Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

23 records were found.

Refere a posse indevida de um canavial de Simão Correia. Contém um traslado de um auto feito contra D. Maria por mandar cortar canas no dito canavial. Tem, também, o instrumento de citação para Pero Barreto comparecer à inquirição.
Contém o sinal do tabelião Estêvão Pires. Tem vestígios de selo.
Uma das cartas relaciona-se com a imposição do sal, a outra com privilégios concedidos aos moradores de Elvas, entre os quais o de terem cavalos. Contém capa de pergaminho escrita em [hebraico]. Na capilha do documento tem uma nota que diz: "Comentário da Bíblia".
Izaque Alferçe, requeridor e recebedor dos direitos da alfândega, pretendia que Diogo Pinheiro, almoxarife de Silves, exigisse a Fernão de São Lucas o pagamento da dízima do azeite e outros produtos, que este vendera. Contém o sinal do escrivão do almoxarifado de Silves.
D. Afonso V faz mercê a Lopo Rodrigues de Araújo do couto de Lindoso com seu castelo, senhorios, rendas e pertenças, segundo o tem seu pai Pai Rodrigues de Araújo e após a morte deste. Esta carta está datada de: Ceuta, 11 de Março de 1464. Noutra carta, datada de: Estremoz, 29 de Setembro de 1474, o rei concede licença a ambos para irem ao reino da Galiza. Contém o sinal do tabelião Martim de [Guimarães].
Contém o sinal do tabelião Lopo Rodrigues. No verso do documento tem uma nota que diz: "Regimento da portágem e foros do Alandroal"
Refere panos de França e de Bristol
Contém o mandado de D. João II para o almoxarife dos fornos da cidade de Lisboa dar a Pêro de Paiva, tesoureiro da Casa de Ceuta, 100 quintais de biscoito para enviar para Arzila
Contém o mandado de D. João II para que António Carneiro entregue os documentos a Jerónimo Pires. Assinado "Rei".
Contém o mandado do contador-mor para a referida entrega de biscoito, para mantimento da gente da caravela de que Gomes Martins era capitão
Refere Lopo Vaz, escudeiro da Casa Real, corregedor da comarca e Correição de Trás-os-Montes, Entre Douro e Tâmega, e frei Rui Mendes Botelho, comendador da ordem de São João, comendador de Freixiel, Poiares e Moura Morta.
Refere que a outra metade devia ficar para os outros desembargadores "assim das assinaturas dos processos feitos como das sentenças finais deles". Assinado: Rei
Manda, também, que faça tombo das capelas, hospitais e albergarias que tenham clérigos como administradores. Tem uma nota que diz: " Os tombos que el rei manda fazer no reino compreendem também os dos administradores clérigos a custa das rendas e ... 1499". No final do documento tem escrito: "Trasladado dos autos e tombo da capela hospital e albergaria do Espírito Santo da vila de Benavente de que é administrador a misericórdia da dita vila"