Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

17 records were found.

O mandado está datado de 1290-06-05, Cinfães. Tem inserto a pública-forma do edital do bispo de Lamego à religiosas do Mosteiro de Arouca, para que mandem repor, no prazo de cinco dias, na capela de São Bartolomeu, a pia baptismal que tinham tirado e mandado colocar no mosteiro. 1290-06-14.
Tem insertos: - a) Procuração passada pela abadessa do Mosteiro de Arouca, D. Luca Rodrigues, ao monge Estêvão Pedro do Mosteiro Salzedas e a Gonçalo Domingues, clérigo de Guimarães, para representarem o mosteiro na composição amigável a fazer entre o mosteiro e o bispado de Lamego, datada de 1294-06-15, Arouca. - b) Composição amigável feita entre o bispado de Lamego e a abadessa D. Luca Rodrigues e o convento do Mosteiro de Arouca, para que o mosteiro pudesse manter as capelas que possuía na freguesia de Arouca e ainda apresentar e ter capelão que baptizasse, para que fiquem isentas de foro eclesiástico e da inspecção do bispo, de acordo com os privilégios concedidos à Ordem de Cister e Claraval. Em recompensa dessas graças e liberalidades concedidas pelo bispo se obriga o mosteiro a dar os casais de Vila Chã, de Azivoso e o de Cornhas, com todas as suas pertenças. 1294-07-12, Lamego. Carta partida por ABC, na margem superior. Tem selo de cera encarnada, pendente por cordão encarnado e vestígios de dois outros selos, perfuração do suporte.
O traslado da composição está datado de 1302-07-12, Arouca. Tem inserta: - Procuração passada pela abadessa do Mosteiro de Arouca a Estêvão Pedro do Mosteiro de Salzedas, seu confessor, e a Gonçalo Domingues, clérigo de Guimarães, para exigirem as rações às suas paróquias. 1332-06-15, Arouca. Escrivão: João Estêvão, tabelião público de Arouca.
O Contrato de obrigação está datado de 1742-05-05. Tem insertos: - Procuração da abadessa e religiosas do Mosteiro de Arouca, passada a frei Manuel de São Paulo, para as representar no contrato de obrigação sobre a mudança do sacrário e pia baptismal da igreja do mosteiro para a Igreja de São Bartolomeu de Arouca. 1742-05-02.
Inclui: b) - Requerimento feito pela abadessa do Mosteiro de Arouca para que lhe seja dada licença para se obrigar por termo, com cláusulas e condições, quanto ao que se há-de fazer para trasladação da paróquia para a Igreja de São Bartolomeu de Arouca. 1740-09-23. c) - Consentimento para que a abadessa do Mosteiro de Arouca possa requerer ao bispo de Lamego a trasladação do sacrário e de todos os actos de culto paroquiais da igreja do mosteiro para a Igreja de São Bartolomeu de Arouca. 1741-08-12. Assinatura de frei Brandão do Mosteiro de Alcobaça. d) - Relatório da vistoria feita à Igreja de São Bartolomeu de Arouca por João Godinho da Costa, arcipreste do distrito de Arouca, para ver se estava em condições para servir de igreja paroquial. 1742-04-22. e) - Alvará de licença dado pelo arcebispo da Sé do Funchal, como provisor do bispado de Lamego, para transmudar da igreja do Mosteiro de Arouca, para a Igreja de São Bartolomeu de Arouca, o Santíssimo Sacramento, o sacrário, os santos óleos e a pia baptismal, para aí se administrarem os sacramentos, trasladação que se fará com a decência devida. 1742-05-06. f) - Agravo feito ao recurso interposto pelos fregueses de Arouca sobre a transmutação do sacrário e pia baptismal da igreja do mosteiro para a Igreja de São Bartolomeu de Arouca. 1742-06-27. g) - Atestação notarial da bênção feita ao altar-mor da Igreja de São Bartolomeu de Arouca por João Godinho da Costa, arcipreste do distrito de Arouca. 1742-04-21. h) - Atestação notarial do cumprimento da provisão de 1742-04-18, dirigida ao arcipreste do distrito de Arouca, por Bernardo Rodrigues Nogueira, comissário do Santo Ofício e arcediago da Sé do Funchal. 1742-08-18, Lamego.
Tem insertos: - Alvará passado pelo bispo de Lamego, D. frei Manuel Coutinho ao governador provisor, vigário-geral do bispado de Lamego, dr. José de Basto e Cunha, para estudar as capacidades da Igreja de São Bartolomeu de Arouca para aí se fazerem todos os actos religiosos, e obrigar as religiosas do mosteiro a realizar, se necessário, as obras para tal. 1741-09-22, Lisboa. - Carta de licença do abade geral esmoler-mor da Ordem de Cister passada ao Mosteiro de Arouca para trasladar para a Igreja de São Bartolomeu de Arouca, o Santíssimo Sacramento e a pia baptismal afim de aí se administrarem os sacramentos e não no mosteiro. 1741-09-23. - Vistoria feita pelo dr. João Godinho da Costa, arcipreste do distrito, à Igreja de São Bartolomeu de Arouca, para estudar a capacidade para passar à categoria de igreja paroquial. 1741-10-28, Arouca. - Procuração da abadessa do Mosteiro de Arouca, D. Mónica Pimentel, a frei Manuel de São Paulo, para realizar e assinar o contrato de obrigação a fazer sobre a colocação do Santíssimo Sacramento e a pia baptismal e administração dos sacramentos na Igreja de São Bartolomeu de Arouca. 1741-11-09, Arouca. - Contrato de obrigação, composição e convenção feito pelo Mosteiro de Arouca para realizar na Igreja de São Bartolomeu de Arouca, as obras necessárias à colocação do Santíssimo Sacramento e a pia baptismal e a prover a dita igreja dos ornatos necessários. 1741-11-13, Lamego.
Inclui: - Decreto de confirmação dado pelo bispo de Lamego, D. frei Manuel Coutinho, do contrato realizado para a a mudança de paróquia da igreja do Mosteiro de Arouca para a Igreja de São Bartolomeu de Arouca, com a trasladação da pia baptismal, sacrário e santos óleos. 1742-07. Soure.