Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

153 records were found.

Carta de Manuel de Melo Coutinho dando parte ao rei, o imperador partir para Espanha e renunciar todos os seus Estados no rei de Inglaterra seu filho com a tenção de se recolher num convento de Jerónimos junto de Palencia e deixar o mundo. Que se dizia muito mal do papa por se opor às coisas do imperador e de seus vassalos e este ficara muito enfadado pelo marquês de Sara, seu embaixador em Roma, entregar as armas que tinha em sua casa por ordem do papa. Que ao comendador-mor as mandara também o papa pedir a que respondera não duvidava da entrega dando-lhe sua santidade o que elas lhe custaram.
Depois da vinda de João Rodrigues Correia se achava com melhora na sua moléstia e também lhe remete uma carta da rainha de França em que lhe pede faça mercê do hábito a um mantuano e de outras notícias.
Carta de Manuel da Fonseca, corregedor das ilhas, dando conta ao rei que sabendo andar a nau da Índia em que vinha D. Afonso em calmaria sem poder tornar àquela ilha, ele, D. Fernando de Noronha, capitão-mor e António Pires do Canto a foram buscar dali 5 léguas, trazendo e trazendo-a àquele porto provendo-a de mantimentos.
Carta de D. Duarte de Almeida, dando parte ao rei que, por aviso do conde de Alcandete, capitão de Oram, soubera que tinham chegado àquele porto mais de 60 velas, entre galés e navios, em que vinham 3.000 turcos. Que a vinda do rei de Castela era certa pois já tinha chegado a sua Recamara e a dos fidalgos que com ele vinham e que, D. Garcia de Toledo viera de Flandres provido em aio do príncipe.