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Colecções de documentos especialmente constituídascom vista à possível publicação de alguns documentos pela Comissão do Livro Branco do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Constam essencialmente de documentação secreta e tratam de algumas questões imporatantes que ocuparam Salazar enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Começada em 1936, quando Salazar ocupa a pasta dos Negócios Estrangeiros, prolonga-se até ao término da sua actividade política. Consta de correspondência recebida de diplomatas ou personalidades portuguesas que desempenharam missões de carácter diplomático.
Registos onde foram inscritos dia-a-dia, hora-a-hora, todos factos da vida pública e privada de António Oliveira Salazar. De 1933 a 1939 os diários foram ditados por Salazar à sua secretária, Emília Ferreira, tendo Salazar passado a escrevê-los de 1939 a 1968.
A Correspondência Oficial é constituída por processos relativos à competência específica do Presidente do Conselho. Integram-na documentos de todos os Ministérios, que foram enviados a Salazar para sua informação e para exercício da sua actividade coordenadora. Abrange todo o período de exercício ininterrupto de funções políticas po Salazar. É o conjunto documental mais extenso do arquivo, extremamente heterogéneo quanto ao assunto, ao valor diplomático (minutas, originais, duplicados, cópias), e à tipologia documental (cartas, diplomas, despachos, memorandos, notas, ofícios, pareceres, relatórios, etc.)
Consta de correspondência trocada com Chefes de Estado, diplomatas, personalidades portuguesas e estrangeiras e instituições internacionais.
Conjunto heterogéneo quanto à tipologia e assuntos de que trata.
Correspondência recebida de personalidades nacionais ou estrangeiras, com ou sem funções públicas, que veiculam questões de natureza política ou pessoal. Perfaz cerca de 6 mil processos individuais, de dimensão variável, que podem ir desde o simples cartão de visitas ou de boas-festas, até ao processo muito volumoso, de várias pastas, contendo além de cartas, telegramas, memoranda, relatórios confidenciais, etc.
Contém registos de entrada de livros e respectivos ficheiros.
Inclui documentação sobre os seguintes assuntos: actividade da Comissão encarregada da guarda e conservação do arquivo de Oliveira Salazar (1968-1970); funeral (1970-1971); herança (1970-1974); procedimentos a adoptar após a sua morte ([1970]); correspondência e listas - apresentação de cumprimentos (1970); e correspondência relativa ao funeral (1970).