Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

38 records were found.

Trata-se do discurso proferido pelo Ministro da Marinha, na câmara dos oficiais, dirigido aos almirantes, ao comandante do "Bartolomeu Dias", oficiais e alunos da Escola Naval, relativo à viagem que vão começar no prosseguimento da sua preparação militar: cultivar a coragem, fortaleza de ânimo, aceitação dos riscos, dedicação e interesse pelo serviço, sentimento do dever, iniciativa, decisão, energia, espírito de disciplina, bem como ter capacidade física (força, robustez, agilidade, resistência à fadiga, sofrimento, dor, saudade, frio, calor, fome, sede, doenças), por forma a cumprir com o dever de marinheiros e de soldados da Pátria.
Contém o ofício do chefe de gabinete da Presidência do Conselho, Américo Deus Rodrigues Thomaz, e o extrato do relatório do 1.º tenente José Mexia Salema, oficial de ligação do comandante Darrieus, da Divisão de torpedeiros franceses.
Pedido de concessão de abono geral das praças na caldeira, nos dias de permanência a bordo, e de um subsídio compensador da perda da ração a dinheiro.
Contém a carta de Augusto Soares de Oliveira, Capitão-Tenente, a solicitar a preferência dos alunos que estudaram no Colégio da Luz para admissão na Escola Naval.
Capitão de Corveta Klaus Ferber, 1.º oficial do navio.
Trata-se de um texto da autoria de Sebastião da Costa, capitão tenente da Marinha (imp.).
Trata-se de um relatório sobre a reunião ocorrida entre engenheiros da construção naval e civil relativa às vantagens e inconvenientes da abertura de uma via pública pelo sul do edifício do Arsenal, em Lisboa, o remetente propõe novos trabalhos no Arsenal do Alfeite para acolher o atual Arsenal. O autor alude ao incómodo da passagem das varinas com cargas de peixe, que no estreito passeio onde também circulam os transeuntes lhes estragam o vestuário, sem que a polícia as impeça.
Trata-se da cópia do projeto do decreto relativo à criação do Museu Naval (com emendas).