Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
3 records were found.
Designação da lombada: "1560". Designação da encadernação: "Receita e despesa, ano de 1560. Título: "Livro da receita e despesa deste mosteiro de S. Vicente (...) e são oficiais da fazenda D. Bernardo, camarário, D. Miguel, vestiário, D. Acúrsio, escrivão", a quem foi tomada conta da receita e despesa pelo padre prior e conciliários, como refere o assento feito pelo escrivão, em 12 de Março de 1561, (fl. 52). Tem uma notícia sobre as rendas do mosteiro, a saber, as rendas arrecadadas a dinheiro, remetendo para o livro dos foros que se pagam a dinheiro e para os arrendamentos das meuças das igrejas de Vila de Frades e de Cuba, as rendas dos dízimos, dos quartos do lugar do Tojal, do Paço dos Contos com suas pertenças [em Montemor-o-Novo], da quinta dos Cadafais, no termo de Alenquer, da quinta de Benfica e diversos foros. A restante renda foi recolhida e vendida pelo mosteiro não se arrendando dada "a esterelidade que houve" (fl. 2 e 2 v.º). A fl. 71 encontra-se "o caderno dos ordenados dos capelães, oficiais e servidores (...). A fl. 76 v.º, encontra-se o assento relativo ao ordenado do Dr. Lopo Centil, eleito pelo padre prior e convento de São Vicente de Fora de Lisboa, como procurador do mosteiro e dos restantes da Congregação de Santa Cruz de Coimbra, na Corte e Casa da Suplicação, em substituição do licenciado Diogo Colaço, que falecera. A fl. 77, está o assento do pagamento feito pelo mosteiro a Manuel da Costa, escrivão da câmara d' el Rei, respeitante ao despacho dos assuntos da Congregação na Corte.
Designação da encadernação: "Livro aonde consta de tudo o que há na imprensa deste Mosteiro."
Livro destinado ao uso do camarário contendo a relação e a avaliação das obras existentes em depósito na imprensa do mosteiro: Ordenações do Reino, orações próprias do bispado de Coimbra e outras dos cónegos regulares, directórios eclesiásticos, compêndios doutrinais, exercícios de piedade, novenas, missas, ofícios e ofícios com solfa, missas e sermões do Padre António Vieira, farmacopeia, obras diversas de filosofia.
Título da encadernação: "Livro de lembranças em que está um rol de missas que se mandavam dizer". Título do início do livro: "[Livro?] de lembrança das contas que tenho com o Dr. Lourenço Pinto Palha".
Contém o registo da receita de géneros - papel, acúcar, manteiga, tabaco, arroz - da receita e despesa de obras nos armazéns de Vale Formoso, da receita dos arrendamentos de armazéns (1715-1728), o registo do dinheiro dado ao P.e Lourenço Pinto Palha, e rol das missas mandadas celebrar em sufrágio das almas e respectivas esmolas. No final, foram registadas as arrobas de açúcar mandadas para Odivelas, destinadas a doces e a marmelada, e as dadas para a Procuração. Tem três doc. soltos: uma certidão de missas do P.e Manuel Ribeiro Coelho, mandadas celebrar pelo P.e Fr. José da Natividade (1705), a Lembrança da propina enviada em géneros e o rol do dinheiro recebido para missas, mandadas celebrar pelo referido padre, segundo camarário do mosteiro (1704), "Rol de missas que faltam do primeiro ano".