto)
A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: História da Universidade de Salamanca, por Pedro Chacon (1569), petição de mercês, ofícios, cópia de extractos de ordenações sobre os julgadores, feitorias de linho cânhamo (Moncorvo, Santarém e Coimbra) (f. 67), cartas de Nuno Alvares Botelho, Diogo de Mello de Castro (correspondência recebida por este, sendo governador na Índia, sendo capitão? de armas de Évora), Conde da Vidigueira, Pêro de Tovar, Simão de Quental de Carvalhos, Pêro do Amaral Pimenta, João da Rocha (bispo eleito da Etiópia), Francisco Borges de Sousa, Vasco da Fonseca Coutinho, Filipe Lobo, Gaspar de Melo de São Paio, João de Paiva, Manuel da Costa, Valentim Carvalho, Frei Luís de Brito (Bispo de Meliapor), notícias de diversas partes da Europa (Itália, Inglaterra, França), Rui Correia Lucas, custo de uma nau nova de um galeão, “Papel em defesa do Conde Duque em seu retiro”, nomeações para a Casa da Suplicação e da Relação do Porto (f. 397 a 526). Cartas da Índia das naus do ano de 1626, respondidas no ano de 1627 (f. 82). Cartas da Índia recebidas no ano de 1627, respondidas no ano de 1628 (f. 95). Ano de 1628. Cartas da Índia recebidas neste ano. (f. 119). Ano de 1629. Cartas da Índia recebidas neste ano (f. 125). Ano de 1612. Cartas da Índia (f. 127). Avisos de diferentes partes (f. 237). Cartas de D. Cristóvão (f. 313). Cartas ao senhor D. Diogo do Secretário do Marquês Vice Rei (f. 314).
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: D. João III, D. Manuel (filho do Conde de Vimioso), Carlos V, D. Francisco Lobo, Francisco de Sá, Rainha D. Catarina, infanta D. Maria (princesa de Castela, filha de D. Catarina), Julião de Alva, D. Aleixo de Meneses, Dr. Gaspar de Carvalho, Luís Sarmento, Rui Lourenço de Távora, Cardeal de Sevilha, comendadores mores de Castela e Leão, D. Fernando Martins Mascarenhas, D. Francisco de Lima, D. Luís de Ataíde, D. Gil Eanes, Fernão de Alves, Dr. Baltasar de Faria, Fr. António de Lisboa, Barão de Alvito, D. João de Meneses, Manuel de Mendonça, Simão da Silveira, papa Paulo III, Dr. Gaspar de Figueiredo, Bernardim de Távora, Brás de Alvide, João Rodrigues Correia, Pêro de Sousa, D. João Pereira, Fr. André da Ínsua, D. Manuel de Portugal, D. Sebastião. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: relações diplomáticas com Espanha (envio de embaixadores, casamento da infanta D. Maria com o futuro Filipe II de Espanha, demarcações nas “coisas do mar, terras e ilhas descobertas e por descobrir), com a Inglaterra (pirataria), com Roma (sobre o concílio de Trento), correspondência de carácter privado (novidades entre familiares), instruções a enviados, felicitações e pêsames. Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: minutas de cartas, instruções.
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: D. João III, Pêro Carvalho (provedor das obras reais), corregedores e juízes de Lisboa, abadessa do Convento da Madre de Deus, D. João de Meneses, Dr. Gaspar de Carvalho (desembargador do Paço), cabido da Sé de Braga, Fr. Diogo de Murça, D. Duarte (filho de D. João III), Francisco de Babo, bispo de São Tomé e reitor da Universidade de Coimbra, Dr. António Soares. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: trasladação de ossadas de membros da família real, lista de brocados, tomadas de posse no arcebispado de Braga e sua administração e arrecadação das rendas, Universidade de Coimbra. Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: minutas de cartas e instruções, cartas originais, procuração.
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: D. Sebastião, D. António Prior do Crato, Dr. Gaspar de Figueiredo, D. Álvaro de Castro, Luís de Mendanha, rainha D. Catarina, Miguel de Moura, D. João da Cunha, Francisco de Mesquita, cardeais pontifícios, papa Júlio III, D. Francisco de Noronha, D. Nuno Manuel, Cardeal Santa Fiora, João Rodrigues Correia, Duque de Bragança, Diogo Lopes de Sousa, Honorato João (mestre de D. Sebastião), Gaspar de Teive, Conde de Melito, D. Álvaro da Costa, Francisco de Barros, Conde de Feria, Aquiles Estaço, D. Fernando Martins Mascarenhas, D. Duarte de Almeida, Duque de Sabóia, D. Pedro da Cunha, D. Guiomar de Melo, D. Estêvão da Gama, João Rodrigues Correia, Duque de Aveiro, Barão de Alvito, Dr. Francisco Coelho, Jorge Pimentel, Baltasar de Faria, D. Fernando de Meneses, Diogo Lopes de Sousa, Francisco Barreto, Pantaleão Rebelo, Martim Afonso de Sousa, André Soares. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: relações entre D. Sebastião e D. António Prior do Crato, relações diplomáticas com Espanha (envio de embaixadores, notícia da chegada à Índia), com a França (armadas francesas, questões do corso, compra de cereal), com a Inglaterra (envio de embaixadores), com Roma (eleição do geral da Ordem de São Francisco, presença portuguesa no Concílio de Trento, caso do Bispo de Viseu D. Miguel da Silva, estabelecimento da Inquisição, subsídio eclesiástico), com o reino de Fez e Argel, concessão de mercês, correições do reino, uso de cavalos e armas, felicitações vária e condolências por morte, reforma das ordens eclesiásticas, resgate de cativos, regência de D. Catarina e do Cardeal Infante D. Henrique, contrato da pimenta, norte de África (Mazagão, Ceuta, Fez, Tânger) e Índia, Brasil (explorações para o interior). Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: minutas de cartas, de cartas credenciais e instruções a embaixadores. O papel apresenta algumas marcas de água: barco (f. 415), serpente coroada (f. 387, 382) bola/globo (f. 380). Foi efetuada uma cópia das 2 Minutas da carta de D. Manuel aos Reis Católicos sobre a chegada à Índia (fls 513 a 515).
Trata-se de um códice factício onde se podem encontrar documentos tipologicamente diversos, entre os quais muitas cartas. Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: Pedro Vieira da Silva, Bastião de Morais, Conde de Atouguia (governador da Índia), Pedro Alvares Correia, Vicente Queimado, D. Sebastião, D. Branca de Ataíde da Gama, Filipe IV, Matias de Albuquerque, João da Silva Telo, Fernão Cabral (nomeação para o cargo de Chanceler-mor do reino), D. Martinho de Sousa e Meneses (copeiro-mor), governadores do reino, Gaspar Faria de Severim, D. Francisco de Melo, Fr. Francisco de Santo Agostinho, André Furtado de Mendonça, D. Afonso VI, Francisco Pereira da Cunha (secretário de guerra), Sebastião César de Meneses (inquisidor-geral, bispo de Coimbra, arcebispo eleito de Lisboa), licenciado Feliciano Dourado, Jerónimo Nunes da Costa, Fr. António Brandão (abade geral de Alcobaça, arcebispo eleito de Goa), desembargador João Carneiro de Morais, António de Sousa Macedo (secretário de estado), Fr. Luís de Sousa, Francisco de Melo (embaixador a Inglaterra), Francisco vieira de Figueiredo, Conde de Monsanto, Conselho da Fazenda, Manuel Preto Valdez, Fr. Francisco Brandão, Duque de Aveiro, Fr. Domingos do Rosário, Pedro Vieira da Silva. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: correspondência (originais), “ordem que os pilotos devem guardar na viagem da carreira da Índia”(p. 244), Junta do Comércio geral do Brasil, correspondência diplomática, instruções a enviados, a França, governo da Índia, eleição do vice-rei, ida da Infanta D. Maria a Castela, coisas de África, governo eclesiástico (arcebispado de Évora), acto de juramento a D. João IV, relações diplomáticas com a Holanda (desistência das praças na Índia), questão de Olivença, introdução dos Agostinhos Descalços em Portugal, Tratado de Liga Ofensiva e Defensiva entre França e Portugal, nomeações para cargos e ofícios, Holandeses na China, Tartaria, ilhas Molucas, situação e estado de Macau, Mazagão, deposição de D. Afonso VI, procissão do Corpo de Deus. Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: assentos do Conselho de Estado, instruções, cartas, apontamentos, petições, requerimentos, cartas credenciais.
Inclui os seguintes documentos: - “Lembrança de algumas coisas passadas em Malaca e assim nas outras partes da Índia” (f. 1); - “ Notícia do Governo de D. Henrique de Meneses, que começou a governar a Índia a 8 de Janeiro de 1525, por sucessão de D. Vasco da Gama” (f. 37); - “Lembrança de algumas coisas que se passaram quando António de Brito e Diogo Pereira foram a Bengala, assim em Bengala, como em Tanaçarim, e Pegú, onde também foram.” (f. 47) 13 Out 1521; - “Capítulo das coisas que passaram no Reino do Guzarate depois da morte do sultão Modofar.” (f. 91) c. 1534 – 18 Nov 1539. - “Lembranças pertencentes aos reis de Portugal até D. Afonso V.” (f. 112); “Outras lembranças mais antigas.” (f. 115).
Inclui os seguintes documentos: - “Livro da verdadeira nobreza, composto por Frei Francisco Barreiros” (f. 1 a 86) - “Das primeiras coisas que se acham do sr. D. Álvaro e de sua vida” (f. 98) - “Genealogia dos duques de Bragança e de todas as casas que deles descendem. Por Manuel Severim de Faria”. (f. 108) - “De algumas gerações de Castela apontadas somente por o doutor Rades (?) de Andrade dos Lunas.”(f. 125) - “Notações tiradas das Décadas de João de Barros sobre as províncias da parte do Norte.” (f. 2 a 82) - “Outras sobre a nobreza de Andaluzia de Gonçalo Argote de Molina e outras sobre as ordens militares”. (f. 1 a 94) - “Vida do bem-aventurado São Teotónio tiradas do latim bem e fielmente”. (f. 96) - "Carta de um cavaleiro de Inglaterra escrita a seu filho que está em um dos seminários com o propósito de ser sacerdote". 20 Nov 1602. - “Dos santos de Portugal recolhidos de alguns autores e informações por alguns padres da Companhia de Jesus.” (f. 111). Refere sumariamente São Gonçalo de Amarante, Santos Mártires de Marrocos, São Vicente de Lisboa, São Teotónio, São Rosendo, São Martinho de Dume, São Victor, Santa Engrácia, São Frutuoso, Santa Senhorinha de Basto, Santa Godinha, São Pedro de Rates, São frei Gil, São Torpes, São Mansos Mártir, Santiago, Santo António, rainha Santa Isabel, Santa Vuilgefortes, São Pantalião, São Félix, São Vicente do Cabo, São Veríssimo, Santa Eiroa, São Vicente, São Giraldo, São Dâmaso, Santa Comba. - Relações de bispos de Coimbra (f. 122) - “Relações de muitas cousas extraordinárias.” (f.165) - “Declaração de algumas terras, conforme a disposição delas, por Nicolau do Delfinado, senhor de Arfevilla, camareiro e geógrafo do rei de França na viagem que fez a Constantinopla.” (f. 166). Refere as cidades de Pera, Galipoli, Chio, Argel, Tripoli, Fez, Marrocos, Cado de Guer, Terudante, Mequinez. - “Breve narração de algumas cidades e províncias do mundo em forma de itinerário” (f. 172). Refere Londres, Anvers (Antuérpia), Malines, Bruxelas, rio Ródano, rio Pó, Barcilla, Lobanba, Marselho, Nice, São Remo, Mónaco, Sabona, Génova, Liorne, Pisa, Florença, Bolonhas, Ferrara, Nápoles, Roma, Ancona, Veneza, Pádua, Messina, Malta, Rodes, Corfu, Negroponte. - “Roteiro e descrição da tavoa da cidade de Goa a Nova”. (f. 180) Apresenta os seguintes elementos iconográficos: Bússola (f. 171); Goa a Nova (f. 182), Goa a Velha (f. 185), Carapatão (f. 191), rio de Ceitapor (f. 194), rio do Betele (f. 202), Beicoim (f. 206), Chaúl (f. 210), Dabul (f. 226), Quelecim (f. 230), Cifardam (f. 233), enseada de Pêro Soares (f. 235), Danda (f. 237), entre Danda e Chaúl (f. 248), Diu (f.244), Barem (f. 248).
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: D. Sebastião, Lourenço Pires de Távora, Papa Paulo IV, rainha D. Catarina, Pedro de Sousa de Távora. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: relações diplomáticas com Roma (embaixada de Lourenço Pires de Távora, provimento do priorado mor de Palmela, mosteiro de Pedroso, de Paderne, de Refóios de Lima), Inquisição, embaixada de António Pinto ao Preste João, “Vida do infante D. Duarte pelo mestre André de Resende”. Do f. 240 até f. 252 – está o relato dos acontecimentos que marcaram a deposição de D. Afonso VI e o início da regência de D. Pedro IV e a cópia de alguma correspondência de D. Pedro IV, de D. Maria Francisca Isabel de Sabóia, (de Setembro 1667 a Setembro de 1668). Do f. 256 a f. 272 – papéis pertencentes aos herdeiros de Afonso Furtado de Mendonça, governador do Brasil, e ao Mestre de Campo da Baía Pedro Gomes. Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: minutas de cartas, originais.
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: Tomé Pinheiro da Veiga, António de Castro (físico mor), João Sanches de Ley[...], Bispo Fr. Manuel Pereira. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: jornada da rainha D. Luísa de Gusmão a Sintra, baptismo do Infante D. Pedro (1648), jornada do infante D. Afonso às Caldas, atribuição do título de duque de Beja ao infante D. Afonso, declaração da sucessão do reino no infante D. Afonso e da regência de D. Luísa de Gusmão, regimento para o acto de aclamação de D. Afonso VI, ida de D. Catarina de Bragança para Inglaterra, cerimónias fúnebres da princesa D. Joana, de D. Teodósio, causas da morte da princesa D. Joana (f. 368) e de D. Teodósio (f. 438), funerais de D. João IV, D. Afonso VI, D. Maria Francisca de Sabóia.
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: Pedro Vieira da Silva (secretário de estado), António de Castro (físico-mor), duque de Aveiro, duque de Cadaval, Francisco de Melo (Conde da Ponte), Filipe III, arcebispo de Goa, rei de Cochim, Salvador Taborda (enviado a França), Pedro Vieira da Silva (secretario de Estado), Francisco de Lucena, D. Afonso VI, Filipe III e IV, D. João IV, Fr. Domingos do Rosário, rei de França, Cardeal Richelieu, D. Francisco Manuel (enviado a Parma), Feliciano Dourado (enviado à Holanda), Francisco de Sousa Coutinho (embaixador em França), Conde de Miranda (embaixador em Castela), João de Guimarães (enviado a Inglaterra), rainha Cristina da Suécia, Simão de Sousa de Magalhães (enviado a Inglaterra), Ricardo Russel (enviado a Inglaterra). A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: cópias do séc. XVIII de documentos mais antigos e que constam em outros volumes desta colecção, documentos relatando a morte de pessoas da família real (D. Teodósio, infanta D. Joana, D. João IV, D. Afonso VI, infanta D. Isabel, Filipe III), cerimónias fúnebres, formas de luto, relações diplomáticas de Portugal com outra nações da Europa, do norte de África, instruções aos enviados e embaixadores, aclamação e juramento do Príncipe D. Pedro, Tratado da Liga Ofensiva e Defensiva entre a França e Portugal, recepção e entrada da rainha D. Maria Francisca Isabel de Sabóia, regimento do Almotacé-mor, negócios da índia e Ceilão, administração dos hospitais da Índia pelo padres da Companhia, mudança da sé de Angamale para a fortaleza de Cranganor, venda de pimenta, regimento do Conselho de Estado de Portugal (1569), compra de cavalos em Fez, formulários de tratamentos de D. Afonso VI e D. João IV. Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: instruções diplomáticas, regimentos, cartas, petições.
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: Filipe IV, Tomé Pinheiro da Veiga, rainha D. Luísa de Gusmão, Pedro Vieira da Silva, Filipe III, Fr. Luís de Sousa (Abade Geral de Alcobaça), D. Sebastião, Francisco de Sousa Coutinho, António de Melo e Castro (vice rei da Índia), Infante D. Duarte (irmão de D. Duarte). A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: cópias do séc. XVIII de documentos mais antigos, alguns copiados do volume 20 e de outros precedentes. Regimento do Cardeal D. Henrique, ofícios da Casa Real, visita da rainha D. Luísa de Gusmão, regimento do Conselho de Guerra, da Capela Real, regimento para Gomes Freire (governador do Maranhão), instruções para os “governadores” de diversas capitanias do Brasil, questões de jurisdição entre instituições, organização eclesiástica, funções do escrivão da Puridade, de esmoler-mor, igrejas do Padroado Real, regimento da Capela Real, alcaides-mores, conselheiros de guerra, Companhia de Comércio, juramento ao rei.
No ID L 482 surge a indicação que: “Este volume que lhe falta o princípio e o fim contém várias cartas, informações e propostas do General da Província da Beira, Bartolomeu de Azevedo Coutinho, para el rei D. Pedro II e para o Bispo Secretário de Estado”. Inclui cartas sobre o governo militar da província da Beira, provimento de lugares de exército, estado do exército, munições, gentes, armazéns de pólvora das praças de Buarcos e Figueira, praça de Almeida.
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: Filipe IV, governadores do reino. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: governo do estado da Índia. Inclui o elemento iconográfico: planta de fortaleza e mapa de região da Baía dos Arcos (doc 271). Tem índice temático e onomástico no início.
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: Martim Soares, Lourenço Vaz Pereira, Pedro Álvares Correia, Gaspar Vaz, João Rodrigues Pereira, Vicente Queimado, Pêro Vaz de Sequeira, André Vicente, Gaspar Garcia, André Simões, Fernão de Mesquita de Lima, Bispo de Algarve, Martim Correia da Silva, licenciado Leonardo Nunes, Luís da Silva, Damião de Brito, Bispo de Portalegre, Diogo Gastão, abadessa e freiras do convento de Santa Clara de Tordesilhas, corregedor da comarca de Coimbra e de Tavira, de Lagos, , juiz de fora da cidade de Faro, de Setúbal, frei Luís de Montoya, António de Saldanha, Rodrigo de Dueñas, Polo Grillo, João Rodrigues Correia, João Vasques de Molina, D. Martinho de Córdova, D. Diogo de Guevara, Dr. Bartolomeu da Veiga, Bartolomeu Alvares Varejão, António Lopes da Câmara (ouvidor e procurador do mestrado de Santiago), Damião de Góis, Diogo Fogaça, Duquesa de Bragança, D. Mécia de Andrade. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: correspondência de D. João III, e de D. Catarina, minutas de cartas para as autoridades administrativas ou militares locais de vila nova de Portimão, Tanger, Ceuta, Lagos, alvará sobre a viagem do rei de Beles para Castela, concessão de mercês e atribuição de ofícios, situação militar e defesa das populações contra os mouros, assuntos de justiça e de diplomacia com Roma. Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: minutas de cartas e de alvarás, cartas. No f. 257, encontra-se um alvará para Damião de Góis, guarda-mor da Torre do Tombo.
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: D. Francisco Martins Mascarenhas, D. Ana de Inestrosa, Francisco de Azevedo de Meneses, Manuel de Melo Coutinho, Dr. António Pinheiro, grão-mestre da Ordem de Malta, Bispo de Portalegre, Pêro Botelho, Arcebispo de Braga, D. Duarte da Costa, António Pinheiro. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: intercessões régias em assuntos de diversos particulares, memorandos sobre cartas a escrever, bens dos reitores da igrejas das comendas da Ordem de Cristo, concessão de mercês, comendas e ofícios, bula para se poder rezar à Rainha Santa Isabel, correspondência com dignidades eclesiásticas sobre administração de conventos, sobre a governo e administração da Índia, etc.
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: D. João III, papa Paulo III, Cristóvão de Sousa, Doutor João Machado, Cardeal Santiquatro, António de Saldanha (embaixador junto do Imperador), reis da Boémia, Brás de Alvide (embaixador em França), Príncipe do Piemonte, Rainha de França (1553), Rui Gomes da Silva, João Rodrigues Correia. A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: Minutas escritas e cartas recebidas para e de Cristóvão de Sousa, António de Saldanha, Rui Gomes da Silva e Brás de Alvide. Relações diplomáticas entre Portugal e a Santa Sé, provimento de arcebispados, bispados e igrejas (Braga, Lisboa, Évora, Ceuta, Lamego, São Tomé, Angra), atribuição de comendas, dispensas para casamento, episódio da fuga do bispo de Viseu para Roma, casamento reais, (de D. Teodósio, da infanta D. Maria (irmã do rei) com o Príncipe de Castela), nas relações diplomáticas com a França sobre navegação e pirataria francesa, notícias da Índia, negócio da Paz (? com o Imperador). Tem no início: "Relação dos documentos que se acham nos seis primeiros volumes dos manuscritos de São Vicente de Fora que falam em Francisco de Mesquita e João Rodrigues Correia". Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: traslado de breve, informação, minutas de cartas, originais de cartas.