Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

1,889 records were found.

Pretendente a familiar, natural da freguesia de Moz, morador na de S. Pedro de Samodães, ambas do termo de Lamego, filho de António de Abreu da Gama e de Mariana Teixeira; neto paterno de Cristóvão de Abreu da Gama e de D. Clara Maria Coutinho; e materno de José Teixeira de Azevedo, morgado do Moculo, natural de Vila Real e de Maria Pereira.
Pretendente a familiar, natural do lugar de Parada, morador no de Santa Comba, termo de Bragança, filho de António Afonso e de Micaela Alves; neto paterno de Cirios Afonso e de Maria Martins; e materno de Domingos Alves e de Catarina Fernandes.
Pretendente a familiar, natural de Vilar, concelho de Fonte Arcada, filho de Francisco de Aguiar Ferro e de Josefa de Sousa. (este habilitando fez um segundo pedido em 1774, tendo-lhe sido passada carta de familiar em 14 de Março de 1775. V. António, mç. 187, nº 2766).
Pretendente a familiar, médico, natural de Penacova, filho de António de Almeida, natural de Penacova, e de Ana Maria da Esperança, natural do lugar de Homeres, freguesia de Farinha Pôdre; neto paterno de Manuel Gome, natural de Mortágua, e de Catarina de Almeida, natural de Penacova; e neto materno de Francisco Simões e de Catarina da Esperança, naturais do lugar de Homeres, freguesia de Farinha Pôdre.
Natural de Évora, filho de Domingos Lopes e de Margarida da Costa.
Pretendente a familiar,alferes, natural de Cabrela, filho de Luís de Moura Delgado e de Mariana dos Anjos.
Pretendente a familiar, cavaleiro fidalgo da Casa Real, professo da Ordem de Cristo, natural de Lagos, filho de Manuel Correia da Silva, natural de Lisboa, e de D. Leonor de Sousa Bassem, natural de Lagos.
Pretendente a comissário, presbítero do hábito de S. Pedro, bacharel em Cânones pela Universidade de Coimbra, protonotário apostólico e promotor do Juízo Eclesiástico de Vila Rica (Brasil), natural do Rio de Janeiro, morador na freguesia de Nª Sª do Pilar de Vila Rica, filho de Domingos Tomé de Sousa Coutinho e de D. Francisca Josefa Coutinho; neto paterno do capitão António Cardoso de Sousa Coutinho e de D. Beatriz da Silveira; e materno do capitão Bento Correia de Sousa Coutinho e de D. Mariana Mendes.
Estatuto social: “Honrado Fidalgo nos livros de el-Rei” Títulos honoríficos: Comendador da vila de Seia do Hábito de Cristo Cargos, funções, actividades: “Serviu a sua majestade de capitão em [Lisboa?] na entrada dos Ingleses em Portugal e de Governador na Paraíba do Brasil” (f. 12 v., 2.º interrogatório) Naturalidade: vila de Gouveia Morada: vila de Gouveia Pai: Feliciano Coelho de Carvalho Estatuto social: ”Fidalgo nos livros de El-Rei” (f. 12v., 3.º Interrogatório) Títulos honoríficos: Comendador da vila de Seia do Hábito de Cristo Naturalidade: lugar de São Martinho, termo da vila de Seia Mãe: Dona Maria Monteiro Naturalidade: vila de Gouveia Avô paterno: Francisco Coelho Estatuto social: Cavaleiro Fidalgo Morada: lugar de São Martinho [termo da vila de Seia?] Avô materno: António Salvado Cargos, funções, actividades: “vivia de sua fazenda”, “da Governança desta vila” [Gouveia?] Naturalidade: As testemunhas referem natural da vila de Gouveia ou da vila de Seia Morada: vila de Gouveia Bisavô materno: Martim Vaz Avó materna: Isabel Monteiro (Monteira) Naturalidade: vila de Seia Morada: vila de Gouveia Bisavô materno: Estêvão Monteiro Cargos, funções, actividades: ”da Governança desta vila" [Gouveia?] Cônjuge: Dona Brites Naturalidade: Brasil Pai: António Cavalcante, ”sustentava de um ou dois engenhos que tinha seus de açúcar “(f. 24, 3.º interrogatório) Naturalidade: Génova, Itália Morada: [Goiana?], Brasil Mãe: ”nascida no Brasil da gente natural” (f. 22, 3.º interrogatório) Doutor António Coelho de Carvalho irmão de Francisco Coelho de Carvalho (f. 7, 6.º interrogatório) Findas as diligências com os interrogatórios às testemunhas foram feitos dois termos de envio aos senhores inquisidores, surgindo a seguir o registo das respectivas contas e das contas do comissário.
Pretendente a familiar, natural de Viseu, morador em Coimbra, filho de João de Lima, capitão de ordenanças, e Mariana Andrade do Amaral; neto paterno de André de Andrade, ourives, e de Maria do Amaral.
Pretendente a familiar, desembargador, natural de Coimbra, filho de Domingos de Magalhães Lima, familiar do Santo Ofício, e de Maria de São Bento.
Filho de António Henriques Onofre e de Bri[tes] Maria Duarte
Pretendente a familiar, natural e morador na freguesia de Nª Sª da Assunção de Vendas de Ceira, filho de Félix Álvares e de Úrsula Monteira; neto paterno de Manuel Álvares e de Maria Francisca; e materno do capitão Domingos João e de Antónia Simões, todos naturais da referida freguesia, excepto a avó materna, natural da freguesia de Nª Sª da Assunção de Góis. Faleceu antes de estarem concluídas as diligências.
Pretendente a familiar, solteiro, proprietário, natural do lugar de Pinheirinho, freguesia de S. Pedro de Lourosa, bispado de Coimbra, filho de António Álvares e de Maria Nunes; neto paterno de Tomé Álvares e de Ana Rodrigues; e materno de Miguel Nunes e de Isabel Nunes
Pretendente a notário, presbítero do hábito de S. Pedro, natural de Além do Rio, freguesia de Nª Sª do Pranto, Gafanhão, filho de António de Almeida Tourães, natural de Travaço, freguesia de Santa Marinha de Barreiros, e de Catarina Pereira, natural da freguesia de Nª Sª do Pranto, Gafanhão; neto paterno de Baltasar de Almeida e de Maria Gomes, e materno de João Pereira, natural do lugar dos Pesos, freguesia de Santo Adrião, e de Isabel de Andrade, natural da vila da Ega.
Pretendente a familiar, natural de Mirandela, filho de António Cardoso de Quiroga e de D. Maria de Morais. Casado com D. Maria de Morais Maris, filha de Francisco de Morais Maris e de D. Brites de Miranda.
Pretendente a familiar, natural de Viana, morador em S. Bartolomeu de Maragogipe, comarca da Baía (Brasil), filho de Manuel Álvares Cerqueira , "o Italiano", e de Maria da Palma; neto paterno de Manuel Álvares de Paiva e de Francisca Cerqueira, "a Italiana", todos naturais de Viana; e materno de João Esteves da Palma e de Maria Esteves da Palma, naturais da freguesia do Fontão, termo de Ponte de Lima. Casado com Ana Francisca do Sacramento, natural de Maragogipe; filha de António da Silva Reis, natural de S. Martinho de Lordelo, e de Antónia Rodrigues do Espírito Santo, natural de S. Domingos de Saboará; neta paterna de Domingos Pereira da Silva, natural de Lisboa, e de Inês Pereira do Espírito Santo, natural de S. Domingos de Saboará.
Pretendente a clérigo, bacharel em Cânones, natural de Reguengo Grande, termo de Óbidos, filho de António Ferreira e de Catarina Garcia.
Natural e morador no lugar do Outeiro, freguesia de S. Miguel, comarca de Chaves, filho de António Álvares e de Maria Nunes; neto paterno de António Álvares e de Isabel Álvares; e materno de Martinho Gonçalves e de Isabel Fernandes.
Pretendente a familiar, natural da freguesia dos Prados, termo de S. João d'El-Rei, bispado de Mariana, morador em S. Paulo (Brasil), filho de José de Moura Ribeiro e de Maria Pais de Almeida, naturais da vila de Itú, bispado de S. Paulo; neto paterno de Dinis Dias Ribeiro, natural do Rio de Janeiro, e de Maria da Cruz, natural de S. Paulo; e materno de João Pais de Almeida, natural do Rio de Janeiro, e de Maria Antunes de Moura, natural de S. Paulo.
Pretendente a comissário, reitor da igreja de S. Veríssimo de Paranhos, comarca da Maia, natural da freguesia do Salvador de Pena Maior, concelho de Refóios, bispado do Porto, filho de Tomé Carneiro e de Catarina Velha; neto paterno de Francisco Gonçalves e de Catarina Carneira; e materno de João Velho e de Maria Antónia. Casado com Ana de Figueiredo.
Pretendente a comissário, reitor da igreja de S. Veríssimo de Paranhos, comarca da Maia, natural da freguesia do Salvador de Pena Maior, concelho de Refóios, bispado do Porto, filho de Tomé Carneiro e de Catarina Velha; neto paterno de Francisco Gonçalves e de Catarina Carneira; e materno de João Velho e de Maria Antónia. Casado com Ana de Figueiredo.
Pretendente a [familiar], natural e morador em Vila Real, filho de Martim Teixeira Coelho, natural de Sendim, e de Ana Maria de Mesquita e Silveira, natural de Vila Real, moradores em Vila Real.
Pretendente a familiar, solteiro, natural de Ranhados; filho de Fernando de Oliveira Cardoso Vila Fanha e de Isabel da Silva do Sacramento; neto paterno de Francisco de Oliveira Cardoso e de Maria Coutinho; e neto materno de Adrião Vaz Feio e de Maria da Silva.
Pretendente a familiar, natural e morador na freguesia de Santo Aleixo de Ribeira de Pena, comarca de Vila Real, filho de Gervásio Pacheco de Meireles, e de D. Catarina de Valadares Vieira; neto paterno de Domingos de Meireles e de D. Ângela da Silva; neto materno de João de Valadares e de D. Catarina Gonçalves.
Pretendente a familiar, natural de Armamar, freguesia de S. Miguel, filho de Manuel Rodrigues e de Domingas Cardosa.
Pretendente a familiar, natural de Amarante, morador em Elvas, filho de André Fernandes Courão e de Brites do Couto; neto paterno de António Fernandes; e materno de Pero do Couto e de Paula Fernandes. Casado com Filipa Cardosa, filha de António Cardoso e de Inês Vaz Tagarra.
Pretendente a familiar, proprietário, natural e morador na freguesia de S. Pedro de Vila Real, filho de José Correia de Figueiredo e de Águeda Gomes Ferreira; neto paterno de António Gouveia de Figueiredo e de Maria Correia; e materno de João Gonçalves e de Catarina Gomes. Casado com Maria Luísa Cardoso de Figueiredo, filha de Manuel Nunes Cardoso e de Leonor Guedes de Figueiredo.
Pretendente a homem da vara do meirinho da Inquisição de Évora, natural e morador em Évora, filho de António Antunes, guarda dos cárceres da mesma Inquisição, e de Catarina Antónia. Casado com Isabel Marques, filha de António rodrigues Fidalgo e de Margarida Marques.
Pretendente a familiar, cirurgião, natural de Santa Marta, termo de Viana do Castelo, morador em Braga, filho de Manuel Gonçalves e de Domingas Lourença; neto paterno de Francisco Gonçalves e de Domingas Gonçalves; e materno de João Lourenço e de Maria Lourença. Casado com Isabel Gomes, filha de António Gomes Casacas e de Isabel Gonçalves.
Pretendente a familiar, juiz do couto de Ancede, natural e morador no lugar de Adega, freguesia de Santo André de Ancede, concelho de Baião, filho de Francisco Fernandes e de Cezília da Fonseca; neto paterno de Manuel Fernandes e de Ana Fernandes, do lugar do Ribeiro; e materno de Domingos da Fonseca e de Maria de Oliveira, do lugar do Vale. Declarou ter uma filha ilegítima, de nome Maria, com uma "parenta", chamada Maria de Madureira, casada com Miguel da Fonseca, moradora no lugar de Esmoriz da mesma freguesia.
Pretendente a familiar, bacharel em Medicina, natural e morador em Coimbra, filho de António da Silva de Carvalho, natural de Vila Pouca, e de Maria Caetana, natural de Celas, Coimbra; neto paterno de Luísa de Carvalho, solteira; e materno de Marco António e de Joana Maria. Casado com Joana Teresa de Moura, filha de Francisco de Moura e de Natália Maria, e irmã de António de Moura, notário da Inquisição de Coimbra.Faleceu antes da conclusão da diligência.
Pretendente a familiar, homem de negócio, natural da freguesia de Santo André, termo de Montalegre, morador na de Nossa Senhora da Candelária do Rio de Janeiro (Brasil), filho de Domingos Gonçalves, natural de Covelães, e de Águeda Álvares, natural de Cezelhe; neto paterno de Gonçalo Gonçalves e de Inês Rodrigues; e materno de João Gonçalves Carneiro e de Águeda Álvares. O habilitando era primo de Francisco José de Sousa, familiar do Santo Ofício.
Pretendente à serventia de guarda dos cárceres secretos da Inquisição de Lisboa, filho de José dos Santos Pereira, alcaide dos cárceres secretos do mesmo tribunal. Casado com Ana Joaquina de São José. Segundo informação dos inquisidores Fr. José do Rosário Garcia e Francisco Xavier de Oliveira da Mata, o requerente não podia ser provido sem dispensa por ter menos de 25 anos e ter dois irmãos a servir nos cárceres da Inquisição, um como alcaide e outro como guarda.
Mestre pintor, natural do Porto, filho de Manuel Caldeira da Fonseca, mestre dourador, e de Isabel da Silva.
Natural de Santa Maria de Frende, conselho de Baião, filho de Baltasar Dias Pereira, da mesma freguesia, e de Maria Ribeira, da freguesia de Santa Cruz do Douro; neto paterno de Domingos Dias Pereira, natural de S. Bartolomeu de Barqueiros, e de Maria Nunes, natural de Santa Maria de Frende, e materno de Gaspar Fernandes Ribeiro, natural de Santa Cruz do Douro, e de Maria Ferreira Ribeiro, natural de Santa Marinha do Zêzere. Casado com Maria Teresa da Conceição, natural do Porto, filha de Pantaleão Nunes, natural da freguesia de S. Nicolau, Porto, e de Ângela da Fonseca, natural de S.Miguel de Poiares, comarca de Vila Real. Neta paterna de Manuel Fes, o Ferreira, natural da freguesia de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia, e de Maria Nunes, a Delgada, natural da freguesia de S. Nicolau, Porto; e materna de Domingos Luís, natural da freguesia de S. Vicente de Pinnheiro, concelho de Aguiar de Sousa, e de Isabel Cardosa, natural de S. Miguel de Poiares.