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Contém a informação do Presidente da Junta da Marinha Mercante intitulada "Ligeiras Notas sobre o problema da Marinha Mercante Nacional, redigidas a pedido de Sua Excelência o Ministro da Economia", e a carta enviada do Gabinete do Ministro - Ministério da Marinha, a mencionar a dita informação. A informação reporta-se à situação da frota mercante portuguesa constituída por navios insuficientes e obsoletos, desde 1939, imprescindíveis para a importação de produtos das colónias para a metrópole, a fim de evitar a fome. Por conseguinte, refere-se o lucro obtido pelas empresas de navegação portuguesas somente com o transporte de judeus para os Estados Unidos da América, e ainda de aguardente. O autor da informação aponta a necessidade de adquirir nova frota de navios mercantes construídos em estaleiros nacionais depois do término da Guerra. Entretanto, sugere a compra de navios à Suécia.
Trata-se da explicação dos trâmites para registar um navio na capitania do porto e na Conservatória, obedecendo a diversas características, a saber: o nome do navio é dado pelo armador à Direção da Marinha, não pode ter nome igual a outro já registado, o "número oficial" é aplicado pela Capitania dos Portos, ao navio devem tirar-se as "medições de sinal" e "arqueação bruta", entre outros.
Contém a situação financeira da CCN relativa à deficitária e ruinosa exploração do Paquete "Santa Maria" - linha do Brasil -, bem como a proposta de venda do Paquete "Vera Cruz", entre outros.
Contém ofícios da Delegação Marítima do Banco Burnay, datados do Porto e Secretaria dos Armadores Marítimos e Agentes de Navegação do Porto e Leixões, entre outros.