Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Identification
Description level
Section
Reference code
PT/TT/ADMCS/ACAM
Title
Comissão e juízo privativos da Casa de António Manuel Leite Pacheco Malheiros
Title type
Atribuído
Holding entity
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Initial date
1804
Final date
1824
Dimension and support
37 u.i. (2 liv. , 35 mç.), papel, perg.
Context
Biography or history
A 17 de Agosto de 1793 a Rainha nomeou para juiz privativo das causas que contra a Casa corressem, ao Doutor Francisco José Brandão, corregedor cível da corte, devido ao estado de decadência e ruina em que a casa se encontrava, pela má administração anterior. O mesmo corregdor é, também, nomeado para administrador dos bens, propriedades e acções da mesma casa tendo ordem para proceder no termo de quinze dias a uma descrição dos bens e da sua natureza.Todo o rendimento da casa deveria ir para o Depósito Geral para dele se distribuir por mandados do juiz pelos interessados: alimentos dos credores, hipotecários e credores que deverão ser pagos do rateio e m do cofre sairá a porção necessária àa restituição e melhoramento da casa.Em 1812 o antigo curador da casa de D. Maria Trindade Portugal e Malheiro, José Joaquim Ferreira Vidal, advogado da Casa da Suplicação, pôs uma ação contra oherdeiro da casa, por não ter recebido os salários em atraso, depois da morte da administrada. A ação correu pela Correição Civel da Corte pois a administração estava suspensa por falta de juiz e que na falta de juiz as ações correim por este juízo. Réu nesta ação José gualdino Leite PAcheco Malheiro e seu filho António Manuel Leite Pacheco Malheiro Melo Baena, viúvo de filho de D. Maria Trindade Portugal e Malheiro Correição Civel da Corte,45, n.º 3, cx. 45mç.A forma da administração foi estabelecida por acórdão de 11 de Agosto de 1804. É administrador nesta data o desembargador José António da Veiga; escrivão Manuel Evaristo Vilaça da Gama.
Content and structure
Scope and content
Autos cíveis que correram em primeira instância pelo juízo privativo e em que uma das partes é a casa, requerimentos, contas da administração: Livros: de registo de receita e despesa, de registo dos arrendamentos; autos de decretos de comissão, petições, cartas de ordens várias
Arrangement
Atribuído. Ordenação numérica sequencial das unidades arquivísticas comum a todas as administrações de casas "Feitos Findos, Administração de Casas". Ordenação especifica para livros e maços.
Access and use
Language of the material
Português
Associated documentation
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Feitos Findos, Casa da Suplicação, Administração Geral (PT-TT-CS/A)Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Feitos Findos, Juízo das Apelações e Agravos Cíveis (PT-TT-JAAC)Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Feitos Findos, Fundo Geral (PT-TT-FGFF)
Comments