Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
120 records were found.
Doações e privilégios concedidos a diversas pessoas, cartas para o rei sobre várias matérias de que se acha o conhecimento de cada um deles.
Alvarás para se dar vestiaria a porteiros da câmara, moços da capela, varredores, monteiros de cavalo, moços do monte e estrebaria.
Alvarás para se entregar diferentes quantias de dinheiro a vários almoxarifes para despesas do ofício e se pagarem as folhas de almoxarifados; alvarás de quita de dívidas; folhas de almoxarifados.
Folhas de vários almoxarifados e alvarás para se pagarem algumas dívidas reais, de mercês e de privilégios.
Alvarás para diversos tesoureiros fazerem algumas despesas e levarem-se outras em conta; alvarás de quita de dívidas para se lançar em despesa tudo o que o tesoureiro do Tesouro comprar para a rainha; conhecimentos de Lourenço Fernandes das obras do Convento de Belém; folha do aforamento paga pela sisa de Lisboa; lembranças de leis que se extraíram deste maço para se incorporarem nos de Leis.
Alvarás para se pagarem dívidas reais e darem várias quantias em dinheiro e açúcar a diferentes pessoas; para os almoxarifes dos fornos do biscoito entregarem certa quantidade deste género para os lugares de África e para os almoxarifes da marçaria de Lisboa fazerem vários pagamentos; ordens para os mestres de alguns navios se recolherem à cidade de Lisboa com os ditos navios.
Alvarás para se dar várias quantias de dinheiro a Gonçalo Vaz, tratador das moradias; para se pagarem algumas dívidas reais; para os contadores da fazenda levarem em conta a diversos almoxarifes certas despesas; para não constranger alguns rendeiros; para o feitor da Casa da Índia dar a diversas pessoas o produto da pimenta que tinham na dita Casa a outras pessoas a mesma pimenta tirando os direitos; para o feitor da Casa da Índia fazer arrematar a alguns mercadores especiarias tomando-lhes suas fianças; folhas da Casa do Trigo de Lisboa e de Vila do Conde e Casa dos Panos; certidões do contador da fazenda de Alcácer Ceguer e de Vasco Martins, corregedor da dita praça, do tempo e soldos que se deviam a diferentes soldados.
Alvarás para pagamento de dívidas e de quita para os contadores levarem em conta a diversos almoxarifes certas despesas e para não constrangerem alguns rendeiros de almoxarifados por dívidas; folhas de assentamento de Haver-o-Peso e sisa do trigo de Lisboa e conhecimentos de receita e despesa de almoxarifes.
Alvarás para os contadores levarem em conta a vários almoxarifes e recebedores certas quantias que ficaram devendo; para se pagarem algumas dívidas; de alvarás para se entregar a alguns almoxarifes quantias de dinheiro e géneros para as despesas do dito ofício; de folhas de diferentes almoxarifados para se pagar às pessoas nelas declaradas seus mantimentos.
Alvarás para se darem algumas esmolas; alvarás de quita de dívidas reais, e de juízes privativos; certidões dos escrivães das câmaras do reino, das peles de lobo que lhe apresentaram diversas pessoas para se lhe dar o prémio ordenado e folhas de despesa de muitos almoxarifados.
Alvarás para os contadores da fazenda levarem em conta a certos almoxarifes várias despesas; para o almoxarife da sisa do trigo de Lisboa dar ao almoxarife dos armazéns certas quantias de dinheiro para despesa do seu ofício; para se dar ao tratador das moradias certas quantias à conta do assentamento; para os recebedores haverem em si certos dinheiros; para os feitores da Casa da Índia pagarem às pessoas que tinham pimenta na dita casa suas importâncias em dinheiro a outras darem a mesma pimenta tirando os direitos e fazerem arrematação deste género a diversos mercadores com certas condições; certidões de Vasco Martins, corregedor em Alcácer e do contador Álvaro Vieira do tempo que servirão na dita Praça diversos soldados e soldos que se lhe deviam; folhas de assentamento do Almoxarifado de Ponte de Lima, sisa do pescado, portagem e Casa das Herdades de Lisboa.
Alvarás para os contadores levarem em conta algumas despesas feitas por diferentes almoxarifes, para Rui Leite, tesoureiro do tesouro, dar vestidos a diversas pessoas e vestiarias a vereadores; para se dar a tesoureiros e almoxarifes certas quantias de dinheiro para despesa de seus oficiais, para alguns almoxarifes haverem em si certas quantias de que o rei lhe fazia mercê; para se fazerem várias despesas, para pagamento de dívidas reais. Alvarás de quita de dívidas que se deviam à Fazenda Real; para se dar a vários almoxarifes certas quantias de dinheiro pelo trabalho que tiveram dando as suas contas. Folhas da sisa da fruta, portagem e sisa de trigos de Lisboa. Lembranças de documentos que se extrairam deste maço para incorporar em outros lugares.
Alvarás para o tesoureiro da Casa da Índia dar a diferentes pessoas que tinham pimenta na dita Casa o seu produto em dinheiro, a outros a mesma pimenta para levarem fora do reino; para os contadores da fazenda levarem em conta a vários recebedores certas despesas para pagamento de dívidas e de quita de outras que se deviam ao rei; folhas de assentamento dos almoxarifes dos Portos da Beira e da pimenta de Lisboa.
Alvarás para o recebedor do tesouro Rui Leite pagar vários soldos, dar vestiarias, mandar fazer ornamentos para algumas igrejas; para os contadores da fazenda levarem em conta certas despesas, não abonarem outras feitas com os mouros; para diversos almoxarifes pagarem algumas porções de pimenta que se deviam a diferentes pessoas; para se dar ao contratador das moradias certas porções de dinheiro à conta de quantia. De quita de dívidas.
Alvarás de vestiaria de moços da estrebaria e para se levar em conta a diferentes almoxarifes certas despesas; para Rui Leite, tesoureiro do tesouro, mandar fazer arreios para a cavalaria real; para certos almoxarifes fazerem várias despesas; para pagamento de dívidas da Fazenda Real e entrega de algumas quantias de dinheiro; para se embargar no Almoxarifado de Ponte de Lima certo dinheiro pertencente a Pedro Anes Abraldez. Mandados do capitão-mor de Goa para o feitor fazer vários pagamentos. Ordens dos feitores da Casa da Mina para se levarem em conta certas despesas.
Alvarás para se levar em conta a diferentes almoxarifes certas despesas e haverem em si várias quantias de dinheiro que se lhe deviam; para pagamento de dívidas, soldos, fretes de navios; para se entregar ao tesoureiro dos defuntos e ausentes e ao contratador das moradias, Gonçalo Vaz, certas quantias de dinheiro para despesa de seus filhos; para se dar aos escrivães dos Contos certas quantias de dinheiro de prémio. Folhas do almoxarifado de Ponte de Lima, Casa da Fruta, Pescado e Madeira de Lisboa e da Casa de Alenquer. Procurações.
Alvarás para os oficiais e feitor da Casa da Índia pagarem a particulares que tinham pimenta na dita casa o seu produto em direito, a outros dar-se-lhe o mesmo género; para os contadores da fazenda levarem em conta certas despesas feitas por vários almoxarifes; para se pagar o jornal de alguns oficiais de obras reais; recibos de soldos que se deviam aos soldados que serviam em África; recibos de receita e despesa de almoxarifes; ordens para o tesoureiro da Casa da Índia dar ao escrivão da Feitoria de Safim certas quantias de pimenta.
Alvarás para se levar em conta a diferentes almoxarifes certas despesas; para pagamento de soldos entregas de especiarias a vários feitores diversos géneros para despesa de seus oficios; de quita de dívidas; de quitação a alguns rendeiros de almoxarifados. Para certos tesoureiros entregarem a outros várias quantias de dinheiro para despesa de seus ofícios. Outros da rainha para pagamento de dívidas e seus contadores levarem em conta certas despesas. Escrituras e conhecimentos de almoxarifes; folhas de despesa feita pela sisa da fruta, Chancelaria Grande de Lisboa, Almoxarifado de Coimbra, Pederneira e Ponte de Lima. Precatório para se entregarem na Casa da Índia os bens de vários defuntos a seus herdeiros.
Alvarás para Rui Leite, recebedor do tesouro, dar vestidos a uns mouros, a certos escravos da estrebaria, aos bombardeiros de Arzila, vereadores, moços do monte e entregar várias especiarias, na guarda-roupa do rei; para pagamento de dívidas; de quita de dívidas que se deviam à Fazenda Real; para se concertarem os arreios da Casa dos Estaus; para se entregar na Casa da Armaria de Santarém 10 quintais de latão; para se remeter à Vila de Santa Cruz certa quantidade de pano e linho; para pagamento de soldos; para se pagarem certas vestiarias que se compravam na Casa da Índia a algumas pessoas; para se levar em conta a almoxarifes certas quantias que ficaram devendo para efectivo pagamento de alguns desembargos; para diversos almoxarifes entregarem a outros o dinheiro do resto que existisse em seu poder. Folhas de despesas do Almoxarifado de Aveiro, Vila do Conde, Casa da Fruta de Lisboa e dos Panos de Entre Tejo-e-Guadiana. Lembranças de documentos que se extrairam deste maço para incorporar em outros lugares.
Alvarás para se levar em conta a diferentes almoxarifes certas despesas e para estes fazerem outros gastos particulares; para o almoxarife da Casa da Índia mandar para diversas feitorias certos géneros e dinheiro para resgate de cativos; para se darem algumas esmolas; para pagamentos de dívidas à Real Fazenda e se não constrangerem vários rendeiros; para diferentes almoxarifes entregarem a outros certas quantias de dinheiro para despesa dos mesmos oficiais e para haverem em si certas quantias de dinheiro; para o recebedor da chancelaria restituir os direitos de mercês que não tiveram efeito.
Ordem do barão de Alvito para se por verba no livro das moradias do dinheiro que se emprestou a Leonel Abreu. Ordens do provedor da Fazenda de Malaca para se fazerem certos pagamentos. Sumário das cartas do correio. Folhas do pagamento de mantimento feito pelo feitor de Goa.
Alvarás para se levar em conta a certos rendeiros e almoxarifes várias despesas; para se fazerem certos pagamentos; para o almoxarife de Ponte de Lima haver em si certa quantia. Folhas de despesas feitas pelos almoxariados de Abrantes, portagem, sisa dos panos e Casa da Fruta de Lisboa, Aveiro, Buarcos e Ponte de Lima. Ordens para se pagarem certas despesas. Recibo de Fernando Ferreira de 10.000 réis, à conta de 50.000 réis que tinha de tença.
Alvarás para se levar em conta a diferentes almoxarifes certas despesas. Fazerem vários pagamentos e entregarem o resto da renda de seus almoxarifados ao tesoureiro da Casa da Índia. Para se dar certas quantias de dinheiro para despesa de vários almoxarifados. Para pagamentos de dívidas da Fazenda Real. De quita de dívidas. Para se dar de prémio a alguns escrivães e almoxarifes certa quantia de dinheiro pelas boas contas que deram. De vencimentos de ordenados. Para o recebedor da chancelaria instituir os direitos que tinha cobrado de mercê que não tiveram efeito. De espaço de tempo para se pagarem algumas dívidas a Real Fazenda. Para se remeter a diversos feitores especiarias da Casa da Índia. Ordens de Afonso de Albuquerque para o feitor de Goa dar certos mantimentos. Recibos de mestres de navios de especiarias que deviam entregar na Casa da Índia.
Alvarás para os contadores levarem em conta certas despesas a diversos almoxarifes; para pagamento de dívidas reais; de quita de dívidas que se deviam à Fazenda Real, para Rui Leite, tesoureiro do tesouro, pagar alguns soldos, mandar fazer ornamentos de igreja e arreios para a cavalaria real e dar alguns vestidos a diversas pessoas. Vestiaria a besteiros de cavalo, varreadores e moços da estrebaria. Para serventuário no ofício de tabelião. Certidões do que deviam algumas pessoas à Fazenda Real. Lembranças dos documentos que se extraíram deste maço para incorporar em outros lugares.
Alvarás para os contadores da fazenda levarem em conta certas despesas a diferentes almoxarifes e a outros algumas percas que tiveram; para diversos almoxarifes entregarem o resto do rendimento de seus almoxarifados às pessoas nos ditos alvarás referidas; para o tesoureiro da Casa da Índia entregar certos géneros de especiarias em outros almoxarifados e para despesa da guarda roupa do príncípe; para Rui Leite, almoxarife do tesouro, dar vestiarias; para pagamentos de dívidas reais. Para os oficiais da Casa da Índia deixarem levar a Duarte Tristão certos géneros na nau da Índia. Certidão do valor de algumas peças que se compraram em Flandres para a rainha.
Alvarás para os contadores da fazenda levarem em conta a diferentes almoxarifes certas despesas, levarem em pagamento a rendeiros algumas dívidas, darem esmolas; alvarás de quitação a certos rendeiros, para pagamento de dívidas e alguns ordenados; para se dar arreios para as cavalariças reais; para se entregar certas quantias de dinheiro a almoxarifes para despesa de seus ofícios; para o vedor da obras de Santa Cruz pagar várias rações; para o recebedor de Alcobaça não constranger alguns rendeiros, outros da rainha para o seu tesoureiro dar certas quantias de dinheiro ao seu comprador e outras ao seu esmoler; para pagar ordenados de reposteiros e algumas dívidas; certidão dos restos que se deram para a eleição do prior do Convento de Santa Clara de Coimbra; ordens para se tomar contas a diversos almoxarifes e a outros suas fianças; procurações de particulares para se cobrar suas rendas e rol do rendimento do quinto do açúcar.
Alvarás para se levar em conta a diversos almoxarifes certas despesas; para se entregar ao recebedor dos almoxarifados certas quantias de dinheiro e a outros almoxarifes para despesa de seus ofícios para fazerem algumas compras; de quita de dívidas para se pagar ordenados; alvarás da rainha para seus contadores levarem em conta ao tesoureiro certas despesas; para se darem certas quantias de dinheiro entre outros.
Alvarás para pagamento de ordenados e vestearia; para se dar certas quantias de dinheiro de mercê; de quita de dizímas que se havião de pagar na Chancelaria para se levar em conta a almoxarifes certas quantias; conhecimentos de receita e despesa de feitores e almoxarifes; assentamentos de almoxarifes; escrituras de arrendamento, lembrança de documentos que se extraíram deste maço para encorporar em outros lugares e cartas e certidões.
Alvarás para os contadores da fazenda levem em conta a diferentes almoxarifes certas despesas; para diversos almoxarifes entregarem a outros certos géneros e certas quantias de dinheiro para despesas; de quita de dívidas de alguns rendeiros e ajudas de custos; para certo judeu poder ír para fora do reino com a sua família; outros da rainha para seu tesoureiro dar certas quantias de dinheiro, fazendo algumas esmolas, para pagar várias dívidas e ordenados aos moços da estrebaria.