Search results

6 records were found.

Contém recortes de jornais com notícias sobre a ONU; cartas recebidas pelo embaixador sobre a situação em Angola, nomeadamente a integração dos portugueses, miscigenação tal como aconteceu no Brasil, cidades desenvolvidas, diz o remetente: "O que interessa a Portugal, como no Brasil é a humanidade, é uma Angola não racial, como vocês, ali instalados pelos acontecimentos, têm procurado fazer (...)". Inclui cartas do embaixador alusivas á guerrilha e terrorismo em Espanha; recortes de jornais: sobre o general Delgado; Guiné portuguesa; política africana, entre outros
Contém a carta do embaixador sobre a sua viagem a Nova Yorque, bem como da Embaixada Britânica em Lisboa relativas ao memorando das Nações Unidas.
Contém correspondência do Consulado de Portugal em Argel. Integra a cópia da carta do antigo governador do Banco de França, Wilfried Baumgartner e foi Ministro da Economia do Governo Debré, a convidar o Governo Português a participar na reunião do "Grupo de Bilderberg" no Hotel Saltsjobaden, perto de Estocolmo, no qual vai ser abordado o problema do Ultramar Português e a política africana das Nações Unidas. Inclui um postal remetido de Grenoble endereçado ao Presidente da República Portuguesa com assinaturas no verso, da "19 Mai 1962 / Journee Internationale de Solidarite avec les jeunes démocrates portugais emprisionés / Amnistie"; corespondência relativa à TAP; artigo com entrevista feita a um emigrado político opositor de Salazar relativo à perda de Goa, o artigo do "Figaro", guerra colonial, soldados desertores, PIDE, presos políticos, assassinato do pintor Dias Coelho, cartões postais com fotos da prisão de Peniche, José Dias Coelho, Manuel Rodrigues da Silva, lista com nomes de portugueses designados por «elementos de boas informações», entre outros.
Contém cartas do embaixador a relatar a conversa tida com o Diretor Geral dos Museus em França, Georges Salles sobre o legado de Calouste Gulbenkian, que fora embaixador do Irão, a fim de ser examinado e exportado para Portugal, entre outros.
Contém correspondência sobre a Coleção de calouste Gulbenkian, bem como a lista dos objetos que ficaram em França, nomeadamente no Museu do Louvre: candelabros, terrinas, esculturas: 'Diane' de Houdon, Apolo de bronze; pinturas: "Portrait de Thomas germain et sa femme" de Largilliere, "Vue de la Ville de Thiers" de Thédore, entre outros. Integra a lista de desenhos que ficaram no Museu do Louvre de Antoine Watteau, Fragonard, P. P. Proud'hon, Clodion, Fr. Boucher. Inclui a lista de obras diversas retidas pelo Museu Nacional de Versailles. Contém a carta de Paulo Cunha do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal a remeter ao Dr. Oliveira Salazar o questionário para a entrevista solicitada pelo "Figaro". Contempla três questões sobre o que Salazar pensa de França e qual a influência que teve na sua formação, se há ligações económicas e culturais entre as duas Nações, e finalmente, se Salazar deseja falar sobre as nações Unidas e da maneira que a República Portuguesa pretende continuar a contribuir para a paz no mundo. Integra correspondência relativa a África, entre outros.
Contém a carta do embaixador português para o Ministro dos Negócios Estrangeiros Francês relativa à criação de uma fundação conforme testamento de Calouste Gulbenkian, a quem deixa todos os bens; da nomeação do general Spiedel para a Nato por Jean Boudet, oficial de reserva, entre outros.