Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

42 records were found.

O traslado foi passado a pedido do abade do Mosteiro de Alcobaça, D. João Dornelas. Tem insertas: - Carta de doação feita pelo rei D. Afonso III ao abade de Alcobaça, D. Estêvão, da herdade de Soeiro Beringel, no termo de Beja. 1259-07-02. - Carta de couto da herdade de Beringel, no termo de Beja, que D. Afonso III concedeu a D. Estêvão Martins, abade do Mosteiro de Alcobaça. 1263-10-03. Versão em português. - Carta de foro da herdade de Beringel, no termo de Beja, aos povoadores da dita herdade, concedida pelo abade de Alcobaça, D. Estêvão, com a obrigação de eles entregarem anualmente um quinto do pão na eira, do vinho no lagar e do linho no tendal. 1269-09-07. - Licença dada pelo bispo de Évora, D. Martinho, e pelo seu cabido ao abade de Alcobaça, D. Estêvão, para edificarem uma igreja no lugar de Beringel, termo de Beja, e para nomearem um capelão para ela. [post. 1263]-03-24. Versão em português.
O traslado foi passado a pedido do abade do Mosteiro de Alcobaça, D. João Dornelas. Tem insertas: - Carta de doação feita pelo rei D. Afonso III ao abade de Alcobaça, D. Estêvão, da herdade de Soeiro Beringel, no termo de Beja. 1259-07-02. - Carta de couto da herdade de Beringel, no termo de Beja, que D. Afonso III concedeu a D. Estêvão Martins, abade do Mosteiro de Alcobaça. 1263-10-03. Versão em português.
Apresenta selo rodado onde estão os nomes do rei, da rainha e de seus filhos D. Sancho, D. Afonso, e D. Leonor.
O Mosteiro de Seiça ficava dependente do Mosteiro de Alcobaça, sendo dado ao abade deste o poder de nomear o abade de Seiça. Apresenta um selo rodado, tendo ao centro o nome do rei e da rainha, circundados pelos nomes dos seus filhos, D. Afonso. D. Pedro, D. Fernando, D. Teresa e S. Sancho. Tem selo de cera castanha, pendente por tira de couro.
O rei, neste segundo testamento, lega ao abade do Mosteiro de Alcobaça 10 000 morabitinos para fundar em Coimbra um hospital para leprosos, e mais 10 000 morabitinos para instituir um mosteiro da Ordem de Cister, entre outras disposições. No verso apresenta a informação; " Este é um dos originais que el rei mandou se depositasse em Alcobaça".
Apresenta selo rodado onde estão os nomes do rei, da rainha e de seu filho D. Sancho. Tem selo de chumbo, pendente por tira de pergaminho.
Apresenta letra inicial I de grandes dimensões, desenhada a encarnado e verde. Apresenta selo rodado, com linhas encarnadas, onde estão os nomes do rei, da rainha e de seus filhos D. Sancho, D. Afonso, e D. Leonor. Vestígios de selo pendente, perfuração do suporte. O selo de cera encarnada está destacado do documento
A carta de confirmação de D. Afonso II está inserta e datada de 1211-04-06. Tem sinal rodado com o nome do rei, rainha e infantes. Vestígios de selo pendente, perfuração do suporte.
Apresenta um selo rodado com uma figura de leão, dentro de dois círculos, a legenda "Signum = Fernandi = Regis = Hispanie". Vestígios de dois selos pendente, tiras de couro.
Tem letra inicial I, de grandes dimensões e desenhada. Apresenta quatro selos rodados: ao centro, o do rei; aos lados os de seus filhos D. Teresa e S. Sancho; sob o selo rodado de D. Sancho, o selo de D. Dulce, sua mulher. Dentro dos selos tem a legenda 'PAX = LUX = REX = LEX'.
O rei lega ao Mosteiro de Alcobaça, os lugares de Porto de Mós, Tornada no termo de Óbidos, e o porto de Salir. Tem selo de cera encarnada, pendente (solto) por fita de seda branca.
O rei expressa o seu desejo de ser sepultado no Mosteiro de Alcobaça e lega ao seu abade 2 000 morabitinos para missas no dia do aniversário da sua morte, entre outras disposições. Vestígios de selo pendente, fita de seda encarnada e castanha.
Apresenta selo rodado onde estão inscritos os nomes do rei, da rainha e de seu filho D. Sancho, D. Afonso e D. Leonor. Tem selo de chumbo, pendente por tira de couro.
A carta de D. Afonso Henriques está datada de 1172-03. Apresenta o desenho do selo rodado, sem qualquer inscrição. Tem selo de chumbo, envolto em saco de linho, cosido ao pergaminho.
Apresenta selo rodado onde estão inscritos os nomes do rei, da rainha e de seu filho D. Sancho, D. Afonso e D. Leonor. Vestígios de selo, perfuração do suporte.
É ainda concedida ao abade do Mosteiro de Alcobaça, D. Pedro Gonçalves, o direito de padroado do mosteiro. Vestígios selo, perfuração do suporte e fragmento de trancelim.
Tem insertas: - Carta de doação feita pelo rei D. Afonso III ao Mosteiro de Alcobaça e seu abade D. Estêvão, da herdade de Soeiro Beringel, no termo de Beja. 1259-07-02. - Carta de couto concedida pelo rei D. Afonso III ao Mosteiro de Alcobaça. D. Estêvão Martins, da herdade de Beringel, termo de Beja. 1263-10-03.
São Bernardo (1090-1153) foi a mais famosa figura da Ordem de Cister, fundada em 1098, que exerceu enorme influência na espiritualidade ocidental na Segunda Cruzada que socorreu os cristãos do Próximo Oriente. Apresenta um selo pendente de D. Afonso Henriques (?) e 3 selos rodados: de D. Afonso Henriques, da Rainha D. Mafalda e do Chanceler Mestre Alberto. O mau estado de conservação do selo pendente não permite descrevê-lo, apenas que a cera é cor de tijolo, de formato oval. Existem algumas dúvidas quanto à autenticidade do selo pendente que o documento exibe, podendo tratar-se de adição posterior (o elemento de suspensão do selo está cosido ao documento, e não é certo que D. Afonso Henriques fizesse uso de selos pendentes). Tem junto uma cópia da transcrição do documento, em papel.