Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

14 records were found.

Contém vendas, prazos, sentenças, doações, e documentos relativos às igrejas de São Mamede de Perafita, de São Cosme de Gemunde, de Vila Nova da Telha, de São Fins da Terra de Santa Maria - apresentação, direito de pousada, violência exercida no couto de Gemunde, e demanda nele havida sobre geiras, mediduras de pão e direituras. Em 1290, D. Vicente concedeu dias de perdão a quem ajudasse nas obras do mosteiro. O documento n.º 54, faz referência a D. Moor Viegas, que foi professa no mosteiro do Salvador de Moreira. Alguns documentos têm selos pendentes dos bispos do Porto, D. Julião e D. Vicente.
Contém doações ao mosteiro do direito dos padroeiros, doações - uma delas relativa ao casal dos cónegos, pertença da enfermaria - mandas e testamentos, um prazo e um escambo, uma procuração para demandar comedorias nos mosteiros e igrejas do reino, uma carta de D. Pedro (1363), proibindo as tomadas de bens e direitos aos naturais e padroeiros do mosteiro, salvo as feitas nos legados e testados, de acordo com uma carta de D. Dinis. Contém ainda documentos relativos à igreja de Santa Maria de Vila Nova da Telha - apresentação e pitanças - dados no tempo dos bispos do Porto, D. João e D. Egídio.
Contém doações ao mosteiro do direito dos padroeiros, doações e testamentos, posses de casais, prazos e vendas, uma procuração para escambar com o Balio de Leça. Contém ainda documentos relativos à igreja de Santa Maria de Vila Nova - doações, apresentação, e compromisso sobre a água das Covas (Ribeira do Forno), e sobre a apresentação da igreja de Labruge. Sentença do vigário geral do bispo do Porto, D. Pedro, sobre o vinho novo e a ração devida aos religiosos, dada por ocasião de uma visita ao mosteiro.
Contém prazos, mandas e testamentos, doações, recibos, documentos relativos às igrejas de São Mamede de Perafita, de Vilar de Porcos, de Santa Maria de Vila Nova, de Labruge, o recibo da quantia devida ao papa pela vacatura da igreja de Mindelo, comum às igrejas que vagassem no bispado do Porto, a demarcação de um herdamento, e sentenças - sendo uma sobre a portagem do pescado em Pindelo e em Zurara e outra respeitante à ração dos religiosos em trigo, milho, e vinho.
Contém originais e cópias de prazos, tomadas de posse de casal e da devesa da Seara, em Gemunde. O prazo do casal do Telhado, situado na freguesia de Vila Nova da Telha, tem um registo dos prazos feitos em 1522, 1586, 1643, 1694, 1748, e tem junto uma cópia do prazo do casal de Guires, feito em 1507. Documentos relativos à igreja de São João de Mindelo, Maia, relativos à confirmação da apresentação da vigararia, por D. Pedro da Costa, em 1524, por D. Rodrigo Pinheiro, em 1556, por D. Simão de Sá Pereira, em 1581, bispos do Porto, posse da igreja em 1556, documentos respeitantes à extinção da vigararia perpétua e instituição do curato servido por capelão removível ad nutum, por D. Fr. Marcos de Lisboa, em 1586, prazos feitos por D. Pedro da Costa, sendo comendatário do mosteiro, em 1534, ao escrivão de sua câmara, ao seu criado e cozinheiro, entre outras pessoas. Documentos relativos à apresentação e posse da igreja de São Mamede de Perafita: traslado autêntico da confirmação de mestre Gaspar, capelão e pregador do Infante D. Henrique, arcebispo de Braga e administrador do mosteiro, em abade da igreja de São Mamede de Perafita, vaga por morte do bispo de Targa, e posse da igreja por morte de Mice Julião, seu abade, no tempo de D. Fulgêncio, filho do duque D. Jaime e comendatário do mosteiro, em 1552. Estes documentos referem o Livro de registo das confirmações do bispado do Porto. Tombo da igreja de Santa Maria de Vila Nova da Maia, feito em 1544, em cumprimento das Constituições do bispo do Porto. Sentenças relativas aos bens dos passais do mosteiro, referindo D. Manuel Santos, bispo de Targa, comendatário do mosteiro de Moreira, em 1546, sentença do provisor e vigário geral de D. Fr. Marcos de Lisboa, bispo do Porto, dada a uns autos de embargos postos pelos fregueses do mosteiro de Moreira a um capítulo de visitação do bispo, em 1582 (documento que estava na posse de um caseiro, sendo trazido para o cartório de Moreira, em 1766, por D. Joaquim da Anunciação, cf. Doc. n.º 30). Traslado de uma sentença do corregedor da comarca do Porto, dada em 1693, relativa a um subenfiteuta do mosteiro de Grijó, passada pelo tabelião público de notas e do cartório do mosteiro de Grijó, em 1730, a requerimento do prior do mosteiro do Salvador de Moreira. Tomada de posse do mosteiro para a congregação de Santa Cruz de Coimbra, por D. Jorge, prior geral, em 23 de Julho de 1567. Documentos relativos à igreja de São Silvestre do Couço: posse da igreja, anexada com a cura dos paroquianos, por Bula do Papa Pio V, em 1568, e sentença e posse dos passais, em 1615. Posse da igreja de Santiago de Labruge, em 1634. Algumas das cópias foram mandadas fazer por D. Francisco da Anunciada, cartorário do mosteiro, a Domingos Garcia Dinis, tabelião do público judicial e notas no concelho da Maia, em 1742, 1743. Selo pendente de D. Rodrigo Pinheiro no doc. 26.
Contém prazos, doações, sentenças sobre o prazo da Enfermaria em Refontoura, e sobre dízimos, entre outros assuntos. Contém diversos documentos das igrejas do mosteiro, tocantes à apresentação, confirmação dos abades e reitores colados pelos bispos do Porto, D. João de Azevedo, D. Diogo de Sousa, D. Rodrigo da Cunha, relativos às igrejas de Santiago de Labruge, de Tavoado, no termo de Gouveia, bispado do Porto, de Santa Marinha de Vilar de Porcos (Vilar de Pinheiro), de São Mamede de Perafita, São Cosmade de Gemunde, de Mindelo e de Santa Maria de Vila Nova da Telha.
Contém vendas, prazos doações e testamentos, escambos. Alguns originais estão acompanhados de certidão, requerida pelo padre cartorário D. Francisco da Anunciada, em 1742. Os originais têm cópias numeradas.
Contém cartas de venda, de doação e de testamento, prazos, escambos.
Contém doações, vendas, escambo, contrato, testamento, original e certidão requerida pelo padre cartorário, D. Francisco da Anunciada, em 1742. No verso do doc. n.º 27, datado de 1112, está registado que o abade D. Mendo foi o fundador da igreja de Moreira. Os originais têm cópias numeradas.
Contém doações e testamentos, vendas e um prazo, relativos a herdades, à marinha da Lavandeira, à vila de Gemunde e à sua igreja, à cedência dos direitos dos padroeiros. O doc. 19 tem no verso uma nota que diz que este mosteiro já existia em 1138. Faltam os documentos n.º 2, 20 e 33.
Contém doações e testamentos, vendas, prazos, escambos, relativos a herdades e casais, uma carta de alforria, uma "Notícia de haver" do abade Pedro. Os documentos têm cópias numeradas e estão datados até ao n.º 29.
Contém cartas de alforria, doações e testamentos, vendas. Os originais têm cópias numeradas
Contém cartas de venda e de doação.
Contém vendas - relativas ao padroado de Gemunde, a Perafita – contratos e doações. Os originais têm cópias numeradas. O documento n.º 39 tem a data de 1154.