Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

15 records were found.

O traslado foi pedido por Domingos Dias, procurador, feitor e recebedor do Mosteiro de Arouca, ao juiz Gaspar de Almada. O alvará está datado de 1540-02-24, Lisboa. Notário: Henrique da Mota. Escrivão: Diogo Mendes. Tabelião: Domingos Pereira.
A carta está datada de 1543-07-27, Lamego. Tabelião: Gaspar Alvarenga. Tem inserta: - Carta do rei D. João III à abadessa e convento do Mosteiro de Arouca, assegurando-lhes a posse de duas partes das Igrejas de São Salvador e Santa Ovais, dois terços dos respectivos passais e o direito de nomear dizimeiros. 1553-07-17, Lisboa. Tabelião: João Abrantes.
Escrivão: João Álvares, capelão. Tem em opistógrafo: - carta de posse do clérigo João Álvares no cargo de abade da Igreja de Santa Eulália. 1520-03-05, Arouca.
A anexação e união são feitas nas seguintes condições: a terça das rendas dos passais e do serviço litúrgico para o vigários, o mosteiro contribui com dois terços das despesas dos sínodos e ornamentos daquelas igrejas e o bispo recebe as sisas do mosteiro, dos vigários e a lutuosa de São Salvador. Notário: Fernão Martins. Tem insertos: - Instrumento de consentimento do Cabido da Sé de Lamego para o respectivo bispo unir e anexar 'in perpetuum' ao Mosteiro de Arouca, as igrejas de São Salvador e Santa Eulália de Arouca, nomeando João Álvares e António Mendes, seus procuradores para efectivação de tal consentimento. 1520-06-04, Lamego. - Cédula de petição da abadessa do Mosteiro de Arouca, D. Melícia de Melo, ao bispo de Lamego pedindo-lhe que anexasse e unisse 'in perpetuum' ao seu mosteiro as igrejas de São Salvador e Santa Eulália, em virtude de carência de meios do mosteiro. 1520-06-08, Arouca. - Carta de autorização e licença dada pelo bispo de Coimbra, D. Jorge de Almada, ao bispo de Lamego, autorizando-o a fazer o assento da anexação e união 'in perpetuum' das igrejas de São Salvador e Santa Eulália ao Mosteiro de Arouca. 1520-06-10. - Instrumento de posse da Igreja de Santa Eulália, pelo Mosteiro de Arouca, representado pelo seu procurador, escrivão e ouvidor Gonçalo Aires, dado por Duarte Rodrigues, abade das Igrejas da Várzea e São Miguel, do julgado de Arouca. 1520-06-20, Arouca. - Instrumento de posse da Igreja de São Salvador, pelo Mosteiro de Arouca, representado pelo seu procurador, escrivão e ouvidor Gonçalo Aires, dado por Duarte Rodrigues, abade das Igrejas da Várzea e São Miguel, do julgado de Arouca. 1520-06-20, Arouca. - Carta de confirmação do bispo de Lamego, D. Manuel de Noronha, da sentença de anexação e união das igrejas de São Salvador e Santa Eulália de Arouca, ao Mosteiro de Arouca. 1553-03-09, Arouca.
O inventário foi requerido pelo respectivo abade João Álvares a Vasco Martins, juiz ordinário da vila de Arouca. Os bens são situados no lugar de Navais, no vale de Sanduir, em Santa Maria do Monte e nos passais da igreja Tabelião: Gonçalo Teixeira, escudeiro.