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Nesta série, as datas descritivas podem abranger o largo limite de tempo de 1886 a 1930. Nos documentos fotográficos podem encontrar-se os seguintes conteúdos, entre outros: Relativamente a pessoas fotografadas: "Aldegalega"; Alexandre; "Alminhas"; Dona Antónia Raposo; Chico e preta; Chico Sá; "Ino"; Jorge César Oom; Jorge Lima; Jorge Lima e netas; Jorge de Almeida Lima; um dos netos de Jorge de Almeida Lima; seis netos de Jorge de Almeida Lima; Leonel Cardoso; Maria Georgina; Dona Maria Margarida; pequenas Ottolini; Sotto Maior e mulher; Vasconcelos; Vieira de Castro. Relativamente a tipos humanos e profissionais: Amigas; amigos; caçador; campinos; criados; criança; criança dormindo; crianças sentadas sobre um carrinho de mão; enfermeira; engenheiros; estudante; grupo; grupo dos leques; homens; mendiga; mendiga cega; mendigo; menino; menino branco; menino de cor; jovem mulher; jovens mulheres; mulheres; pequeno; pobres; raparigas; rapaz; rapazes; velha; pescadores; piloto; tenista. Relativamente a nus: Nu feminino, nus femininos (jovem mulher, mulher, seios à mostra); nu masculino (homem musculoso; pose atlética). Relativamente a indumentária e acessórios: Bornal pendurado ao pescoço; cajado; capa de universitário; véu transparente; fato e chapéu; leques abertos; lenço amarrado à cabeça; mascarada; meias com liga; tanga. Relativamente a desportos, competições e entretenimento: Amazona; cavaleiro; cavalo baio; cavalo branco; cavalo tordilho; concurso hípico; obstáculo; patinagem; saltando obstáculo; salto de cavalo; rapazes na tábua; taça "Jorge Lima"; ténis; tiro aos pombos. Relativamente a medicina: Pé de Dona Luísa de Sousa (pé esquerdo gangrenado e purulento; pé esquerdo com uma extensa cicatriz; curado; pus). Relativamente a Belém e à Tapada da Ajuda (Lisboa): Belém; Tapada; Tapada da Ajuda; panorama tirado da Tapada da Ajuda; vista para os Prazeres; porta da Tapada (lado da Ajuda); entrada do lado da Ajuda; ponte rústica; lago rústico; lago na Tapada. Relativamente a outras localidades: Azeitão; Barreiro; Caldas da Rainha; Óbidos; Quinta da Palmeira (concelho do Seixal); Pintéus (concelho de Loures); Quinta do Leilão; Romeira; Sesimbra; Sintra; Verderena. Relativamente ao património cultural e edificado: Arco; armazém; casario; castelo; forte de Santiago; fortaleza de Santiago; forte da Marinha; forte da Praia; pátio; ponte; pequena ponte arcada; solar com porta principal armoriada. Relativamente ao património natural e paisagístico: Árvores; palmeira; palmeiras; vegetação. Relativamente a meios de transporte: Aeronave; bote; barcos; carlinga; charrete; estrada; hidroavião a pousar sobre as águas; hidroavião pousado sobre as águas; lancha; varino. Relativamente a apicultura, pecuária e animais domésticos: Abelhas; colmeia; exposição de mel e cera; boi; boi de cobrição; boi de guia; vaca taurina; cães (cão grande; cão "Rags"; "Cupido"; "Vénus"); cavalo; "Caraça" (cavalo de 5 anos); cavalo que está a dar um coice no ar. Relativamente a efeitos fotográficos: Dupla exposição fotográfica; tripla exposição fotográfica; estudo de "flou"; "flou"; "foco suave"; fotografia da lua; trajeto da lua.
Nesta série, as datas descritivas podem abranger o largo limite de tempo de 1886 a 1927. Nos documentos fotográficos podem encontrar-se os seguintes conteúdos, entre outros: Relativamente a pessoas fotografadas: "Bitoque"; "Isabelinha"; Jorge Lima atirando; "Malicha"; neta de Jorge Almeida Lima. Relativamente a tipos humanos e profissionais: Campino; crianças; homem; pescadores. Relativamente a desportos: Patinagem; salto. Relativamente a indumentária: Pobremente vestidas. Relativamente a localidades: Azeitão; Caldas da Rainha; Coimbra; Foz do Arelho; Vila Franca [de Xira]. Relativamente ao património natural e paisagístico: Árvores; pôr do sol; praia. Relativamente a meios de transporte: Barco; bote; chalupa a vela; varino a vela. Relativamente a pecuária: Feira de Santa Susana (concelho das Caldas da Rainha); parelha de bois. Relativamente a bebida alcoólica: Cantil de pele; copo de vidro com bebida; pipa.
Nesta série, as datas descritivas podem abranger o largo limite de tempo de 1886 a 1916. Nas caixas originais em que Jorge de Almeida Lima acondicionava os negativos e inscrevia as identificações dos respetivos conteúdos, é frequente, todavia, que entre os anos de 1905 e 1916 ele forneça datas tópicas a referir as Caldas da Rainha, onde então residiu de forma esporádica ou permanente – mas tais datações são fornecidas, surpreendentemente, inclusive para imagens capturadas em outras localidades que de facto não pertenciam ao concelho. Nestes casos, o campo "Datas descritivas" conterá a data tópica integral, fazendo-se todavia um alerta, no campo "Âmbito e conteúdo", para o facto de que Caldas da Rainha era o local de residência do fotógrafo, mas não o da captura da imagem. Nos documentos fotográficos podem encontrar-se os seguintes conteúdos, entre outros: Relativamente a tipos humanos e profissionais: Cavaleiros; jovens mulheres; lavadeiras; mendigo. Relativamente a indumentária: Elegantemente vestidas e de chapéu. Relativamente ao património natural e paisagístico: Mondego; praia. Relativamente a meios de transporte: Aeroplano; barcos; bote; carroças; campo de aviação; charrete; navio; patacho. Relativamente a pecuária: Bois; mercado de Santa Susana (concelho das Caldas da Rainha). Relativamente a localidades: Coimbra; São Martinho do Porto; Setúbal. Relativamente a sismos: Benavente e Samora Correia (casa arruinada; casas arruinadas; armazém arruinado; igreja arruinada; rescaldo de bens móveis danificados; tenda instalada numa rua; pessoas refugiadas; terramoto; terramoto de 1909; tremor de terra).
Nesta série, as datas descritivas podem abranger o largo limite de tempo de 1897 a 1916. Nos documentos fotográficos podem encontrar-se os seguintes conteúdos, entre outros: Relativamente a tipos humanos e profissionais: Criados; enfermeira; homens; menino; militares; mulheres; porteiro; vendedores ambulantes. Relativamente a pecuária e animais domésticos: Burros ajaezados; feira de gado; feira rural; perus; rapaz montado a cavalo. Relativamente a meios de transporte: Automóvel; charrete; charretes; galeota; navios ancorados; pequenas embarcações. Relativamente a indumentária e acessórios: Cartolas; chapéu; elegantemente vestidas; elegantemente vestidos; fardados; lantejoulas; trajes de gala; uniformes de gala. Relativamente a medicina: Hospital Termal Rainha Dona Leonor (Caldas da Rainha). Relativamente ao património cultural e edificado (Lisboa): Cais do Terreiro do Paço; hipódromo de Palhavã; praça do Comércio; teatro Dona Maria II (Rossio). Relativamente a personalidades e visitas de Estado (Lisboa): Guilherme II da Prússia; imperador da Alemanha; Émile Loubet; presidente de França; embarque de Loubet; rainha Alexandra de Inglaterra; reis de Portugal; Dona Amélia; Dom Carlos I; infante Dom Afonso; príncipe real Dom Luís Filipe; rainha-mãe Dona Maria Pia; marquês de Soveral. Solenidade pública; escadaria atapetada; bandeira real de Portugal; bandeiras de Portugal e de França; bandeiras reais de Portugal e de Inglaterra. Relativamente a festejos carnavalescos em Lisboa: Carro alegórico; fantasia; fantasias; foliões; barco florido; mascarado de marinheiro; mascarado de comandante; mascarados de mulher.
Nesta série, as datas descritivas podem abranger o largo limite de tempo de 1886 a 1919. Nas caixas originais em que esse autor acondicionava os negativos e inscrevia as identificações dos respetivos conteúdos, é frequente, todavia, que entre os anos de 1905 e 1916 ele forneça datas tópicas a referir as Caldas da Rainha, onde então residiu de forma esporádica ou permanente – mas tais datações são fornecidas, surpreendentemente, inclusive para imagens capturadas em outras localidades que de facto não pertenciam ao concelho. Nestes casos, o campo "Datas descritivas" conterá a data tópica integral, fazendo-se todavia um alerta, no campo "Âmbito e conteúdo", para o facto de que Caldas da Rainha era o local de residência do fotógrafo, mas não o da captura da imagem. Nos documentos fotográficos podem encontrar-se os seguintes conteúdos, entre outros: Relativamente a pessoas fotografadas: Alexandre; António Aires; Benedita e netos; "Bia"; "Catitinha"; Faustino da Gama; Dona Honorina Graça; João Passos; J. J. de Almeida Lima (provavelmente, Joaquim José de Almeida Lima, tio paterno do fotógrafo; provavelmente, José Joaquim de Almeida Lima (1817-1885), pai do fotógrafo); Jorge Lima; Jorge Lima e netas; Jorge Lima e neto; Jorge Lima e netos; José Caetano; "Josico"; Dona Luísa Amado; Maria do Carmo e Maria Georgina; Martinho; Monteiro e irmão; Monteiro velho. Relativamente a tipos humanos e profissionais: Aguadeira; bailarina; caçadores; campinos; crianças; homem de idade; dois homens, ambos de idade; lavadeiras; lavradeira; menina; músico; raparigas; rapazes; mendiga; mendigo com perna de pau; mendigos; pedinte; velhinha de 100 anos. Relativamente a nus: Nu masculino (homem musculoso; pose atlética); Jorge de Almeida Lima (autorretrato; a usar apenas uma parra sobre o sexo; pose de estátua antiga; pose de pugilista). Relativamente a desportos, competições e entretenimento: Exposição Nacional de Fotografias de Amadores (Sociedade de Geografia de Lisboa – salão; instalação [de] Jorge Lima); taça "Noble" (taça de prata lavrada); Sociedade do Tiro aos Pombos. Relativamente ao património cultural e edificado da cidade das Caldas da Rainha: Chafariz das Cinco Bicas; estrada das Faianças; gravura (mulher das Caldas; piscina; sala de banhos termais); rainha Dona Leonor - pintura; datada de 1657 e da autoria de Domingos Lopes; igreja de Nossa Senhora do Pópulo (antigas pinturas; antiga porta, com batentes de pedra lavrada; ornamentos florais e inscrição em letras góticas; porta da sacristia; quadros; tríptico da Paixão de Cristo; torre sineira); Hospital Termal Rainha Dona Leonor (placa de mármore; datada de 1747); Praça de Touros; rua do Andrade; rua Nova. Relativamente ao património cultural e edificado da cidade de Lisboa: Azenha de Campolide; Belém (Jerónimos; chafariz); Exposição Agrícola da Tapada (vista geral); Observatório da Tapada; Observatório Astronómico de Lisboa; Tapada da Ajuda. Relativamente ao património cultural e edificado (geral): Amoreira (concelho de Óbidos - igreja matriz; igreja de Nossa Senhora de Aboboriz); Atouguia da Baleia (castelo; fonte de Nossa Senhora da Conceição; igreja de São Leonardo; igreja (Real) de Nossa Senhora da Conceição; Real Capela de Nossa Senhora da Conceição); Barreiro (casa do Albers; rotunda); Bom Jesus, Braga (rua dos Sobreiros; entrada do Bom Jesus); Caminha (cais; vista geral); Cascais (farol da Guia); Casal do Rei (concelho das Caldas da Rainha - Rei da Memória; antigo monumento); Constância (vista panorâmica da vila; vista parcial da vila); Óbidos (castelo; igrejas e casas; santuário do Senhor Jesus da Pedra; porta da Cerca do Castelo, edificada na muralha; aqueduto; túmulo de Dom João de Noronha, o Moço, na igreja de Santa Maria; mesa de Josefa [de] Ayala; pertenceu à pintora Josefa de Ayala Figueira (1630-1684), mais conhecida como Josefa de Óbidos; cadeira [do] padre Malhão; panorama da vila; vista parcial da vila; rua; rua do Arco); Pernes (janela antiga; casa com uma janela de estilo manuelino; ponte); Pinhal Negreiros (ponte); Roliça (concelho de Bombarral - casa alpendrada; Casa da Palma); Quinta das Janelas (concelho de Óbidos – pátio; portão); Salir de Matos (concelho das Caldas da Rainha - igreja de Santo António); São Mamede (concelho de Bombarral - casa; pátio; palácio); Serra d'El-Rei (concelho de Peniche - portão do velho palácio; paço de Dom Pedro I); Tancos (castelo de Almourol; igreja arruinada; igreja conventual de Nossa Senhora do Loreto); Vila do Conde (convento de Santa Clara); azenha dos Arcos; casa velha; pintura; ponte do Bico; ponte do Zêzere. Relativamente a pequenas localidades: Azeitão; Avenal (concelho das Caldas da Rainha); Baleal (concelho de Peniche); Buçaco; Casal do Mato (concelho de Figueira da Foz); Olho Marinho (concelho de Óbidos); Quinta das Gaeiras (concelho de Óbidos); Quinta da Palmeira (concelho do Seixal). Relativamente ao património natural e paisagístico: Árvore frondosa; árvores altas; corredoura; campo; carvalho; flores; heras; jardim do Palácio de Cristal (Porto); loníceras; madressilvas; "Nau dos Corvos" (Peniche - formação rochosa que aflora nas águas junto do Cabo Carvoeiro); paisagem campestre; paisagem marítima; panorama; pinheiro; pinheiros; portinho do Revez (Peniche); ramo florido; rio Ave; rio Cávado; rochas fustigadas pelo mar; rochedos (Senhora dos Remédios - Peniche). Relativamente a meios de transporte: Barco de fragateiro; bote; bote da Nazaré; bote "Dois Irmãos"; charrete; pequena embarcação a vela; "República" (navio cruzador encalhado; chamado "Rainha Dona Amélia" antes da implantação do regime republicano). Relativamente a pecuária e animais domésticos: Boi malhado; burro; cão; cão pequinês; cavalo; cavalo castanho; feira de gado; manada de bovinos a pastar; mercado do gado (Braga); mercado de gado bovino numa praça; quadrilha pastando. Relativamente a efeito fotográfico: Mão de Jorge Lima (raios X).
A maioria dos documentos fotográficos da presente série contém imagens referentes ao período de construção do Observatório Campos Rodrigues, entre 1906 e 1908, na então cidade de Lourenço Marques, capital da Colónia Portuguesa de Moçambique. O militar, astrónomo e publicista Frederico Tomás Oom (1864-1930), genro de Jorge de Almeida Lima, foi o profissional incumbido de dirigir a construção e a instalação de aparelhos do citado Observatório moçambicano. É muito provável, portanto, que as fotografias dessa temática sejam da sua autoria, o que aliás é também evidenciado tanto pela incidência de descuidos e defeitos básicos que elas apresentam - uma constatação incompatível com a vasta experiência que Jorge de Almeida Lima tinha nessa época -, quanto pelo facto de não ser também deste último a caligrafia das identificações inscritas nas caixas com esta temática. Na verdade, a ausência da mão de Jorge de Almeida Lima manifesta-se pelo menos em mais uma situação, pois um outro conjunto, que testemunha atividades de escoteiros, é talvez obra do seu neto mais velho, Frederico Jorge Oom (1899-1970), habitualmente dedicado ao registo deste movimento juvenil, como se verifica das imagens similares que ele produziu em outros formatos. Novamente a constatação de certos deslizes, sobretudo problemas na luminosidade das cenas, milita a favor desta atribuição.
Fortes indícios constatáveis nos documentos fotográficos desta série fazem crer que a maioria das imagens, senão a totalidade delas, é da autoria de Frederico Jorge Oom (1899-1970), o neto mais velho de Jorge de Almeida Lima. Tais indícios vão desde a caligrafia de inscrições apostas nas películas, geralmente reconhecível como sendo a de Frederico Jorge, até à predominância de determinadas temáticas, como, por exemplo, as imagens em que pontos notórios da freguesia da Parede (concelho de Cascais) servem de cenário, destacando-se a praia daquela localidade ou a célebre Casa das Pedras, em cuja família proprietária do imóvel Frederico Jorge foi se consorciar. Finalmente, nas características observadas, não ficam também de fora os descuidos e defeitos técnicos que uma significativa quantidade de fotografias apresenta, algo em franco desacordo com o que se comprova da genuína produção de Jorge de Almeida Lima. Com efeito, este fotógrafo faz-se notar de forma extremamente rara nos presente acervo de películas – na verdade, em apenas três vezes, sempre como retratado.