Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

37 records were found.

Refere a procuração da abadessa do Mosteiro de Arouca a João Esteves da Feira, e contrato entre Maior Martins, abadessa do Mosteiro de Arouca e Martim e sua mulher Urraca Pires. Tabelião: Domingos Esteves, com sinal público.
Notário: Estêvão Martins, com sinal público. Os bens são: a quinta e casais de Arcozelo no julgado da Feira, o casal de Cernum na freguesia de Santa Eulália de Pedorido, um terço de dois casais da Curveira no julgado de Penafiel e os casais de Rendufe no julgado de Lanhoso.
Tem inserta a procuração passada por D. Luca Rodrigues, abadessa do Mosteiro de Arouca, a Estêvão Pires Lavandeira e João Pires Dolmeira, para a representarem em qualquer transacção e sobretudo na questão entre o Mosteiro e Afonso Rodrigues e sua mulher D. Toda Lourenço, sobre os bens deixados por testamento de D. Maria Martins de Ataíde. 1287-01-06, Arouca. O Mosteiro de Arouca fica com a Quinta de Arcozelo com dez casais que aí há, na freguesia de São Jorge, julgado da Feira; com o casal de Cernum, na freguesia de Santa Eulália de Pedorido; com o terço de dois casais em Cerveira, julgado de Penafiel; e por fim, todo o herdamento na freguesia de Santa Maria de Rendufe, julgado de Lanhoso, o qual empraza, em uma vida, a D. Toda Lourenço, por 6 libras. Carta partida por ABC, na margem inferior. Notário: Estêvão Martins, com sinal público.
Tabelião: João Martins. A carta de testemunho está datada de 1289-07-03, Porto. Inclui: - Carta de quitação feita por Vasco Peres de Vaer e Domingos Falitão do Porto, ao Mosteiro de Arouca, do casal de Paços à Portagem do Mordomo, casal que Giraldo do Porto vendeu ao mosteiro por carta do rei, por dívida que Martim de Vaer devia a Pedro Afonso e Afonso Sanches, filhos do rei. 1303-04-20, Vila da Feira.
A carta de partilhas está datada de 1287-01-14, Mourim. O Mosteiro de Arouca é representado pelos procuradores Estêvão Peres, dito Lavandeira, e João Peres, dito de Ulveira, ficando com a Quinta de Arcozelo com dez casais que aí há, na freguesia de São Jorge, julgado da Feira; com o casal de Cernum, na freguesia de Santa Eulália de Pedorido; com o terço de dois casais em Cerveira, julgado de Penafiel; e por fim, todo o herdamento na freguesia de Santa Maria de Rendufe, julgado de Lanhoso, o qual empraza, em uma vida, a D. Toda Lourenço, por 105 libras. Inclui ainda a atestação notarial da posse datada de 1287-06-06.
A carta de doação está datada de 1287-07-16, Arouca, e a pública-forma foi passada pelo tabelião Giral Vicente, a pedido de D. Maria Esteves, abadessa do Mosteiro de Arouca.
Tem inserto: - Procuração passada pela abadessa do Mosteiro de Arouca, D. Maria Lourenço de Portocarreiro, a João Afonso, escrivão, para entregar a seu irmão João Lourenço Buval, todos os bens que lhe ficaram por morte de seus pais. Reserva para si o casal que traz Estácio do Vale e o casal da vila. 1366-07-20, Arouca. Tabelião: Gonçalo Anes, com sinal público.
Tem inserto: - Procuração passada por Mécia Álvares de Azevedo a seu marido Fernão Gonçalves para poder fazer qualquer transacção dos bens que pertenciam a ambos. 1448-08-07, Fundões. Tabelião: Rui Vasques, com sinal público.
Tem inserta a procuração de Guiomar Anes a Martins Peres de Palaciolo, para a venda do casal de Mozelos, terra de Santa Maria, datada de 1293-10-31, Vila Nova de Rei.