Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
139 records were found.
Carta de Tomás de Cornoça ao comendador de Portugal que se achava em Roma dizendo-lhe que, depois de lhe haver escrito, chegara ali o embaixador a quem lhe deu o maço de letras que por ele lhe mandou o qual lhe disse lhe havia já respondido e que a letra dera um seu criado ao correio e que esta levava e que no instante em que esta escrevia chegaria a casa de ter andado com sua senhoria todo o tempo mostrando-lhe o principal daquela terra que havia digno de memória que se oferecera para o servir e acompanhar em tudo que pudesse o que ele aceitara e que ali se deteria 8 dias por se agradar da mesma terra.
Carta do comendador-mor D. Afonso dando parte a D. João III mandar o papa absolver o rei dos Romanos, por cautela, e a Pegino tomar informação do negócio sobre a morte feita ao cardeal; que o cardeal S. Jorge chegara a Roma e recebera muita honra do papa, dizendo-se vinha segurar Parma debaixo da protecção da Igreja e o capitão dos foragidos, Fernando da Rocha, que estava preso, descobrira um tratado que o príncipe de Salerno fizera com o rei de França e o Turco, para se vingar do vice-rei.
Refere que, saindo em terra, foram festejados e lhe deram mantimentos o que o rei devia proibir, por serem seus inimigos,e mandar acautelar as naus da Índia destes piratas.
Sobre receber um decreto há cerca da eleição do provincial de Portugal, feita na sua pessoa, a qual confraria a sua consciência confirmou com o parecer de muitos religiosos e ainda estrangeiros, os quais por muitas razões consultou, cuja confirmação enviou a D. João III para evitar subornos, remetendo-lhe juntamente algumas cartas persuadindo-lhe a liberdade dos religiosos. Pede ao dito padre a decisão dos pontos que aqui lhe expõem.
Que estava pobre e toda a esmola que o mesmo senhor lhe fizesse seria do serviço de Deus.
Pedindo-lhe que avisasse a mesma senhora dos 2 motivos porque não podia vir tão apercebida de jóias e alfaias, para se lhe dar desculpas na falta que houvesse.
Memória de que custaram as coisas trazidas por Bento Rodrigues da Flandres para a rainha e entregues a Francisco Carneiro.