Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

38 records were found.

Inclui o traslado em pública-forma, em pergaminho cosido ao do testamento. Deixa ao Mosteiro de Arouca um herdamento que já lhe doara; manda entregar anualmente à Igreja de Santo André de Escariz um (…?) de pão; a frei João, frade do Mosteiro de Arouca, um cavalo; a seu irmão Fernando, 5 libras, uma saia e uma capa de burel; e manda ao seu executor e testamenteiro Domingos Mendes, que pague as suas dívidas, vendendo os seus bens, por salvação de sua alma; e paga 22 libras que devia a sua filha Francisca Estevães e marido Domingos Leonardo de Portalegre; e determina que o testamenteiro se faça pagar de 10 morabitinos portugueses; com a condição de o seu corpo ser enterrado no Mosteiro de Arouca e se cantem missas por sua alma. Tabelião: João Estevães, com sinal público.
Tabelião: Pedro Eanes, com sinal público. Tem insertas: - Procuração de Domingos Martins, abade do Mosteiro de Bustelo a Martim Anes, prior do mesmo mosteiro para fazer este escambo, feita em 1330-06-22, Bustelo, pelo tabelião Pedro Martins. - Carta de Pedro Martins, mestre-escola e de mestre Domingos, tesoureiro, vigários de D. Geraldo, bispo do Porto, a D. Teresa, abadessa do Mosteiro de Arouca, autorizando este escambo, datada de 1330-06-16, Porto.
Sendo o herdamento avaliado em 100 libras determina-se que Martim Rodrigues recebesse 60 libras e a devesa que foi de Martim Anes, e entrega-se a Urraca Martins tudo o mais que havia na quinta do Lobão. Tabelião: Afonso Martins, com sinal público.
Tabelião: Domingos Estêvão, com sinal público. Por morte de João Peres, o terço do dito casal, bem como mais dois casais que ele traz do Mosteiro de Arouca, passaram para a posse do mosteiro.
O casal de Pousafoles ficou para o mosteiro e o casal de Paradela de Mansores para a outra parte. Tem inserta: Procuração passada por Domingos Leonardo e sua mulher Francisca Estevães e Domingas Estevães e Estêvão Peres para este os representar na questão havida entre eles e o Mosteiro de Arouca. 1308-04-07, Portalegre.
A carta de partilhas está datada de 1332-11-21, Rabelo. Ficam para Estêvão Vasques e Guiomar Martins os bens em Lobão e Casal Doide. Tabelião: Pedro Eanes, com sinal público
A carta de doação está datada de 1329-04-13. Tabelião: João Esteves. Tem insertos: - a) Procuração passada por André Geraldes a sua mulher Francisca Esteves, moradora perto do Mosteiro de Arouca, e a Simão Domingues, procurador no Porto, para que o representem em todas as transacções e actos oficiais. 1328-06-15, Porto.
Apresenta a assinatura do rei. Tem selo de cera encarnada, pendente por trancelim azul e branco. Tem inserta: - Carta de doação feita por D. Mécia de Azevedo, professa do Mosteiro de Arouca, ao dito mosteiro, de cinco casais, para que rezem por sua vida e com a condição de até à sua morte receber as rendas dos certos casais. Os casais são: casal da Carvalha, casal do Arrabalde, casal de Santa Eulália, e os outros dois, junto de uma ermida de João Gonçalves, situados em Vila Seca, freguesia do Vale, julgado de Vila da Feira. 1481-04-08, Coimbra. Tabelião: Rui Vasques. Pantaleão Dias a fez.
Tem inserta: - Traslado em pública-forma da carta de emprazamento em três vidas feito por D. Guiomar Mendes de Vasconcelos, abadessa do Mosteiro de Arouca, a Domingos Domingues e sua mulher Estefânia Esteves e filhos, de dois meios casais situados na vila de Mançores, julgado da Feira, pelo foro anual. 1351-01-14. Tabelião: Simão Rodrigues, com sinal público.
A carta de escambo está datada de 1403-10-10, Arouca. Tem inserto: - Procuração passada por Rui Vasques Coutinho e sua mulher D. Branca, a Pedro Afonso para este os representar no contrato de escambo com o Mosteiro de Arouca. 1403-08-31, Guarda. Tabelião: Pedro Gonçalves.