Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

223 records were found.

Documentação referente à Congregação da Missão, Colégio de Santa Quitéria, Felgueiras.
Documentação referente à Ordem dos Pregadores, ao Convento do Santíssimo Sacramento de Alcântara, em Lisboa. Este macete compreende documentação que se encontrava-se dobrada dentro de uma folha com a informação "Aqui neste papel estão um grande milagre que N. Pe. fez em Santarém em a era de 1720, outro de nosso B. Álvaro de Córdova, uma carta de N. Pe. trasladada pelo Pe. Me. Fr. Manuel de Sena vigário desta casa, e outro papel sobre as felicidades de Portugal". Os documentos são anteriores a 1834, remontando ao tempo em que o Convento do Santíssimo Sacramento de Alcântara integrava os conventos femininos da Ordem dos Pregadores, depois utilizado pelas Dominicanas de Santa Catarina de Sena.
Documentação referente a congregação e casa não identificadas. Faz referência a prologómenos da sagrada escritura, tem um compêndio do método de pregador, refere a prática das virtudes para a comunicação interior e as últimas páginas são sobre gramática.
Documentação referente a Teresa de Saldanha, das Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Trata-se de correspondência pessoal e institucional de Teresa de Saldanha Oliveira e Sousa (regente do Colégio de São José, em Benfica das Dominicanas de Santa Catarina de Sena). Entre os correspondentes encontram-se irmãs dominicanas dos diferentes colégios, o Banco Eborense, entre muitos outros.
Documentação referente a Teresa de Saldanha, das Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Trata-se de correspondência pessoal e institucional de Teresa de Saldanha Oliveira e Sousa (regente do Colégio de São José, em Benfica das Dominicanas de Santa Catarina de Sena). Entre os correspondentes encontram-se por irmãs dominicanas dos diferentes colégios, a sua mãe Isabel Maria de Sousa Botelho, núncios, cardeais, entre muitos outros.
Documentação referente à Congregação da Missão, casa não identificada. Trata-se de um título de renda vitalícia em favor de Domingos José Henriques, religioso egresso da Congregação da Missão, passado em virtude das disposições de 15 de Maio de 1845.
Documentação provavelmente referente à Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, Casa da Congregação do Bom Pastor, do Porto. São cartas escritas dessa casa do Porto, pelas irmãs Marie de Sainte Agnes e Marie du Divin Coeur.
Documentação referente a congregação e casa não identificadas. Este macete é constituído por documentos manuscritos sem elementos agregadores, entre os quais: - Certificado de esmolas e missas. 1851 - "Conta de D. Ana Zeferina de Vasconcelos Damazio e sua irmã como mediata, conforme a escritura de ajuste de contas, transação e consinação, feita em 1 de Dezembro de 1797 pelo tabelião Francisco de Assis Henriques Vieira, pelo que devia seu pai o desembargador José António de Oliveira Damázio de principal e de juros a este mosteiro". 1797-1831. - "Duas palavras sobre a instabilidade do actual sistema de governo constitucional: um pensamento para a sua estabilidade de futuro". 1847 - "Projecto de programa do método de ensino e instruções disciplinares para a escola dos Santíssimos Corações de Jesus e Maria", em Nova Goa. 1882, por Francisco Xavier Maria Lúcio Correia da Silva. - "Oração para os três dias do Carnaval" - "Regulamento do Asilo de Nossa Senhora de Lourdes" - folheto "O Colégio da Regeneração de Braga na Exposição Industrial do Palácio de Cristal Portuense. 1897
Documentação referente à Ordem de São Domingos, à Comunidade de irlandeses do Corpo Santo. Inclui cartões de visita, postais e cartas de Maria Imelda Perry, Marie du T. P. Rosaire, entre outros. A documentação apresenta postais com elementos iconográficos representando Serpa, um chalet na Parede, a Volta da Feira (de Alfredo Keil) e menina a escrever uma carta.
Documentação referente à Ordem dos Pregadores, ao Convento do Santíssimo Sacramento de Alcântara, em Lisboa. Inclui alguns documentos mais antigos, remontando ao tempo em que o Convento do Santíssimo Sacramento de Alcântara integrava os conventos femininos da Ordem dos Pregadores. Contém um envelope com relíquias, embrulhadas em pequenos papéis, com algumas informações: - 'Forro do sacrário da Quinta de Vale Rosal.Nesta seda tocou muitas vezes o beato João de Brito, quando dava a sagrada comunhão aos seus confrades e provavelmente aos seus santos companheiros no martírio. Foi-me dada esta relíquia pelo meu particular amigo o reverendo padre João M. Le-Thiec. Padre Mendes'. Tem um pedaço de seda de cor pérola. - 'Forro do caixão do Santo Apóstolo das Índias. Foi-me dada esta relíquia pelo Exm.º Sr. Dr. João Maria Valente, irmão do Sr. Patriarca das Indias. Padre Mendes'. Tem um pedaço de seda de cor bege e prata - Papel embrulhando uma 'massa' (seca e partida) com etiqueta 'S. Honorati'. - relíquia da túnica de São Giovanni de Capestrano. Compreende ainda algumas cartas e um caderno com 'Instrucção para se ganharem as indulgências concedidas às visitas do Santíssimo Sacramento [...]'.
Documentação referente a congregação e casa não identificadas. Tem também instruções e práticas para todas as festas do ano.
Documentação referente à Congregação das Irmãs Hospitaleiras dos Pobres pelo Amor de Deus, Colégio do Pedorido em Castelo de Paiva. Regista o número dos alunos e das diversas actividades.
Documentação provavelmente referente à Comissão Jurisdicional dos Bens das Extintas Congregações Religiosas. Contém a informação dada pelos governadores civis ao inquérito realizado em virtude do Decreto de 18 de Abril de 1901, mandando fazer o levantamento do número de congregações e instituições religiosas existentes nos distritos de Portugal Continental e regiões autónomas, a enviar ao ministro e secretário de Estado dos Negócios do Reino (1ª Direcção, 1ª Repartição). Inclui relatórios dos governadores civis, organizados por concelhos. Inclui também informações de reitores de liceus, de delegados de saúde, ofícios, telegramas, autos de declarações e vistorias, de inquirição, provisões, regulamentos, brochuras, estatutos, etc. Existem processos e informações relativos às seguintes casas: - Estabelecimento de catequese, na Graça, de jesuítas - Asilo da Infância Desvalida, das Irmãs de São José de Cluny. - Asilo de Mendicidade, das Irmãs de São José de Cluny. Inclui dois impressos: - 'Estatutos da Irmandade de Nossa Senhora do Livramento da cidade de Angra do Heroísmo, aprovados por decreto de 8 de Junho de 1853' - 'Regulamento do Asilo de Infância Desvalida de Angra do Heroísmo, aprovado em secção de 7 de Julho de 1886'.
Documentação referente à Ordem do Carmo, Associação de Santa Teresa na freguesia de Freixinho.
Documentação referente à Ordem de Santa Clara, ao Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento de Louriçal. Macete constituído por: - "Resumo da vida da venerável serva de Deus Maria do Lado dedicada ao santíssimo padre Pio VII". 10 cadernos com o relato da vida de Maria do Lado elaborado por Michele Andrea Biancardi, padre da Congregação da Missão. Em italiano: "Ristretto della vita della venerabile serva di Dio Maria del Lato dedicata al Santissimo Padre Pio VII, da um prete della Congregazione della Misssione". - "Nota delle funzioni e spese fatte da Tommaso Maria Salvatori, difensore della causa di beatificasione conimbricen. soror Maria do Lado"
Documentação referente à Associação das Escravas do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Conceição.
Documentação referente à Ordem do Carmo, Associação de Santa Teresa de Freixinho. Tem termo de abertura.
Documentação referente à Ordem do Carmo, Associação Religiosa de Ensino e Beneficência do Recolhimento do Freixinho.
Documentação provavelmente referente à Ordem dos Pregadores, ao Convento do Santíssimo Sacramento de Alcântara, em Lisboa. São apontamentos de orações, ofícios, parecereces e cerimoniais relativos a: ofício da mestra, preces pela saúde do patriarca, na procissão dos Passos, para os terramotos, 'preces para quaisquer necessidades', 'para a eleição so sumo pontífice', 'o parto da princesa', cerimoniais para receber o nuncio apostólico, 'do que se deve fazer na eleição de prioresa', 'do que se faz antes de levar o corpo de alguma religiosa defunta para o coro', e pareceres sobre 'que fará uma religiosa que seja mais agradável a Deus', 'se estando uma comunidade de religiosas em acto de coro devem estar de joelhos à elevação da hóstia', 'ser a missa do dia do Santíssimo nos Lausperenes', entre outros.
Documentação referente à Associaçãodas Escravas do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Conceição, Colégio do Santíssimo Sacramento.
Documentação referente à Província Franciscana de Portugal e Convento do Varatojo. Inclui uma carta de consciência de pessoa ainda não identificada dirigida a seu irmão Pedro de Pina e a Sebastião Pedro Martins Ribeiro e o padre António Ferreira de Sousa, como herdeiros de seus bens. Contém uma lista de livros da biblioteca do convento.
Documentação referente à Ordem da Visitação de Maria, Mosteiro de Vilar. Contém: - "Recibos de diversos padeiros, do ano de 1906". São recibos de fornecimento de pão e outros géneros dos seguintes estabalecimentos da cidade do Porto: Padaria José Maria de Casto, Padaria Porta do Sol, Padaria Alemã, Padaria e Confeitaria Cunha e Sobrinho, entre outros. Os recibos estão passados em nome de Colégio da Visitação e Colégio de Vilar.
Documentação referente a congregação e casa não identificadas. Este macete é constituído por documentos sem elementos agregadores, entre os quais: - Instrumento de ajuste de contas, quitação e obrigação entre Marcos José da Cunha e José de Sousa Nogueira. 1796 - Testamento de Mariana Isidora da Conceição, viúva de José Francisco de Paula, declarando testamenteiro Francisco Bernardino de Sena Gomes, tesoureiro da Igreja de Santo António da Sé de Lisboa, e nomeando como herdeiros, Maria Rita da Conceição, Henriqueta Maria Rosa, Carolina Maria da Conceição, Luís José da Silva, Maria Matilde da Silva, Mariana Coleta da Silva, Maria Carlota Cândida da Silva. 1851 - Cópias de cartas sobre actividade bancária - Correspondência. Entre os intervenientes encontram-se: João José de Amaral, Henrique da Fonseca Sousa Prego, Bento de Lobão Morais Castro Sarmento, José Lopes de Calheiros e Meneses, António Taveira Pimentel de Carvalho, A. Pereira da Cunha, José Maria Coelho Vilas-Boas, A. P. Cirne da Silva Bezerra Fagundes, José Joaquim Pereira Alvares. - Apontamentos e rascunhos Inclui ainda o impresso: - "Bollettino Salesiano". Anno XX, n.º 2 (Fevereiro 1896). Italiano.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Regista o relato da vida e virtudes da Soror Maria Rosa Agostini do Loreto, falecida em 16 de Março de 1768. Contém uma gravura da Soror Maria Rosa no fl. 2v
Documentação referente à Congregação das Irmãs Hospitaleiras dos Pobres pelo Amor de Deus, Colégio de São José em Lousada. Regista também o comportamento das irmãs Natividade e Escolástica como superioras.
Documentação provavelmente referente ao arquivo pessoal de José Basílio Rademaker (pai de Carlos João Rademaker, jesuíta). Contém recibos relativos ao arrendamento de propriedade no Largo de São Julião, aluguer de seges, de alfaiate, contratos de arrendamento em que é fiador José Basílio Rademaker, recibos da Decima sobre a propriedade na Rua Nova do Almada n.º 14, despesas feitas com o guarda roupa da infanta D. Isabel (16 doc.). Integra alguma correspondência dirigida e remetida por José Basílio Rademaker, na qualidade de oficial-maior da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, com o decano da Santa Igreja Patriarcal sobre as peças de prata que foram remetidas da capela da Legação portuguesa em Haia, do Visconde de Santarém, Gaspar Feliciano de Morais sobre algumas jóias e um 'extracto do inventário geral do bens móveis, jóias e alfaias de que se compõe o espólio do marquês de Marialva' vindas da Legação em Paris (12 doc.). Inclui os recibos dos pagamentos ds folhas de ordenados da Secretaria de Estado do Negócios Estrangeiros de 1824 (12 doc.).
Documentação provavelmente referente a José Basílio Rademaker (pai de Carlos João Rademaker, jesuíta). Contém o duplicado da conta de despesa do embarque de pólvora e armas para padrões no navio inglês Britania, mandado transportar por D. Lourenço de Lima, enviado extraordinário e ministro plenipotenciário do príncipe regente, em Londres, para entregar a D. João de Almeida de Melo e Castro, ministro secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, Londres, 30 de Dezembro de 1802, assinado por José Rademaker, e a Folha de despesas da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, 1822, assinada por João Raimundo de Barcelos. Integra alguma correspondência dirigida e remetida por José Basílio Rademaker, na qualidade de oficial-maior da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, uma ordem régia para se pagar o vencimento a José Basílio Rademaker, que foi nomeado para a corte de Turim, datada do Palácio de Queluz, 29 de Abril de 1829 (cópia); avisos régios para José Basílio Rademaker pagar a várias pessoas, datados de 7 de Maio de 1822, assinados por Silvestre Pinheiro Ferreira.
Documentação provavelmente referente a José Basílio Rademaker (pai de Carlos João Rademaker, jesuíta). Inclui dois documentos de conta corrente de António Mayer Junior com os herdeiros de José da Silva Moreira e Valentim Álvares Moreira, e duas cartas relativas a assuntos da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, como a proposta para lugares de adidos a legações e informação sobre a conduta, aptidão e sentimentos dos empregados na mesma Secretaria, dada por José Basílio Rademaker.
Documentação provavelmente referente a José Basílio Rademaker (pai de Carlos João Rademaker, jesuíta). Inclui correspondência recebida por José Basílio Rademaker, de cartáter particular e profissional. Entre os remetentes encontram-se Mr. de Rossi (secretário da municipalidade de Chieri), frei António da Virgem Maria, Francisco Emery, cónego Cartollengo, Manuel Joaquim Guerreiro, marquês de Lavradio, Mr. Cabrera, José Maria de Sales Ribeiro, Lorenzo Rizzi, Duarte Cardoso de Sá, Damiel Frizoni, José Maria Borges da Silveira, António Roque de Andrade entre outros. As cartas são escritas de Chieri, Lisboa, Turim, Génova, Estrasburgo, Viena, Tomar, Rio de Janeiro, etc. Abordam temas como o pagamento de impostos em Chieri, educação da filha Maria Filomena, proposta de compra de courelas na quinta da Palma de Cima, subscrição de jornais e periódicos, convite para eventos, rendas de herdades, bilhete da lotaria da Misericórdia de Santarém, etc. Integra alguma correspondência dirigida e remetida por José Basílio Rademaker, na qualidade de oficial-maior da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, sobre o casamento de um português, Marcelino Gonçalves, em Chieri, sobre o decreto da sua demissão do cargo de oficial maior da secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros (1833), suposição do estado de solteiro, embolso de letras, etc. Contém também diversos apontamentos: - "Prediction remarquable de Bartholomée Holzhauser (+ 1658)" - "Miscelanea"
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Dispensário da rainha D. Amélia para crianças doentes pobres.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Dispensário da rainha D. Amélia.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Convento do Sacramento de Lisboa, Dispensário da Rainha D. Amélia.
Documentação referente a congregação e casa não identificadas. Este macete é constituído por documentos sem elementos agregadores, entre os quais os seguintes impressos: - fragmento de impresso, correspondendo ao caderno numerado com as páginas 111 a 129. c. 1895. Inclui horários de missas, notícias de Roma, novidades das dioceses de França, etc. - "Les livres nouveaux: bulletin mensuel de littérature, de critique et de bibliographie. Avignon: Aubanel Fréres. Avril 1909". - "Notices sur les postes microtéléphonique haut-parleurs types Gaillard-Ducretet: applications générales du microphone, récepteurs pour la télegraphie et la téléphonie, avex et san fil, pour les grandes distances". Apresenta elementos iconográficos impressos, de diversos tipos de telefones. - "Relatório da Associação Protectora de Meninas Pobres à Assembleia Geral no dia 18 de Janeiro de 1898. Porto: Typ. da Real Officina de São José, 1898". 3 exemplares. Inclui o nome das pessoas associadas. - "Solene distribuição de Prémios no Colégio de Santa Joana Princesa em Aveiro, no dia 21 de Agosto de 1890, sob a presidência do senhor cónego arcipreste". Manuscrito. - "Cerimonial das Irmãs da Congregação de Santa Catarina de Sena da Ordem Terceira de São Domingos: Casa de São José, São Domingos de Benfica, Lisboa. Porto: Typ. da Officina de São José, 1897". 2 exemplares - CARDOSO, Júlio - Dispensário de Sua Majestade a rainha D. Amélia, Porto: Relatório médico: 1896-1897. Porto: Typ. da Real Officina de São José, 1897". Incui o relato do tipo de doenças e número de casos tratados. - "Cerimonial do capítulo geral da Congregação de Santa Catarina de Sena da Ordem Terceira de São Domingos em Portugal". Manuscrito. - "Assistência Nacional aos Tuberculosos: Memória descriptiva e justificativa do Sanatório do Outão: Anexo n.º 1 do relatório da Comissão Central. Lisboa: Imprensa Nacional, 1901". Inclui os seguintes elementos iconográficos: "Sanatório do Outão, edifício principal, 2 plantas"; "Sanatório do Outão, instalação da cozinha e força eléctrica"; "Sanatório do Outão, casa da matança"; "Sanatório do Outão, desinfecção e lavandeira"; "Sanatório do Outão, cocheira"; "Sanatório do Outão: palheiro"; "Sanatório do Outão: Lazareto"; "Sanatório do Outão: Reservatório de água". - "Exercícios compostos e da própira letra do padre frei Domingos do Rosário, confessor desta casa, 20 anos muito santo: exercícioda para dez dias antes de professar uma noviça, nos quais se deve preparar para tão alto estado e conhecer o fim para que é chamada, e a resolução com que o deve abraçar." [17--?].
Documentação referente à Província Portuguesa da Companhia de Jesus, ao Colégio de Campolide. Este macete é constituído por folhetos impressos com o programa de diversas festividades e actividades promovidas pelo colégio, entre as quais a apresentação de jogos e simulacros militares, poesia, música (saraus poético-musicais), teatro, inauguração de monumentos comemorativos, com a participação da banda musical, orquestra e tuna do colégio (dirigida pelo professor Jesus Urbano Escoto), comemoração de ano jubilar das aparições em Lourdes, e do Carnaval. Existem também alguns programas da Academia Científica de Maria Santíssima Imaculada (que funcionava no Colégio de Campolide), onde constam a apresentação de teses e experiências sobre astronomia, electricidade, física: - O eclipe do sol: teoria geométrica e explicação do fenómeno; demonstração do cosmógrafo; condições para a sua realização. - O eclipse total: fenómenos gerais que se observam durante a totalidade; coroa solar; protuberâncias; estudo do aspecto da coroa nos principais eclipses desde 1860 até 1900. - Os eclipses totais de 1900 e 1905: observações feitas pelos professores do Colégio de São Fiel; breve resenha dos resultados; fotografias da coroa; o eclipse futuro de 1912. - Correntes alternativas: self-indução e capadidade; oscilações eléctricas; formação das correntes de tensão elevada e alta frequência; dispositivo de Tesla; campo electrostático, ozonogenio, luz fria, experiências. - Ressonância em geral: sua aplicação às correntes alternativas induzidas; formação de correntes de tensão elevada e alta frequência pela ressonância; ressoador de Oudin, aplicações; experiências. - Cristais sólidos - Cristais líquidos - Raios catódicos - Raios X Existe um documento com elementos iconográficos que representa as máquinas de raios catódicos e raios X.
Documentação referente à Congregação das Irmãs Hospitaleiras dos Pobres pelo Amor de Deus, Colégio do Convento de Santo Estêvão em Leiria e Hospital da Misericórdia de Leiria. De 1896 a Dezembro de 1904 regista as contas do Hospital da Misericórdia, a partir de 1905 e após o encerramento do hospital passou a registar a receita e despesa do colégio.
Documentação referente a congregação e casa não identificadas. Este livro refere as relação dos inquilinos dos prédios pertencentes ao falecido Francisco Luís Borges Barbosa, a administração das tercenas da Rocha da Pampulha, as contas com as herdeiras sobrinhas da Senhora D. Justa Rufina Barbosa mulher de Francisco Barbosa, uma "Declaração e Lembrança" pelo pároco da freguesia de Badim, José Nunes, um rol de despesas da irmã D. Maria Desidéria da Silva e as despesas extraordinárias de Joaquina Rita da Conceição "mulher preta que se acha nesta casa e companhia" (não identificadas). Contém três folhas soltas.
Documentação referente à Ordem dos Pregadores, ao Convento do Santíssimo Sacramento de Alcântara, em Lisboa. Inclui documentação tipologicamente diversa sobre propriedades e administração de capelas pertencentes ao convento. Os documentos são anteriores a 1834, remontando ao tempo em que o Convento do Santíssimo Sacramento de Alcântara integrava os conventos femininos da Ordem dos Pregadores, depois utilizado pelas Dominicanas de Santa Catarina de Sena.
Documentação referente às Franciscanas Missionárias de Maria, Atelier de Santa Helena.
Documentação referente à Congregação do Espírito Santo, ao Instituto Fisher, de Ponta Delgada. Contém diversas notações de músicas, entre as quais, 'Hino de Maio', 'Divina Pastora', 'Ave Rerum' de Mozart, 'Hoec Dies' de Artur Kapp, 'Cântico ao Beato Fisher', 'Ladainha italiana', 'Magnificat'. Alguns dos documentos apresentam o selo branco do Instituto Fisher.
Contém carta de testemunho e reconhecimento da veneração dos sagrados pedaços de pano embebidos do sangue de Santa Cecília Virgem e Mártir, do cíngulo de São Félix de Sigm (?) mártir, da púrpura de São Carlos Borromeu bispo e confessor, das vestimentas de São Filipe de Néry confessor e dos véus de seda nos quais foram envolvidos os ossos das Rainha Santa Isabel, rainha de Portugal e Santa Catarina de Sena, virgem, os quais extraídos dos locais autênticos foram colocados reverentemente num estojo de prata de forma oval, munido de cristal, bem fechado e ligado por um cordel de seda vermelho, assinada com o selo do Pedro Respighi, cardeal com o título de Quatro Santos Coroados, vigário-geral do papa [Leão XIII], juiz ordinário da Cúria Romana e do seu Distrito, e entregue (aos restos) com a faculdade de se poderem reter em casa, de transportar para fora da Cidade, e de serem expostos à pública veneração dos fiéis. Porém, os fiéis a cujas mãos estas relíquias hão-de chegar, que, de modo algum, é lícito vendê-las, nem trocá-las com aquilo que se apresente com o tipo de mercadoria.
Documentação referente à Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Colégio de Campolide.
Documentação referente à Associaçãodas Escravas do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Conceição, Colégio de Nossa Senhora da Conceição e São José.
Documentação referente à Congregação da Missão em Lisboa. Escritas por mandado de Sebastião Manuel Pereira. Tem dois documentos soltos: duas cartas datadas de 1805 e 1808.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena (ou Associação Protectora de Meninas Pobres), ao Colégio de São José de Lagoa.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, ao Colégio de São José de Lagoa. É um pequeno caderno intitulado "Notas para a Semana Santa pertencentes à rvd.ª madre superiora irmã Maria Joana F. de Chantal."
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Recolhimento de São José em Lagoa.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Recolhimento de São José em Lagoa.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Casa de São José em Lagoa.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Casa de São José em Lagoa. Tem no fim do livro um registo das contas da obra do dormitório de 1905 e 1906.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Recolhimento de São José em Lagoa.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Recolhimento de São José em Lagoa.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Recolhimento de São José em Lagoa.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena (ou Associação Protectora de Meninas Pobres), ao Colégio de São José de Lagoa. Contém documentação tipologicamente diversa relativa à receita e despesa da instituição, onde consta as prestações anuais das sócias, contas de diversos anos, cópias dos orçamentos de diversos anos, orçamentos ordinários (mapas de média das receitas, mapas comparativo das despesas, diários com o sustento da comunidade), contas antigas de receita e despesa do Recolhimento de São José em Lagoa, ofícios da Administração do Concelho de Lagoa, entre outros.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena (ou Associação Protectora de Meninas Pobres), ao Colégio de São José de Lagoa. Podem encontrar-se pedidos de admissão e provisões de licença para educandas, provisão do lugar de confessor capelão, do lugar de organista e atestado de comportamento.
Documentação referente Congregação do Espírito Santo, Instituto Fisher de Ponta Delgada. As cartas são relativas à "Questão religiosa de 1901", sendo correspondentes o bispo de Angra Francisco José, Virgínio Júlio Sousa, José dos Reis Fisher, cónego António Maria Ferreira, Filomeno Bicudo. As cartas relativas a "Manifestações" têm como remetentes, Laureana Avelar de Aguiar, padre Manuel José Pires, Maria Luísa da Mota, Manuel Rufino da Graça, padre José Lucindo da Graça, o bispo de Angra Francisco José, André Vaz Pacheco de Castro, padre José Rebelo Cordeiro, e padre Januário Filomeno Veloso, todas datadas de 1901. Existem ainda 4 procurações do padre Schurrer a M. Ferreira, e ao padre Girollet, de do padre Syland aos padres Dunoyer e Faxel, datadas de 1899, 1905e 1906.
Documentação referente ao padre Cristóvão José Rooney, da Congregação do Espírito Santo, Procuradoria Geral das Missões do Espírito Santo do Congo e Angola. As cartas e bilhetes postais são, na maioria, dirigidas ao padre Cristóvão José Rooney, que exercia o cargo de superior das missões. Entre os remetentes encontram-se Tomás A. de Carvalho, José Maria Antunes(superior da missão do Real Padroado na Huilla, Angola), J. Schaller, Alfredo Elviro dos Santos, padre Kempf, padre José Guebardo Eigenmann, Henrique de Carvalho, A. Levadoux, Augusto Neves Carneiro, António Pereira, António Ferreira, António Augusto Couto Barbedo Pinto, António Leite, Ernestina Pinto Basto, padre Maximiano da Silva, Alexandre Boavida Furtado de Mendonça, Eliza Gibbins, Eugénia de Sousa Holstein, José Gomes Loureiro, Jaime Augusto Deus Real, Henrique bispo de Meliapor, padre A. Espinasse, irmão Gervásio, irmão Estêvão da Silva, padre Campane, Cláudio de Chaby, padre Xavier Schurrer, irmão Arsénio, José Gomes Loureiro, Joseph Schaller, Arséne Orleans, N. Stoll, padre Manuel de Sousa. As cartas são escritas de Braga, Sintra, Lisboa, Porto, Belém, Vizela, Caminha, Caldas da Rainha, Ponta Delgada, Sintra, Huilla (Angola), Caconda, Landana (Congo Português), Chevilly, Castalnaudary, Lourdes, Paris, Bordéus, São Tomé de Meliapor, Gibraltar, Landana (Congo Português), Huilla e Malange. Abordam temas como a missão de Malange, a missão do Real Padroado na Huilla, listas de encomendas de material escolar, de mercearia, de livros, e outros assuntos de mais carácter pessoal.
Documentação provavelmente referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, ao Colégio de São José de Lagoa. São seis exemplares do 'Sumario das graças e indulgências concedidas aos irmãos da Irmandade do Santíssimo Coração de Jesus, sita na Ermida de São José do lugar de Lagoa, diocese de Faro, por Bula do santíssimo padre Benedito XIV, de 28 de Janeiro de 1741, que principia "Confiderantes noftrae mortalitatis fragilitatem, no primeiro anno de seu Pontificado".'
Documentação referente a congregação e casa não identificadas. Contém: - Recibo passado por José Alves Gave a Manuel Pereira por 3 peças de sefarinas lavradas. 1763 - Recibo passado por João de Sousa Cardoso a João Baptista Bonavie, por conta do transporte de lã. 1762 - Recibo passado por João [..?] a João Baptista Bonavie, pelo aluguer de casas. 1763 - Recibo passado por [...?] Barros a João Baptista Bonavie, com procurador de José Alves Monteiro. 1762 - Recibo passado por Duarte a João Baptista Bonavie relativo ao real de àgua. 1757
Documentação referente à Ordem das Ursulinas, Colégio das Chagas de Ursulinas em Pereira, Coimbra. Contém a provisão pela qual se ordena fazer o assentamento no livro da receita do colégio. Tem termo de encerramento e selo de chapa.
Documentação referente à Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Colégio de Campolide.
Documentação referente à Ordem das Ursulinas, Colégio das Ursulinas em Pereira, Coimbra. Volume n.º 11.
Documentação referente à Ordem das Ursulinas, Colégio das Ursulinas em Pereira, Coimbra. Referente aos locais de Montemor, Carapinheira, Anços, Alfarelos e Condeixa. Volume n.º 6.
Documentação provavelmente referente à sociedade comercial de Daniel Rademaker. Trata-se de um bifólio com a 'Lista das dívidas que devem as pessoas abaixo mencionadas, a Daniel Radmaker, [...] das quais toca a sétima parte aos herdeiros de D. Lucrécia Rademaker' e a 'Lista das dívidas passivas de Daniel Rademaker' datadas de 31 de Dezembro de 1780.
Documentação referente ao Arquivo das Congregações.
Documentação referente a Teresa de Saldanha, das Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Trata-se de correspondência pessoal de Teresa de Saldanha Oliveira e Sousa (regente do Colégio de São José, em Benfica das Dominicanas de Santa Catarina de Sena) trocada com a sua mãe Isabel Maria de Sousa Botelho. As cartas estão dividas por ano, com apontamentos referindo o conteúdo: - "Cartas da Maman durante o ano de 1880" - "Cartas da Teresa. 1885" - "Correspondência com minha mãe, a sr.ª condessa de Rio Maior. Ano de 1885." - "Cartas da Teresa. 1887" - "Correspondência com minha mãe, a sr.ª condessa de Rio Maior. Ano de 1887. A 18 de Abril tomei o Santo Hábito"
Documentação referente ao Arquivo das Congregações.
Documentação referente a congregação e casa não identificadas. Este macete é constituído por documentos sem elementos agregadores, entre os quais um recorte de jornal de 27 de Outubro de 1909, com notícia da Igreja do Corpo Santo (de padres irlandeses da Ordem dos Pregadores), um apontamento com contas, duas certidões de escrituras de compra e venda de propriedades no Alandroal e Redondo.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Colégio de São José em São Domingos de Benfica. Trata-se de documentação de caractér judicial sobre Jeanne Thiancourt, com nome de religião de Maria Rosa, superiora do Colégio de São José.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Colégio de São José em São Domingos de Benfica. Regista as actas dos concertos e sessões extraordinárias da Irmandade de Santa Cecília erecta sob a protecção de Teresa de Saldanha Oliveira e do Patriarca de Lisboa, D. José III.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, à Associação Protectora da Meninas Pobres. São ordens de pagamento a Maria Augusta Campos relativas a percentagem de cobrança e para anúncios nos jornais.
Documentação provavelmente referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, ao Colégio de São José em São Domingos de Benfica (designado no documento como Quinta de D. Teresa de Saldanha) e o Colégio do Sacramento. A lista apresenta os seguintes dados: nome da irmã, nome religioso, idade, filiação, naturalidade, serviço que prestava na comunidade, destino, compromisso de não voltar a fazer comunidade religiosa e de sujeitar-se o decreto, e assinatura. São listadas 106 irmãs.
Documentação provavelmente referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, ao Colégio de São José em São Domingos de Benfica, ao Colégio do Salvador, e à Ordem da Visitação de Maria, ao Colégio das Salésias de Belém.
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena (ou Associação Protectora de Meninas Pobres), ao Colégio de São José de Lagoa. Este macete é constituído pelas cópias das actas das assembleias gerais da instituição para aprovação dos orçamentos, e para eleição das dirigentes. Foram regentes do Recolhimento de São José, D. Quitéria Angélica de Jesus (1865), Catarina do Santíssimo Coração de Jesus (1878), Maria Antónia (1886) entre outras. Em 1909, a 18 de Janeiro, foi eleita para presidenta da Associação Protectora das Meninas Pobres de Lagoa, D. Maria de Chantal Oliveira Mota, e para vice-presidente D. Ana Paula Mouzinho de Mascarenhas Gaivão. Em 1910, foi eleita D. Carolina de Oliveira Motta, e o cargo de vice-presidente manteve-se.
Documentação provavelmente referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena, a diferentes casas. - Recibos passado à Associação Protectora de Meninas Pobres a educadoras. 3 doc. 1879 - "Relação das despesas feitas na Aula [do Recolhimento de Nossa Senhora da Saúde] do Redondo com a esmola recebida por Maria Margarida Braamcamp de Melo, como tesoureira da Associação Protectora das Meninas Pobres". 1 doc. 1864 - Recibos da contribuição pessoal em nome de Teresa de Saldanha Oliveira e Sousa. 2 doc. 1871-1872 - Recibo da despesa do Asilo de São José passado à Associação Protectora de Meninas Pobres a educadoras. 1 doc. 1879 - Recibo da prestação da Associação Protectora do Colégio da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem e São José na freguesia de Rio de Mouro, passado à Associação Protectora de Meninas Pobres a educadoras. 1 doc. 1879 - Recibos da renda de casa no Largo de São Sebastião da Pedreira, paga por Pedro Baines (reitor do Colégio de São Pedro e São Paulo dos Missionários Ingleses) passados por João Maria de Castro Guedes. 2 doc. 1865 - Recibo de quantia dada ao Asilo do Salvador pela Associação Protectora das Meninas Pobres. 1 doc. 1903
Documentação referente às Dominicanas de Santa Catarina de Sena (ou Associação Protectora de Meninas Pobres), ao Colégio de São José de Lagoa. Contém correspondência recebida de várias instituições, como a Direcção Geral da Estatística e dos Próprios Nacionais, de António José dos Reis, o padre R. Gomes, entre outros.
Documentação referente a Teresa de Saldanha, das Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Entre os remetentes encontram-se Maria de São Jacinto (abadessa das Claras de Santarém), irmã Mary Patrick of Jesus, frére Hyacinthe M. Cronue[?]. As cartas são escritas de Saint-Cyr (França), Colégio de São José de Santarém e Roma. Abordam temas como a estadia em França, desejo de boas festas, as postulantes e alunos.
Documentação referente a Teresa de Saldanha, das Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Trata-se de correspondência pessoal de Teresa de Saldanha Oliveira e Sousa (regente do Colégio de São José, em Benfica das Dominicanas de Santa Catarina de Sena) trocada com a sua mãe Isabel Maria de Sousa Botelho.
Documentação referente a José de Sousa Castelo Branco. Contém correspondência enviada sobre o Apostolado da Oração, ao sr. José de Sousa Castelo Branco, morador na Rua do Vale Pereiro, n.º 117, 2.º em Lisboa (1875-1883), "cartas e contas de diferentes directores do Apostolado [da Oração] para ser entregue no hospício da Companhia de Jesus, rua do Quelhas, n.º 6". Entre os correspondentes encontram-se: José de Castro (de Paranhos), de Ana Leonor Mascaranhas de Mancelos de Aragão (de Coimbra), de Barbara Balbina de Paula Carreira, de Clotilde Harrington (do círculo de Belém - Lisboa), de Emília Adelaide de Almeida (capela de Nossa Senhora do Monserrate, Lisboa), de Guilhermina Carlota Amaral Sarmento Luz e Silva, de Helena Augusta da Cruz e Carvalho (de Hong Kong), de Isabel Maria de Lacerda Castelo Branco, de João A. F. de Moura, de Joaquim José Coutinho Castelo (de Lisboa), de José Claudino Rafael Pinto (de Loulé), de José de Sousa Oliveira, de Ferreira (Macedo de Cavaleiros), de José Eloy das Neves (de Peral), de José Rodrigues dos Santos Gama (de Torres Novas), do abade José Vicente Correia de Abreu (de Santa Cristina do Couto), do frei José da Conceição (de Mindelo), do padre Frei José da Mãe de Deus (de Varatojo), do padre Jacinto dos Santos Loureiro (de Valongo), do padre Jacinto Ferreira da Cunha Leal (da Guarda), do padre João Luiz Coelho Guerra (da Benedita), do padre João Martins Coelho (de Arcozelo), de Josefina Maria Bertrand, de Maria E. Monteiro, de Maria José da Encarnação, de Maria José Duarte Pereira Coentro, de Quitéria da Natividade Mergulhão Neves Cabral (de São Romão Armamar), de soror Maria de Jesus Sacramentado (do Convento do Santíssimo Sacramento de Alcântara), do Padre Domingos Ferreira Jorge (de Ílhavo), do padre Jacinto José Marques Rezende (de Évora), do padre Jacinto Ricardo Sardinha (do Seminário de Santarém), do padre João Alvares Ferreira de Moura (de Vila de Rei), do padre João Coelho Guerra (Benedita), do padre João de Deus Moura (de São Fiel), do padre João dos Reis Barata (Lousa), do padre João Maria Pinto da Gama (de Coimbra), do padre João Paulino de Azevedo Castro (de Angra), do padre Joaquim António Guedes (de Penacova), do padre Joaquim António Pinto (do Barro), do padre Joaquim Augusto de Sousa Macedo (de Beja), do padre Joaquim de Jesus Assunção Folga (de Cernache do Bonjardim), do padre Joaquim Inácio (de Cernache do Bonjardim), do padre Joaquim José Coelho de Sequeira (de Branca), do padre Joaquim Nogueira Pinto (de Fornelos), do padre José António Falcão (Cernache do Bonjardim), do padre José Catani (de Lisboa), do padre José da Pureza (de Lisboa), do padre José dos Anjos Gaspar Borges (de Lisboa), do padre José Francisco de Oliveira (de Relvas - Teixeira), do padre José Francisco Mendes Henriques (de Almageira), do padre José Gaspar Coelho (de Alhadas), do padre José Homem Pereira de Magalhães (de Leiria), do padre José Joaquim Caetano de Carvalho (de Cadima), do padre José Mendes Alçada (freguesia de Donas, circulo de Castelo Branco), do padre José Paulo Garcia da Costa (de Óbidos), do padre José Pereira da Costa (de Porto de Mós), do padre José Rodrigues Cosgaya (da Formiga, Porto), do professor primário José Augusto de Almeida Chaves (de Castro d'Aire), do reverendo Jacinto Ferreira da Cunha Leal (da Guarda), do reverendo João Carlos de Miranda e Paiva (de Covão do Lobo), do Padre José Bento Rodrigues (de Ferreira), do padre José Carlos de Paula (de Ançã), do padre José de Sá Fernandes (de Paramos), do padre José Francisco Mendes Henriques (de Almagreira), do padre José Jacinto Raposo Moreira (de Ponta Delgada), do padre José Joaquim dos Santos (de Semide), do padre José Lopes de Carvalho (de Viseu), do padre José Lopes Quaresma (de Sobral Magro), do padre José Manuel Pereira (de São Martinho do Bispo), do padre José Manuel Pereira (São Martinho do Bispo), do padre José Maria Castanheiro (de Mirandela), do padre José Maria da Ressurreição (de Portalegre), do padre José Maria de Ribeiro (de Elvas), do padre José Pedro da Costa Inglês (de São Brás de Alportel), do padre José Pereira das Gonçalves das Neves (do Seminário de Leiria), do padre José Pereira Gonçalves das Neves (de Santa Catarina da Serra), do padre José Vitorino de Carvalho (de Mancelos, Santa Cruz), do Padre Manuel das Cinco Chagas (de Braga), do padre Rodrigues Ascenso (de Monte Redondo), entre muitos outros.
Documentação referente a congregação e casa não identificada. São certidões de baptismo, de indivíduos do sexo feminino e masculino, naturais de Portugal, das possessões ultramarinas e do Estrangeiro - uma passada pela Église Saint Louis des Français à Lisbonne, Portugal.
Documentação referente à Congregação da Missão, ao Colégio de Santa Quitéria de Felgueiras. Trata-se de um documento iconográfico, que apresenta uma planta de terrenos, com a indicação do nome do proprietário. O documento encontra-se colado a pasta cartonada que tem dois rótulos com a informação 'Agua' e '21 Colégio de Santa Quitéria (masculino)'.
Documentação referente a Teresa de Saldanha, das Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Trata-se de correspondência pessoal de Teresa de Saldanha Oliveira e Sousa (regente do Colégio de São José, em Benfica das Dominicanas de Santa Catarina de Sena). As cartas estão dividas por remetente, com apontamentos referindo o conteúdo, provavelmente da própria mão de Teresa de Saldanha: - "Cartas de algumas irmãs e de algumas pretendentes. 1880". As cartas são escritas pelas irmã Maria Catarina, Maria Joana do Sagrado Coração de Jesus, Maria Catarina de Ricci, Mariana Cândida Fortes, Rosa Libânia Bettencourt, Teresa de Jesus Maria de Almeida, Ana Mouzinho de Albuquerque Gaivão, Adelaide Gonzaga, de Braga, Meinedo, Abrantes, Vale de Pereira, Coimbra, Junqueira. - "Negócio do Convento de Santa Joana, como milagrosamentes se arranjou tudo, no mês de Maio de 1880". 1880. As cartas são escritas pelas irmãs Maria, Ana Branco, Ana Gertrudes, de padre João Alves Martins, Luís de Carvalho Daun e Lorena, padre António Rodrigues Pereira do Sacramento, Francisco Maria Constantino Ferreira Pinto, de Lisboa. - "Negócio do Convento de Jesus em Aveiro. Principiou em Agosto de 1880. Depois de quatro anos de ansiedade, tendo chegado a estar lá uma religiosa ursulina, o senhor Bispo Conde entregou-me o convento e partiram as irmãs , no dia 6 de Novembro de 1884". As cartas são escritas pelas irmãs Leonor Angelica Cardoso de Lima, Maria Bendita Bárbara, Teresa Augusta Pinheiro, de Aveiro e Estarreja. - "Cartas de diferentes pessoas tratando de diferentes negócios, recebidas eno ano de 1880". As cartas são escritas pelo conde de Azambuja, Manuel de Aguiar, Caroline Passier, Maria Joaquina, da Administração Geral da Matas do Reino (a propósito dos estudos para a construção do caminho de ferro da linha de Sintra), Estefânia Pastor, Bemposta Subserra, Maria da Piedade Palha, de Azambuja, Lisboa, Fontenay-sous-Bois, Arles, Maranhão, Alhandra. - "Negócio do Convento do Santíssimo Sacramento. 22 de Janeiro de 1885." 1885. As cartas são escritas pela mãe de Teresa de Saldanha, Isabel Maria de Sousa Botelho, irmã Maria Madalena, José de Sousa Amado, irmã Maria José, soror Maria do Amor Divino, de Lisboa, Turcifal. - Cartas de Maria Perry, Caetano de Bragança, visconde de Algés, Maria do Carmo Sobral, Maria Júlia Júdice Carneiro, Maria Augusta Santos Júdice, António Luís da Costa de Vilhena, Maria da Conceição Henriques, Ana P. Freitas Branco, Manuel de Sousa Barbosa, Maria da Glória Manique de Vilhena, António Luís da Costa Pereira de Vilhena, Manuel de Aguiar, Maria Bárbara Duarte, Isidro Joaquim de Seabra, Guilhermina Couceiro Pinto da Cunha, Bemposta Subserra, Direcção Geral dos Correios e Postas do Reino (sobre a colocação de caixas para receber a correspondência), José Gomes Carvalho, Domingos Pereira de Albuquerque, padre António José de Mesquita, irmã Maria de São Francisco, e enviadas de Braga, Lisboa, Lagoa, Paris, Paço de Arcos, Maranhão, Cadaval, Évora, Coimbra, entre outros locais. 1878-1891. - Cartas de Maria Isabel, Francisco José da Cunha Viana, Maria Augusta Santos Júdice, padre João Maria Pinto da Gama, barão da Torre, viscondes de Chanceleiros, Caroline Vassier, Manuel João Passos, António Luís da Costa Pereira de Vilhena, Elizabeth Reboredo, José Gomes de Carvalho, Manuel Lopes Marçal, padre António da Costa Cordeiro, entre outros e enviadas de Silves, Lisboa, Cortegana, Braga, Arles, Sintra, Matosinhos, Évora, Porto, Campolide, etc. 1878-1891
Documentação referente às Irmãs Terceiras de São Domingos ou às Irmãs Doroteias. Documentação referente a: Amélia Antunes Ferreira, Beatriz Caldeira Soares Mendes, Ermelinda Oliveira, Ester Fernandes, Grafina Antunes Ferreira, Ilda Duarte Baptista, Leonor Eugénia da Cruz Cachudo, Lucila Fontoura, Maria Allietta Fernandes, Maria Caldeira, Maria Cândida Cabral de Vasconcelos e Lemos, Maria Josefina Blanc, Palmira Coelho e Rosa Carvalho.
Documentação provavelmente referente Teresa de Saldanha, das Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Contém cartas em que são remetentes o padre Pedro D. Hicher (da Ordem dos Pregadores, Dublin, 1885; Salamanca, 1885; Lisboa, 1885), bispo conde (Caminha,1885), Cristina de Almeida Solano (Lisboa, 1885, educada no Convento das Salésias), João arcebispo de Mitilene (Lisboa, São Vicente de Fora, 1884), P.B. Russel (Lisboa, Corpo Santo), José Cândido Gomes de Oliveria Vital (Averio, 1885), António bispo do Algarve (Faro, 1885), frei Vicente Picarelli [?] (Liboa, Inglesinhas,1883), entre outros. Na correspondência é referido o 'Colégio de Benfica'.
Documentação referente à Provínvia Portuguesa da Companhia de Jesus, Quinta do Vale Rosal.
Documentação referente à Ordem de Santa Clara, Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento da vila do Louriçal.
Documentação referente ao Instituto das Irmãs Doroteias, Colégio dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.
Documentação provavelmente referente ao arquivo pessoal de José Basílio Rademaker (pai de Carlos João Rademaker, jesuíta). Certidões e apontamentos de carácter genealógico da família Rademaker, originais da cidade de Hamburgo.
Documentação referente à sociedade entre Daniel Rademaker, José Rademaker (agente de Portugal em Londres) e a Casa de Hoevenaar e Regeman. Inclui documentos de fretes de embarque de mercadorias em navios, recibos de venda de sal, contas correntes e apólices de seguros de cargas de navios com viagens entre o Rio de Janeiro, Londres, Newcastle, Lisboa. Encontra-se entre a documentação um apontamento que informa sobre a sociedade Hoevenaar, Regeman & Rademaker, que de fazia parte José Rademaker, mas que acabava em 31 de Junho de 1789. Nessa altura deviam ser saldadas todas as contas, permanecendo somente o negócio do sal com a viúva de Hoevenaar e o José Rademaker e seus herdeiros até Dezembro de 1806.
Documentação referente à Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Colégio de Campolide. Tem um envelope com nove documentos soltos: uma imagem de São Nicolau de Tolentino e oito orações. Contém um auto de inauguração do monumento comemorativo do ano jubilar da Imaculada Conceição, em pergaminho com a data de 8 de Dezembro de 1904 (refere o n.º 229 maço?)
Documentação referente à Província Franciscana de Portugal, Convento de São Bernardino de Atouguia da Baleia, Peniche.
Documentação referente à Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Quinta do Vale Rosal.
Documentação referente à Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Quinta do Vale Rosal.
Documentação referente à Congregação da Missão, Casa Central, em Arroios, Lisboa. A propriedade em causa é a Quinta de Rilhafoles.
Documentação referente à Congregação do Espírito Santo, Procuradoria Geral das Missões do Espírito Santo do Congo e Angola. Contém dois documentos soltos.
Documentação referente à Congregação do Espírito Santo, Procuradoria Geral das Missões do Espírito Santo do Congo e Angola. Correspondência do padre José Maria Antunes, procurador-geral das Missões do Espírito Santo. Contém 6 documentos soltos.
Documentação referente à Congregação do Espírito Santo, Procuradoria Geral das Missões do Espírito Santo do Congo e Angola.
Documentação referente à Congregação dos Missionários do Espírito Santo, casa não identificada.