Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

112 records were found.

Estatuto social: cristão-novo Idade: 35 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: mestre de Gramática Naturalidade: Porto Morada: vila de Olinda, Pernambuco, Brasil Pai: Manuel Álvares de Barros, cristão-novo, lavrador, vivia de sua fazenda Mãe: Leonor Rodrigues, cristã-nova Irmão: Fernão Rodrigues da Paz Estado civil: viúvo Cônjuge: Filipa Raposo, cristã-velha Os dados de genealogia encontram-se registados no fólio 149v. Data da prisão: 01/01/1596 Sentença: auto-da-fé de 31/01/1599. Confisco de bens, abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuo, instrução na fé católica, penitências espirituais. Em 20 de agosto de 1595, o réu foi preso em Pernambuco. O réu recebeu a visita do médico na cadeia da corte em 9 de abril de 1600 e faleceu no final de Julho do referido ano. O auto-da-fé foi celebrado na Sala da Inquisição de Lisboa, devido à peste que grassava na cidade. Contém cartas dirigidas aos inquisidores, escritas pelo réu.
Contém trinta e uma denúncias de testemunhas diferentes e a conta. Inclui uma outra denúncia de 3 janeiro de 1728. Foi recebida pelo padre João da Rocha, morador no Beco do Cais da Rocha, freguesia de São Paulo, sendo a denunciante Josefa Teresa, casada com José Monteiro, filha de Manuel da Silva e de Mónica, e denunciando o padre Pedro Alvares da congregação do Oratório.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 28 anos Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Torres Novas Morada: Lisboa Pai: João Soares de Almeida, capitão de cavalaria Mãe: Maria Madalena de Castro Estado civil: casada Cônjugue: Fernando da Silva Correia, estanqueiro Data da apresentação: 02/09/1728 Sentença: auto-da-fé de 06/07/1632, confisco de bens, com hábito penitencial que será tirado depois de lida e publicada a sentença, abjuração em forma, carcere a arbitrio, penitências espirituais.
Crime/Acusação: de ter em sua posse paramentos e animais de uma confraria Cargos, funções, actividades: moço da câmara do rei e tesoureiro na Confraria de Nossa Senhora da Vitória Morada: Lisboa Não contém sentença.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 15 anos Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Penamacor, bispado da Guarda Morada: Penamacor, bispado da Guarda Pai: Francisco Rodrigues Mourão, almocreve e soldado de cavalo Mãe: Leonor Henriques, cristã-nova Estado civil: solteira Data da prisão: 10/11/1750 Sentença: auto-da-fé de 24/09/1752. Confisco de bens, abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial a arbítrio dos inquisidores, instrução na fé católica, penitências espirituais.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 81 anos Crime/Acusação: relapsia em solicitação Cargos, funções, actividades: sacerdote, religioso professo da Ordem Terceira de S. Francisco, Santarém Naturalidade: Lapas, termo da vila de Torres Novas Morada: Lapas, termo da vila de Torres Novas Pai: António Marinho, tosador de panos Mãe: Januária das Neves Estado civil: solteiro Data da prisão: 22/09/1719 Sentença na Mesa em 06/12/1719. Abjuração de veemente suspeito na fé, privado de voz activa e passiva para sempre, de confessar e do exercício de suas ordens, oito anos de degredo para o convento de Vilanova da Erra.
Idade: 53 anos Crime/Acusação: solicitação Cargos, funções, actividades: presbitero do hábito de S. Pedro Naturalidade: Cardal, freguesia das Freixadas Morada: Cardal Pai: Manuel Gomes, lavrador, familiar do Santo Ofício Mãe: Maria Simões Estado civil: solteiro Sentença: apresentar-se na mesa pelo Natal (arquivado)
Idade: 33 anos Crime/Acusação: superstições e feitiçaria, pacto com o demónio, bruxaria Naturalidade: Santa Marta, Reino de Castela Morada: Lisboa Pai: Incógnito Mãe: Feliciana Estado civil: solteira Data da prisão: 12/03/1637 Sentença: auto-da-fé de 11/10/1637, abjuração de veemente, cárcere a arbítrio, ser açoitada publicamente, degredo por 5 anos para as partes do Brasil, pagamento de custas. A ré era mulata e escrava de Isabel Duzana
Trata-se de uma diligência para a averiguação de denúncia sobre os negros do gentio de Angola em Pernambuco como presumíveis réus e incorrendo do crime de idolatria.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 43 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: tratante Naturalidade: Valladolid, reino de Castela Morada: sítio de Nossa Senhora de Penha de França, São Paulo, Bispado do Rio de Janeiro Pai: João de Castro de Mendonça Mãe: Ana Maria de Castro Estado civil: casado Cônjuge: Maria Nogueira Falcão Data da prisão: 26/11/1729 Sentença: auto-da-fé de 17/06/1731. Confisco de bens, excomunhão maior, relaxado à justiça secular.
Outras formas do nome: "o Curto" Estatuto social: homem preto Idade: 30 anos Crime/Acusação: Crime sacrílego Cargos, funções, actividades: escravo de Manuel Correia do Lago, vaqueiro, mineiro Naturalidade: Costa de Luanda Morada: Fazenda do Olho de Peixe, sertão da vila de Santo António de Jacobina, Baía, Brasil Estado civil: solteiro Data da prisão: 08/01/1752 Sentença: auto-da-fé a 20/06/1756. Abjuração de veemente, açoites em pelas ruas de Évora, degredo por quatro anos para Silves, cárcere a arbítrio, instrução na fé, penas e penitências espirituais.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 22 anos Crime/Acusação: sodomia Cargos, funções, actividades: soldado Naturalidade: Abrantes Morada: freguesia de S. Cristóvão, Lisboa Pai: Pedro Lopes, sirgueiro Mãe: Ana Branca Estado civil: solteiro Data da prisão: 25/09/1644 Sentença: auto-da-fé de 25/06/1645. Abjuração em forma, instruído nos mistérios da fé, penas e penitências espirituais, dez anos de degredo para a Ilha do Príncipe.
Estatuto social: mourisco, cativo Crime/Acusação: islamismo Cargos, funções, actividades: serve nas armadas Naturalidade: Fez Morada: Madrid, Ceuta, Arzila, Cascais e Lisboa Mãe: Ales Estado civil: casado Cônjuge: Beatriz Franca Data da apresentação: 21/05/1592 Sentença: auto-da-fé privado de 29/03/1593. Instrução na fé católica, penitências espirituais.
Crime/Acusação: proposições heréticas e escandalosas Cargos, funções, actividades: Engeheiro, cavaleiro professo da Ordem de Cristo Naturalidade: Moimenta da Beira Morada: Lisboa Data da apresentação: 05/02/1748
Estatuto social: cristão-velho Idade: 29 anos Crime/Acusação: superstição; feitiçaria Cargos, funções, actividades: clérigo de missa; curandeiro Naturalidade: Cidade da Praia, ilha Terceira, Açores Morada: Lisboa Pai: Afonso Martins Mãe: Leonor Gil Estado civil: Solteiro Data da prisão: Sentença: auto-da-fé de 14/07/1561. Penitência de seus heréticos erros, com a cabeça descoberta e uma vela acesa na mão, abjuração pública de veemente, cárcere apartado, suspensão das ordens e ofício sacerdotal a arbítrio, não voltar a fazer curas nem usar de tal ofício. O réu fugiu do cárcere do Colégio da Doutrina em 02/05/1564, foi novamente preso e sentenciado em 29/95/1564 com degredo para as galés. Por se encontrar doente por causa de uma doença provocada pelo sol, voltou a fugir e andou por Itália, França, Alemanha. Por sua petição foi-lhe levantada a pena das galés e solto das mesmas. Teve licença para ir para a ilha Terceira em 18/11/1566, não podendo voltar mais a Lisboa. Como não cumpriu a sentença voltou a ser entregue no cárcere em 26/08/1567 e condenado em 17/10/1567, a dois anos de degredo para o Brasil e não voltar a entrar em Lisboa. Em 10/09/1571 entrou novamente no cárcere do Santo Ofício de Lisboa, vindo preso em ferros numa nau vinda de Pernambuco, Brasil, por existirem culpas graves e insultos contra ele na mesa da Inquisição.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 45 anos Crime/Acusação: luteranismo Cargos, funções, actividades: lente na Universidade de Coimbra Naturalidade: Escócia Morada: Coimbra Data da prisão: 15/08/1550 Sentença: Absolvido da excomunhão maior "in forma ecclesiae", abjuração em forma, cárcere a arbítrio num mosteiro. Contém uma declaração escrita pelo réu em latim. Contém treslado de um perdão geral emitido em França, em 1544.
Idade: 38 anos Crime/Acusação: vender mercadorias de defesa Cargos, funções, actividades: cavaleiro da Casa Real Naturalidade: Tânger Morada: Tânger Não tem data de publicação da sentença. Pagamento de cem cruzados para a câmara do senhor e da mais pena o relevam.
Idade: 17 anos Crime/Acusação: sodomia Naturalidade: Lisboa Morada: [Lisboa] Estado civil: solteiro Data da prisão: 06/07/1555 Sentença: auto-da-fé de 29/01/1556. Degredo para as galés, por sete anos, pagamento de custas.
Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: religiosa professa no Convento de Santa Maria em Moura Pai: Manuel Rodrigues Salgado Estado civil: solteira Não contém sentença. Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: religiosa professa no Convento de Santa Maria em Moura Pai: Manuel Rodrigues Salgado Estado civil: solteira Não contém sentença.
Idade: 20 anos Crime/Acusação: bruxaria e feitiçaria Cargos, funções, actividades: escravo Naturalidade: Mina, África Morada: Lisboa Estado civil: solteiro Data da prisão: 19/06/1704 Sentença: auto-da-fé de 19/10/1704. Abjuração de leve, açoitado publicamente, cárcere a arbítrio dos inquisidores, degredo para o couto de Castro Marim, por três anos, penitências espirituais, pagamento de custas. O réu era escravo de António Viegas Pato. Contém uma pequena bolsa, entre os fl. 20 e o fl. 21, com um papel e "caroços", que serviram como elementos de prova.
Idade: 40 anos Crime/Acusação: pedreiro livre Cargos, funções, actividades: alfaiate Naturalidade: Corque, Irlanda Morada: praça de São Paulo, Lisboa Pai: Guilherme Dermot Mãe: Maria Dermot Estado civil: casado Cônjuge: Teodora Maria Data da prisão: 06/09/1799 Sentença: auto-da-fé privado de 28/09/1799. Abjuração de veemente, instrução na fé, penitências espirituais, pagamento de custas. O réu antes de ser entregue no cárcere da inquisição na data acima descrita encontrava-se detido na cadeia do Limoeiro.
Estatuto social: índio Idade:19 anos Crime/Acusação: superstições Cargos, funções, actividades: sem ofício Naturalidade: lugar de Azevedo, Vila Viçosa de Cametá, bispado do Pará Morada: Beja, bispado do Pará Pai: Domingos Fernandes Mãe: Arcângela de Queirós Estado civil: solteiro Data da prisão: 17/09/1764 Pelos autos de 11/10/1768, o réu foi repreendido na Mesa e posto em liberdade. O réu foi preso no Pará.
Estatuto social: [cristão-velho] Crime/Acusação: escrever papéis defesos, blasfémios e heréticos Morada: [Lisboa] Por despacho de 11/04/1647, o réu foi asperamente repreendido e advertido a não reincidir em semelhantes faltas.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 40 anos Crime/Acusação: bigamia Cargos, funções, actividades: alfaiate Naturalidade: Cegonheira, freguesia de Antanhol, bispado de Coimbra Morada: Rio de Janeiro, Brasil Pai: Henriques Fernandes, cristão-velho Mãe: Catarina Pires, cristã-velha Estado civil: casado Cônjuge: Ana Lopes Data da prisão: 25/06/1617 Sentença: auto-da-fé de 10/11/1619. Abjuração de leve, degredo por sete anos para as galés, ser açoitado publicamente, penitências espirituais, pagamento de custas. O réu contraiu um segundo casamento com Leonor Gomes, e um terceiro com Genebra Gonçalves, ainda era viva a sua mulher.
Estatuto social: cristã-nova Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Matoim, capitania da Baía de Todos os Santos Pai: Heitor Antunes, cristão-novo, mercador Mãe: Ana Rodrigues, cristã-nova Cônjuge: Diogo Vaz de Escobar, cristão-velho A ré faleceu. O processo decorreu na casa da morada de Heitor Furtado de Mendonça, visitador do Santo Ofício na cidade do Salvador, da capitania da Baía de Todos os Santos. A capa do processo apresenta a seguinte informação: "Testemunhas contra Violante Antunes cristã-nova defunta, além das que mais tem contra si no processo de sua mãe Ana Rodrigues". O processo é constituído por um traslado de culpas contra a ré.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 40 anos Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Santarém Morada: Santarém Pai: Manuel Rodrigues, cristão-novo, sirgueiro Mãe: Páscoa Gomes, cristã-nova Estado civil: casada Cônjuge: Manuel Correia, escrivão Data de prisão: 06/04/1642 Sentença: auto-da-fé de 15/12/1647. Abjuração de veemente, cárcere a arbitrio, penitências espirituais, pagamento de custas.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 17 anos Crime/Acusação: sodomia Cargos, funções, actividades: aprendiz de alfaiate Naturalidade: Lisboa Morada: Lisboa Pai: António da Costa, hortelão Mãe: Lucrécia de Matos, forneira Estado civil: solteiro Data de prisão: 02/10/1647 Sentença: auto-da-fé de 15/12/1647. Confisco de bens, açoutado publicamente pelas ruas de Lisboa, degredo para o Maranhão por oito anos, penitências espirituais.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 61 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: mercador Naturalidade: Penamacor Morada: Guimarães Pai: João Rodrigues, cristão-novo Mãe: Guiomar Dias, cristã-nova Estado civil: casado Cônjuge: Brites Lopes Data da prisão: 22/02/1624 Sentença: auto-da-fé de 05/05/1624. Abjuração de veemente, degredo para ÉvoraMonte, por 3 anos, cárcere a arbítrio, penitências espirituais, pagamento de custas.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 22 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: mercador Naturalidade: Santarém Morada: Lisboa Pai: António Ferreira, cristão-novo, mercador Mãe: Leonor Rodrigues, cristã-nova Estado civil: solteiro Data da prisão: 8/09/1606 Sentença: 05/04/1609. Confisco de bens, ir ao auto-da-fé, abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuo, penitências espirituais.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 30 anos Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Campo Maior Morada: Lisboa Pai: Henrique Dias, cristão-novo Mãe: Isabel de Meneses, cristã-nova Estado civil: casada Cônjuge: Antão Gomes, cristão-novo Data da prisão: 15/07/1588 Sentença: 20/11/1588. Ir ao auto-da-fé, onfisco de bens, abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuo, penitências espirituais.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 35 anos Crime/Acusação: judaísmo Morada: Fundão, Guarda Pai: António Álvares Mãe: Francisca Rodrigues Estado civil: casado Cônjuge: António Fernandes Data da prisão: 25/03/1582 Sentença: 06/05/1584. Ir ao auto-da-fé, confisco de bens, abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuo, penitências espirituais. António Fernandes "O Sete Cabeças", era 1/2 cristão-novo e tinha a profissão de tosador.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 25 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: costureira e bordadeira Naturalidade: Lisboa Pai: Henrique Vaz Mãe: Guiomar Pinto Estado civil: solteira Data da prisão: 01/02/1590 Sentença: 27/10/1591. Confisco de bens, abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuos, penitências espiirituais.
Outras formas do nome: António de Aguiar Estatuto social: cristão-novo Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: mercador Naturalidade: [Mingalanilha], Madrid Morada: Sevilha Sentença: auto-da-fé de 10/05/1682. Excomunhão maior, confisco de bens, relaxado à justiça secular.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 25 anos Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Funão Morada: Castelo Branco Pai: Duarte Rodrigues, cristão-novo, alfaiate Mãe: Ana Rodrigues, cristã-nova Estado civil: casada Cônjuge: Duarte Rodrigues, cristão-novo, mercador Data da prisão: 15/03/1584 Sentença: 01/06/1586. Ir ao auto-da-fé, abjuração de leve, cárcere a arbítrio, penitências espirituais, pagamento de custas.
Estatuto social: cristã-velha Crime/Acusação: encobridora de luteranismo Morada: Lisboa Data da prisão: 09/02/1558 Sentença: ir ao auto-da-fé, abjuração de leve, cárcere a arbítrio. A ré, na sua confissão, acusa o genro Rodrigo de la Reina de luteranismo.
Estatuto social: cristã-nova Crime/Acusação: judaísmo Morada: Covilhã Pai: Rodrigo Álvares Mãe: Branca Rodrigues, cristã-nova Estado civil: casada Cônjuge: Francisco Rodrigues, cristão-novo, mercador Data da prisão: 16/07/1581 Sentença: 01/04/1582. Ir ao auto-da-fé, abjuração de leve, cárcere a arbítrio, penitências espirituais.
Estatuto social: cristã-velha Idade: 27 anos Crime/Acusação: blasfémia Naturalidade: Veiga, São Bartolomeu de Genede, Reino da Galiza Morada: Golegã Mãe: Luísa da Fonseca Estado civil: casada Cônjuge: Manuel Rodrigues, cristão-velho, lavrador Data da prisão: 21/10/1655 Sentença: 29/10/1656. Ir ao auto-da-fé, abjuração de leve, degredo para Castro Marim, por 2 anos, cárcere a arbítrio, penitências espirituais.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 40 anos Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Lisboa Morada: Lisboa Pai: Adão Vaz, cristão-novo, alfaiate, tendeiro e tratante Mãe: Maria Rodrigues, cristã-nova Estado civil: viúva Cônjuge: Baltasar Rodrigues Data da prisão: 06/03/1568 Sentença: 14/11/1568. Ir ao auto-da-fé, abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuo.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 18 anos Crime/Acusação: islamismo Cargos, funções, actividades: mercador Naturalidade: Flerdi, Roterdão, Holanda Pai: Huilen, capitão de navio Mãe: Plungi Estado civil: solteiro Data da prisão: 12/06/1640 Sentença: 20/06/1640. Abjuração de leve, cárcere a arbítrio, penitências espirituais.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 50 anos Crime/Acusação: solicitação Cargos, funções, actividades: sacerdote de missa do hábito de Santiago Naturalidade: Rosmanilhal, bispado da Guarda Morada: Mértola Pai: Pedro Afonso de Leão, cristão-velho, lavrador Mãe: Helena Álvares, cristã-velha Estado civil: solteiro Data da prisão: 09/03/1610 Sentença: absolvido da Instância e os dois anos de prisão já decorridos, pagamento de custas. O réu era beneficiado da Igreja Matriz de Mértola.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 40 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: rendeiro Naturalidade: Marialva Morada: Marialva Pai: Diogo Soares Mãe: Isabel Fernandes Estado civil: casado Cônjuge: Branca Carlos Data da prisão: 13/03/1564 Sentença: auto-da-fé de 11/06/1564. Abjuração em forma; cárcere e hábito penitencial a arbitrio.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 48 anos Crime/Acusação: corrupção Cargos, funções, actividades: capitão-mor e Familiar do Santo Ofício Naturalidade: Vale de Prazeres, termo de Alpedrinha Morada: Vale de Prazeres, termo de Alpedrinha Pai: Francisco Lopes Sarafana, cristão-velho, que vivia de sua fazenda Mãe: D. Maria de Almeida Estado civil: solteiro Data da prisão: 23/10/1708 Sentença: auto-da-fé de 18/07/1709. Na Sala, privado para sempre do cargo de familiar, devolver os bens de que se apoderou, degredo para a Praça de Mazagão, por 5 anos, pagamento de custas. O réu foi acusado de corrupção no exercício do cargo de Familiar do Santo Ofício, recebendo dinheiro dos presos e fazendo inventários falseados,
Estatuto social: cristão-velho Idade: 44 anos Crime/Acusação: fingir-se virtuoso e favorecido de Deus Cargos, funções, actividades: trabalhador, benzedor e curandeiro Naturalidade: Pousadas, termo da Guarda Morada: Pousadas, termo da Guarda Pai: Domingos Gonçalves, cristão-velho, alfaiate e lavrador Mãe: Catarina Fernandes, cristã-velha Estado civil: casado Cônjuge: Maria Gonçalves, cristã-velha Data de apresentação: 15/09/1653 Sentença: auto-da-fé de 11/11/1654. Confisco de bens, abjuração em forma, cárcere e hábito a arbítrio, ser açoitado piblicamente; degredo para as galés, por 5 anos. A 07/07/1655 o tempo de degredo nas galés é-lhe comutado em degredo nas fronteiras.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 50anos Crime/Acusação: luteranismo Naturalidade: Funchal, Ilha da Madeira Morada: Funchal, Ilha da Madeira Pai: António Fernandes, ferreiro Mãe: Maria Rodrigues Estado civil: Casado Cônjuge: D. Antónia de Melo Data da prisão: 06/06/1591 Sentença: auto-da-fé de 07/04/1592. Na Mesa, na cidade do Funchal, repreendido e advertido a não reincidir, penitências espirituais, pagamento de custas.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 40 anos Crime/Acusação: proposições heréticas Cargos, funções, actividades: prior da Igreja de Nossa Senhora do Seixo Amarelo, bispado da Guarda Naturalidade: Vila do Conde Morada: Seixo Amarelo, bispado da Guarda Pai: Afonso Velho Mãe: Ana Gonçalves Estado civil: solteiro Data da prisão: 21/08/1578 Sentença: auto-da-fé de 28/02/1579. Tomar os jubileus, graças e indulgências concedidas pelo sumo pontifício, pagamento de custas.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 39 anos Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Lisboa Morada: Lisboa Pai: Henrique Nunes Mãe: Isabel Mendes Estado civil: casada Cônjuge: António Henriques, procurador Data da prisão: 02/09/1600 Sentença: auto-da-fé de 03/08/1603. Abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuo sem remissão, instruída na fé católica, penitências espirituais.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 50 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: sapateiro Naturalidade: Évora Morada: Beja Pai: Simão Fernandes, cristão-novo, atafoneiro Mãe: Mor Fernandes, cristã-nova Estado civil: casado Cônjuge: Catarina Lopes Data da prisão: 21/06/1571 Sentença: abjuração de veemente, penitências espirituais, pagamento de custas.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 25 anos Crime/Acusação: bigamia Cargos, funções, actividades: trabalhador de enxada Naturalidade: Rabal, termo de Bragança Morada: Santarém Pai: João Afonso, cristão-velho, lavrador Mãe: Maria Fernandes, cristã-velha Estado civil: casado Cônjuge: Catarina Garcia, primeira mulher. Data da prisão: 04/08/1584 Sentença: ir ao auto-da-fé, abjuração de leve, degredo para as galés, por 5 anos, ser açoitado publicamente, penitências espirituais, pagamento de custas.
Estatuto social: mourisco Crime/Acusação: islamismo Sentença: abjuração de veemente, ser ensinado no Colégio da Doutrina e depois posto em liberdade. Reconcialação de 1542
Idade: 30 anos Crime/Acusação: afirmações contrárias à moral Cargos, funções, actividades: barqueiro ou pescador Naturalidade: Vilarinho, Aveiro Morada: Lisboa Pai: Diogo Álvares Mãe: Isabel Pires Estado civil: solteiro Data da prisão: 19/01/1577 Sentença: ir ao auto-da-fé, abjuração de leve, cárcere a arbítrio.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 45 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: sapateiro Naturalidade: Miranda do Douro Morada: Miranda do Douro Estado civil: casado Cônjuge: Guiomar Cardoso Data da prisão: 31/10/1562 Sentença: auto-da-fé de 11/06/1564. Abjuração em forma, penitências espirituais, cárcere a arbítrio, instruído na fé católica.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 28 anos Crime/Acusação: heresia Cargos, funções, actividades: serrador Naturalidade: Freguesia de São Gonçalo do Mosteiro, bispado do Porto Morada: Freguesia de São Gonçalo do Mosteiro, bispado do Porto Pai: Brás Gonçalves, cristão-velho Mãe: Beatriz Anes, cristã-velha Estado civil: solteiro Data da prisão: 20/10/1562 Sentença: ir ao auto-da-fé, abjuração de veemente, absolvido "ad cautellam," penitências espirituais.
Estatuto social: cristã-nova Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Évora Morada: Lisboa Pai: João Lopes Mãe: Maria Fernandes Estado civil: viúva Cônjuge: Duarte Rodrigues Data da prisão: 14/03/1564 Sentença: bens confiscados, excomunhão maior e relaxado à justiça secular.
Estatuto social: cristã-velha Crime/Acusação: bigamia Naturalidade: Amieira, termo de Abrantes Morada: Lisboa Estado civil: casada Cônjuge: Pedro da Fonseca, atafoneiro Data da prisão: 14/06/1558 Sentença: abjuração de leve, cárcere a arbítrio, fazer vida marital com o primeiro marido. Confissão:1558. Casou pela segunda vez com Gonçalo Fernandes.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 55 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: Naturalidade: Guarda Morada: Tomar Pai: Gaspar Dias, cristão-novo Mãe: Clara Dias, cristã-nova Estado civil: viúva Data de prisão: 04/06/1561 Sentença: auto-da-fé de 14/01/1562. Abjuração de leve, cárcere a arbítrio, penitências espirituais, pagamento de custas.
Outras formas do nome: "João Pires" Idade: 33 anos Crime/Acusação: bruxaria Cargos, funções, actividades: pastor Naturalidade: Manigoto, termo de Pinhel Morada: Marialva Pai: Domingos Fernandes Mãe: Ana Pires Estado civil: casado Cônjuge: Maria Fernandes Data da prisão: 17/10/1658 Sentença: 07/11/1659. Absolvido.
Outras formas do nome: "o Corsário" Estatuto social: cristão-novo Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: mercador Naturalidade: Penamacor Morada: Lisboa Pai: Duarte da Costa Estado civil: casado Cônjuge: Clara Pereira Data da prisão: 10/01/1658 Sentença: 17/10/1660. Bens confiscados, excomunhão maior; relaxada á justiça secular. O réu era casado com 1 filha de Miguel Pereira de Leão.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 79 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: mercador, tratante em Castela Naturalidade: Guarda Morada: Guarda Pai: Gabriel Gomes, tratante nas cousas de Castela Mãe: Leonor Gomes, cristã-nova Estado civil: viúvo Cônjuge: Isabel Gomes Data da prisão: 17/04/1600 O réu faleceu na prisão.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 33 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: mercador de pano de linho, sirgueiro Naturalidade: Avis Morada: freguesia de Santo Antão, Évora Pai: Diogo Nunes, cristão-velho Mãe: Isabel Rodrigues, meia cristã-velha Estado civil: casado Cônjuge: Filipa Lopes, cristã-nova Data da prisão: 07/04/1591 Sentença: auto-da-fé de 27/10/1591. Abjuração em forma, cárcere e hábito perpétuos, instruído na fé católica, penas e penitências espirituais.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 26 anos Crime/Acusação: blasfémia Cargos, funções, actividades: boticário Naturalidade: freguesia de Santa Justa, Lisboa Morada: portas de Santo Antão, Lisboa Pai: João de Sousa, cristão-novo Mãe: Branca Nunes, cristã-nova Estado civil: casado Cônjuge: Beatriz Velasques, cristã-nova Data da prisão: 02/10/1592 Sentença: auto-da-fé de 13/02/1594. Corpo e cabeça descoberta, com sua vela acesa na mão, sua mordaça na boca ,abjuração de leve suspeito na fé, instruído na fé católica, penas e penitências espirituais.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 47 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: mercador Naturalidade: Lisboa Morada: Lisboa Pai: [Bento de Solosa], castelhano, organista Mãe: Isabel Fernandes, cristã-velha Estado civil: casado Cônjuge: Antónia Dias, cristã-velha Data da prisão: 18/01/1563 Sentença: auto-da-fé de 16/05/1563. Abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuo, instruído na fé católica.
Estatuto social: cristão-novo Idade: [36 anos] Crime/Acusação: fuga do cárcere em que cumpria pena de judaísmo Cargos, funções, actividades: sirgueiro Naturalidade: Avis Morada: freguesia de Santo Antão, Évora Pai: Diogo Nunes, cristão-velho Mãe: Isabel Rodrigues, meia cristã-nova Estado civil: casado Cônjuge: Filipa Lopes, cristã-nova Data da prisão: 07/02/1594 Sentença: auto-da-fé de 13/02/1594. Em corpo com seu hábito penitencial com cabeça descoberta, degredo de dois anos para as galés. Acabado o degredo fará apresentação na Mesa para cumprir sua penitência de cárcere e hábito perpétuo , penas e penitências espirituais. O réu fugiu do cárcere e voltou a ter nova sentença.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 60 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: rendeiro Naturalidade: São Vicente da Beira Morada: Fundão Pai: Simão Fernandes Mãe: Clara Rodrigues Estado civil: viúvo Cônjuge: Ana Mendes, cristã-nova Data da prisão: 11/05/1614 Sentença: auto-da-fé de 05/04/1620 Foi sentenciado em Mesa a 5 de Abril de 1620.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 60 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: serralheiro Naturalidade: Beja Morada: Beja Pai: Estevão Martins, ferreiro Mãe: Catarina Rodrigues " a Gorda" Estado: casado Cônjuge: Maria Gomes Data da prisão: 07/05/1571 Sentença: auto-da-fé de 27/07/1573. Na Mesa, abjuração de leve, que fosse solto e em paz, recomendado fazer sempre actos de bom católico, pagamento de custas.
Estatuto social: 3/4 de cristão-novo Idade: 44 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: teólogo, mestre escola da Sé de S. Tomé, sacerdote, natural de Lisboa Naturalidade: Lisboa Morada: Ilha de S. Tomé Pai: Rui Lopes, 1/2 cristão-novo Mãe: Inês Lopes, cristã-nova Estado civil: solteiro Sentença: auto-da-fé de 02/04/1634. Abjuração de veemente, penitências espirituais, cárcere a arbítrio.
Estatuto social: Sacerdote Crime/Acusação: Solicitação Estado civil: Solteiro Sumário: 1765
Estatuto social: cristã-nova Idade: 45anos Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Trancoso Morada: Pavia, arcebispado de Évora Pai: André Gonçalves, natural de Trancoso Mãe: Ana Gonçalves, natural de Trancoso Estado civil: casada Cônjuge: Francisco Álvares, cristão-velho Data da prisão: 20/09/1576 Sentença: auto-da-fé de 14/123/1578. Na Mesa, cárcere e hábito penitencial perpétuos.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 67 anos Crime/Acusação: desrespeito para com os actos litúrgicos Cargos, funções, actividades: sacerdote Naturalidade: Freguesia de São Pedro de Rubiães, Concelho de Coura, arcebispado de Braga Morada: Lisboa Pai: Gaspar Francisco, lavrador Mãe: Maria da Costa Estado civil: solteiro Data da apresentação: 31/01/1753 Sentença: 13/02/1756, asperamente repreendido na mesa, no acto da confissão deverá abster-se de fazer perguntas desnecessárias. O réu é vigário da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Rio das Pedras, Sabará, Brasil, e comissário do Santo Ofício. Contêm um traslado de partes do processo.
Outras formas do nome: " o Cavaleiro" Estatuto social: cristão-novo Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: tendeiro Naturalidade: Elvas Morada: Lisboa Pai: Inês Gonçalves Mãe: Maria Henriques, cristã-nova, de Badajoz Estado: casado Cônjuge: Leonor Gomes Data da prisão: 20/06/1566 Sentença: auto-da-fé de 09/051567. Abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuo.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 60 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: ourives de ouro Naturalidade: Lisboa Morada: Lisboa Estado: casado Cônjuge: Ana de Palma Data da prisão: 13/05/1562 O réu suicidou-se no cárcere.
Estatuto social: parte de cristão-novo Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: oficial de serralheiro e cabo de Esquadra de Artilharia Naturalidade: Fronteira Morada: Estremoz Pai: Simão Rodrigues "o Feijão", oficial de serralheiro Mãe: Maria Dias de Carvalho, " a Calçoa" Estado civil: casado Cônjuge: Josefa Joaquina Data de prisão: 19/07/1741 Sentença: auto-da-fé de 21/06/11744. Confisco de bens, abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuo sem remissão, penitências espirituais.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 50 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: alfaiate Naturalidade: Beja Morada: Beja Pai: Jorge Rodrigues, cristão-novo, sem ofício Mãe: Brites Dias, cristã-nova Estado civil: casado Cônjuge: Catarina Fernandes Data da prisão: 29/05/1571 Sentença: 31/01/1574. Bens confiscados, excomunhão maior e relaxado à justiça secular.
Outras formas do nome: Coim Pacheco Estatuto social: cristão-novo Idade: 64 anos Crime/Acusação: judaísmo, relapsia Cargos, funções, actividades: soldado em Ceuta Naturalidade: Lagos, Reino do Algarve Morada: Lisboa Pai: Vicente Dias Mãe: Catarina Mendes Estado civil: casado Cônjuge: Inês Fernandes, segunda mulher Inácia Ribeiro, terceira mulher Ester Data da prisão: 05/09/1576 Sentença: 16/05/1578. Excomunhão maior e relaxado à justiça secular.
Outras formas do nome: Serralvo Estatuto social: cristão-novo Idade: 62 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: ferreiro Naturalidade: Beja Morada: Beja Pai: Francisco Lopes, ferreiro Mãe: Brites Lopes, cristã-nova Estado civil: casado Cônjuge: Maria Álvares Data da prisão: 16/05/1571 Sentença: 31/01/1574. Bens confiscados, excomunhão maior e relaxado à justiça secular.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 20 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: sapateiro Naturalidade: Guarda Morada: Marchena, Reino de Castela Pai: Francisco Rodrigues Ferreira, cristão-novo, sapateiro Mãe: Beatriz Mendes Estado civil: solteiro Data de prisão: 14/04/1615 Sentença: auto-da-fé de 10/02/1616. Confisco de bens, abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuo, penitências espirituais.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 60 anos Crime/Acusação: judaísmo, blasfémia e heresia Naturalidade: Campo Maior Morada: Abrantes Pai: Rafael Gomes, sapateiro Mãe: Teresa Gomes Estado civil: viúva Cônjuge: Francisco Vaz de Olivença, sapateiro Sentença: auto-da-fé de 01/04/1582. Excomunhão maior, confisco de bens, relaxada à justiça secular. Por mercê do rei, os bens ficaram para os seus herdeiros. A ré suicidou-se na prisão.
Estatuto social: cristão-novo Idade: 22 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: boticário Naturalidade: Fundão Morada: Fundão Pai: Tomé Nunes, mercador Mãe: Isabel Lopes, "a Engastada" Estado civil: solteiro Data de prisão: 22/08/1616 Sentença: auto-da-fé de 12/02/1617. Confisco de bens, abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial a arbìtrio, penitências espirituais.
Estatuto social: cristã-nova Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Fundão Morada: Fundão Pai: Jorge Lopes, cristão-novo Mãe: Isabel Lopes, cristã-nova Estado civil: casada Cônjuge: Francisco Ferro, cristão-novo, paneiro Data da prisão: 03/12/1580 Sentença: auto-da-fé de 05/05/1584. Excomunhão maior, confisco de bens, relaxada à justiça secular.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 50 anos Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Elvas Morada: Beja Pai: Francisco Sanches Mãe: Grácia Fernandes Estado civil: casada Cônjuge: Rui Dias, mercador de escravos Data da prisão: 17/10/1573 Sentença: auto-da-fé de 13/05/1576. Confisco de bens, excomunhão maior, relaxada à justiça secular.
Estatuto social: um quarto de cristã-nova Idade: 50anos Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Torres Novas Morada: Torres Novas Pai: Gaspar Fernandes, meio cristão-novo, tendeiro Mãe: Guiomar Freire, cristã-velha Estado civil: solteira Data da prisão: 18/05/1635 Sentença: auto-da-fé de 3/08/1636. Confisco de bens, abjuração em forma, cárcere e hábito penitêncial perpétuo sem remissão, instruído na fé católica, penitências espirituais.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 37 anos Crime/Acusação: proposições heréticas Cargos, funções, actividades: fidalgo, sacerdote de missa Naturalidade: Barcelona, Catalunha Morada: Lisboa Pai: Jaime Francisco Carreras Mãe: D. Catarina Isabel de Rebera Estado civil: solteiro Data da prisão: 05/03/1653 Sentença: 21/11/1654. Na Sala do Santo Ofício, abjuração de leve, cárcere a arbítrio, retido e embarcado para Catalunha ou França, não voltar a Portugal, penitências espirituais.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 22 anos Crime/Acusação: islamismo Cargos, funções, actividades: marinheiro Naturalidade: Ilha das Flores, bispado de Angra , Açores Morada: Lisboa Pai: António Pimentel, homem do mar Mãe: Margarida Coelha Estado civil: solteiro Data da prisão: 26/10/1694 Sentença: na Sala do Santo Ofício em 05/05/1695. Abjuração de leve suspeito na fé, cárcere a arbítrio, instruído na fé católica, penas e penitências espirituais. O réu esteve cativo dos mouros durante nove anos e era renegado.
Idade: 55 anos Crime/Acusação: proposições heréticas, temerárias, mal soantes e escandalosas Cargos, funções, actividades: religioso professo da Companhia de Jesus Naturalidade: Rua dos Cónegos, freguesia da Sé, Lisboa Morada: Coimbra Pai: Cristóvão Vieira Ravasco, fidalgo da Casa Real Mãe: D. Maria de Azevedo Estado civil: solteiro Data da apresentação: 21/07/1663 Data da prisão: 01/10/1665 (cárcere da custódia) Sentença: auto-da-fé privado de 23/12/1667. Privado para sempre de voz activa e passiva e do poder de pregar, recluso no Colégio ou Casa de sua religião, de onde não sairia sem termo assinado pelo Santo Ofício, assinar um termo onde se obrigava a não tratar mais das proposições de que foi arguido, nem por palavra nem por escrito, pagamento das custas. A leitura da sentença, sexta-feira 23/12/1667, na Sala da Inquisição, demorou duas horas e um quarto, no dia seguinte a mesma foi lida no Colégio. O réu, por motivos de saúde, foi autorizado a abandonar a sua reclusão no Colégio de Coimbra e a ir para a Casa do Noviciado de Lisboa. Por súplica do provincial da Companhia de Jesus, dirigida ao Santo Ofício, foi solicitada a anulação e perdão das penas que lhe foram impostas. Este pedido foi aceite por despacho do Conselho Geral do Santo Ofício, de 12/06/1668. A 30/06/1668, o réu foi chamado à Casa do Despacho da Inquisição de Lisboa, onde lhe foi comunicado o respectivo perdão e assinou o seu termo. Em Agosto de 1669, o padre António Vieira partiria para Roma com licença do Rei. Processo dividido em duas partes: A primeira constituída por uma ordem do Conselho à Mesa de Lisboa para ser chamado o padre André Fernandes, bispo do Japão, e que aí apresentasse o papel que o padre António Vieira lhe enviara do Maranhão, intitulado “Esperança de Portugal, quinto império do mundo, primeira e segunda vida d’el rei D. João IV, escritas por Gonçalo Eanes Bandarra”; apresentação de mais provas e denuncias contra o réu. A segunda parte, que inicia com o primeiro exame e confissão do réu e finaliza com os sumários do processo, contém entre outros, a representação do réu escrita em 648 artigos; provas da limpeza de sangue; diligências sobre as causas; 11 apensos; acórdão da sentença proferida em Coimbra, publicação da sentença na Sala da Inquisição de Coimbra e a segunda publicação da mesma no Colégio da Companhia, na Sala do Capítulo, em presença do reitor e de toda a comunidade. Fruto das várias integrações de documentos (diligências de averiguações sobre o réu), encontrados nesta série ou em cartório particular, foram juntos ao processo os seguintes conjuntos de documentos: Um primeiro conjunto, traslado da sentença do padre António Vieira, documento encontrado num cartório particular e oferecido à Torre do Tombo. Um segundo conjunto (antigo apartados da Inquisição de Lisboa, pasta 4 bis., antigo processo n.º 14761) - Traslado da sentença do réu; "informationis pro causa patris Antonii Vieira pars prima facti species"; uma carta dirigida ao padre António Vieira escrita por um amigo particular, sobre os estilos e procedimentos do Tribunal do Santo Ofício em relação às gentes da nação; certidão de José Ribeira, secretário do Conselho e da Santa Inquisição de Espanha, de 21 de Janeiro de 1649, em que certifica que pela análise dos processos e mais papéis das Inquisições se demonstrava a subordinação e dependência da Inquisição de Espanha a Roma; reflexões sobre a vida do padre António Vieira; traslado da qualificação às proposições dos sermões do padre António Vieira, parecer emitido por frei Felipe da Rocha; traslado da qualificação às proposições dos sermões do padre António Vieira, incompleto; traslado da carta ao bispo do Japão “Esperança de Portugal, quinto império do mundo, primeira e segunda vida d’el rei D. João IV, escritas por Gonçalo Eanes Bandarra”. Um terceiro conjunto (antigo processo n.º 13771) - Audiências feitas no ano de 1662 a frei António de Lima, religioso de São Domingos e pregador, e a seu irmão o Visconde de Vila Nova de Cerveira, D. Diogo de Lima; traslados de audiências de outros intervenientes que acusavam o padre António Vieira de ter vindo da Holanda e que em seu poder tinha um livro intitulado "Vates" e um outro livro sobre profecias, para além de outras acusações relativas às afirmações do padre António Vieira sobre a fé, os escravos, e Tribunal do Santo Ofício. Contém alguns documentos colados sobre texto, na sua maioria riscado, ou à margem do mesmo, servindo estes como acrescento ou substituição de texto.
Trata-se de um traslado das culpas do réu, que andavam juntas aos autos do notário da Inquisição de Coimbra, Baltazar Fernandes, feito pelo notário da Inquisição de Lisboa, João Campelo.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 55 anos Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Castelo de Vide Morada: Goa, Índia Pai: Fernão de Orta, cristão-novo Mãe: Leonor Gomes, cristã-nova Estado civil: casada Cônjuge: Lionel Gonçalves, cristão-novo, mercador Data da prisão: 26/10/1568 Sentença: auto-da-fé de 25/10/1569. A ré foi entregue à Cúria Secular. A ré era irmã do médico e naturalista Garcia de Orta.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 55 anos Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: Castelo de Vide Morada: Goa, Índia Pai: Fernão da Orta, cristão-novo e mercador Mãe: Leonor Gomes, cristã-nova Estado civil: casada Cônjuge: Leonel Gonçalves, cristão-novo e mercador Data da prisão: 04/11/1568 Sentença: auto-da-fé de 25/09/1569. Entregue à justiça secular e pagamento de custas. Autos em segunda via.
Estatuto social: cristã-nova Idade: 35 anos Crime/Acusação: judaísmo Naturalidade: [Castelo de Vide] Morada: Lisboa Mãe: Leonor Gomes Estado civil: casada Cônjuge: Leonel Gonçalves, tratante Data da prisão: [1545] Feito crime: 1547
Idade: 49 anos Crime/Acusação: idolatria Cargos, funções, actividades: pregador e confessor, religioso Carmelita Descalço, prior que foi do Convento de Nossa Senhora dos Remédios de Évora Naturalidade: Vila Pouca do Campo, freguesia de Ameal, bispado de Coimbra Morada: vários conventos Pai: Pedro Rodrigues Mãe: Joana Martins Estado civil: solteiro Data da apresentação: 29/10/1792 Sentença: auto-da-fé privado de 16/05/1795. Penas de degredo por dois anos para o convento da sua Ordem em Ilhavo, onde ficará recluso, seja privado de confessar e pregar por oito anos e privado para sempre de voz activa, tenha penas e penitências espirituais e que a sentença seja lida junto da sua comunidade, no Convento dos Remédios. E indo morar para o Convento de São José, em Coimbra. O réu morou em vários conventos da sua ordem de Lisboa (Convento dos Remédios), Figueiró dos Vinhos, Braga, Viana do Castelo, Tavira, Lisboa ("Corpus Cristi"), Évora. Os avós paternos do réu chamavam-se António Francisco e Maria Simões, e os avós maternos Manuel Martins Barreto e Maria Rodrigues.
Estatuto social: cristão-novo Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: advogado ou letrado Naturalidade: Tomar Morada: Tomar Pai: António Mendes de Andrade Trata-se de documentação referente a Jorge Mendes de Andrade, ausente, anterior à constituição de um processo. Contém idêntica documentação relativa aos réus Rui Gomes, João Carvalho, António Rodrigues, Inês Gomes, casada com Francisco da Silveira, e Salvador da Maia.
Idade: 33 anos Crime/Acusação: sacrilégio, cumplicidade em idolatria Cargos, funções, actividades: "homem preto", pintor e escravo Naturalidade: Reino do Congo Morada: Arraial da Conceição do Serro do Frio, Brasil Estado civil: solteiro Data da prisão: 01/12/1757 Sentença: auto-da-fé de 20/09/1761. Degredo por dois anos para Castro Marim, pagamento de custas, penitências espirituais.
Estatuto social: cristão-novo Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: dono de fazenda Naturalidade: vila de Borba Morada: Pombeiro, reino de Angola Mãe: Maria Fernandes, viúva Estado civil: casado Cônjuge: Catarina Dias Data da prisão: 25/08/1595 Não contém sentença. Trata-se de um traslado de culpas contra o réu já defunto.
Estatuto social: escravo preto Crime/Acusação: feitiçaria Morada: Angra, Ilha Terceira, Açores O denunciadoFrancisco era escraco de Agostinho Zimbrão Borges Contém denúncias de várias pessoas
Outras formas do nome: Pedro Chronique ou Pedro Cronig Estatuto social: cristão-velho Idade: 48 anos Crime/Acusação: sacrilégio Cargos, funções, actividades: mercador Naturalidade: Balnadey, Província de Corke, Irlanda Morada: Lisboa Pai: David Chroning, ferreiro Mãe: [Eles Cruli] Estado civil: casado Cônjuge: Joana Duli Data da prisão: 06/03/1626 Sentença: auto-da-fé de 14/03/1627. Abjuração de leve, pagamento de custas, penas e penitências espirituais, e degredo por quatro anos para as galés.
Outras formas do nome: Pêro Gonçalves Tovar Estatuto social: cristão-novo Idade: [48] anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: advogado, procurador Naturalidade: Beja Morada: Beja Pai: Fernão Gonçalves de Tovar, mercador que depois passou a viver de sua fazenda Mãe: Branca Rodrigues Estado civil: casado Cônjuge: Beatriz Soares da Ribeira, cristã-nova Data da prisão: 21/06/1618 Sentença: auto-da-fé de 14/03/1627. Confisco de bens, excomunhão maior, relaxado à justiça secular.
Estatuto social: preta forra Idade: 50 anos Crime/Acusação: bruxaria e superstições Naturalidade: Angola Morada: junto da capela de Nossa Senhora da Soledade, freguesia da Igreja Grande da vila de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, bispado do Rio de Janeiro, Brasil Pai: Manuel da Graça Mãe: Maria da Conceição Estado civil: solteira Data da prisão: 18/12/1742 Sentença: auto-da-fé de 21/06/1744. Abjuração de leve, quatro anos de degredo em Castro Marim, não entrar mais em Sabará, penitências espirituais. A ré foi transferida dos cárceres da custódia para os cárceres secretos a 19/04/1743.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 36 anos Crime/Acusação: luteranismo Cargos, funções, actividades: mestre Naturalidade: Vila do Conde Morada: Coimbra Pai: Sebastião Gonçalves Mãe: Isabel Fernandes Estado civil: solteiro Data da prisão: 18/12/1550 Sentença: auto-da-fé de 27/06/1551. Abjuração de leve, cárcere e arbítrio em mosteiro, ocupando-se de alguns exercícios e causas necessárias para salvação de sua alma, pagamento de custas.
Estatuto social: cristão-velho Idade: 38 anos Crime/Acusação: heresia Cargos, funções, actividades: mestre, proprietário de uma livraria Naturalidade: Vila Nova de Portimão, Algarve Morada: Paris, Hubernia, Bordéus, Coimbra Data da prisão: 13/08/1550 Sentença: auto-da-fé de 29/07/1551. Abjuração de veemente, ir para um mosteiro onde terá cárcere a arbítrio dos inquisidores, instrução na fé católica, pagamento de custas. O réu foi morador em Paris onde estudou Artes, Grego e Teologia, de onde se ausentou para Hubernia, "com licença de mestre Diogo de Gouveia", e Bordéus, onde esteve em Leis, graduou-se mestre em Artes e bacharel em Leis, foi doutor regente na universidade de Bordéus em Filosofia e presidente do Colégio de Bordéus e doutor e regente perpétuo da Universidade, onde era reitor três meses por ano. O rei escreve-lhe em 1546, para que viesse para Coimbra com mestre André. Regressou em 1547 e trouxe consigo alguns franceses. Contém também informações sobre Diogo de Teive e Mestre Jorge Bucanano.
Outras formas do nome: Lourenço Alberto "o velho" Estatuto social: 1/2 cristão-novo Idade: 77 anos Crime/Acusação: judaísmo Cargos, funções, actividades: foi criado do bispo D. Martim Afonso Mexia Naturalidade: Lisboa Morada: Leiria Pai: Francisco Lourenço, cristão-velho Mãe: Branca Lopes, cristã-nova Estado civil: solteiro Data da prisão: 03/02/1629 Sentença: auto-da-fé de 21/03/1632. Relaxado à justiça secular.