Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

44 records were found.

Declaração de arrendamento que fazem Manuel Soares e sua mulher Mariana Correia, moradores no lugar de Brufe, da freguesia de Vitorino das Donas, a D. Catarina de Sena Furtado Mendonça, do campo do Casal sito na dita freguesia, pelo preço e pensão anual de 120 alqueires de milho.
Declaração de arrendamento que fazem José da Rocha e sua mulher Teresa Correia, moradores no lugar do Pessegueiro, da freguesia de Vitorino das Donas, a Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, senhora da Casa do Paço, de metade da gravalha que cair com o vento da mata da Aveleira, por pensão de dois alqueires de milho.
Declaração de arrendamento que fazem Domingos Martins Neto e sua mulher Maria Teresa, moradores no lugar do Viso, na freguesia de Vitorino das Donas, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, senhora da Casa do Paço, do seu moinho e casas sitas no lugar do Outeiro, da dita freguesia, por pensão anual de cinquenta alqueires de milho grosso.
Declaração de arrendamento por tempo de um ano, que faz José Fernandes viúvo, morador no lugar da aldeia, freguesia de Vitorino das Donas, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, senhora da Casa do Paço, de várias propriedades.
Requerimentos de D. Catarina de Sena Pereira Pimenta Furtado de Mendonça, viúva, proprietária da Casa do Barco, na freguesia de Vitorino das Donas, para que seja passado em seu favor o registo provisório de dez prazos que tem na freguesia de S. Tomé de Negrelos, comarca de Santo Tirso, conforme os termos do artigo 696 do Código Civil e do art. 10 do Decreto de 23 de Maio de 1873. Contém a relação dos enfiteutas e respectivas propriedades e foros pagos por cada um.
Recibos que dá Manuel da Costa a D. Catarina de Sena Pimenta Furtado de Mendonça.
Relação dos foreiros (nomes, estado e morada) que D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, de Vitorino das Donas tem na freguesia de S. Tomé de Necrelos, comarca de Santo Tirso, e lhe foram aforadas pela escritura.
Apontamentos de dívidas e das respetivas escrituras de empréstimos a juros.
Declaração de arrendamento que fazem João Fernandes e sua mulher Josefa Freire do Rego, moradores no lugar de Balte da freguesia de Vitorino dos Piães, dos campos das Servas, de metade do campo da Portela e de uma devesa, sitas na dita freguesia, a D. Catarina de Sena Pereira Furtado de Mendonça, viúva, por preço e pensão anual de cento e vinte alqueires de milho.
Recibo da Padre António Luís Gomes de Matos da quantia de 274.860 réis que recebeu de D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, da Casa do Paço, das despesas com o funeral do seu marido.
Rol das propriedades em nome de D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, na freguesia de Vitorino das Donas.
Declaração de arrendamento que fazem António Alves Correia e sua mulher Maria Rodrigues, moradores no lugar de Almuinha, freguesia de Vitorino das Donas, do campo do Casar, sito na dita freguesia, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, por preço e pensão de cento e vinte alqueires de milho e duas razas de feijão grande rajado, duas galinhas e um frango.
Declaração de arrendamento que fazem Brás Feliciano e sua mulher Rosa Rodrigues, moradoras no lugar do Outeiro, da freguesia de Vitorino das Donas, de uma propriedade de terra lavradia no sítio do Covelo, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, por pensão anual de catorze alqueires de milho.
Declaração de arrendamento que fazem Manuel Lourenço e sua mulher Maria Rocha, moradores na Quinta da Fonte da Bouça, da Bouça da Agra e de uma leira de mato em Tremoinhos e o Monte de Santo António a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, por preço e pensão de onze alqueires de milho.
Declaração de arrendamento que fazem António de Sá Barbosa e sua mulher Rita da Conceição, moradores no lugar da Conceição, freguesia da Facha, do seu lagar de azeite, sito na freguesia de Subportela, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça.
Certidão de cumprimento dos autos de testamento de Francisco de Abreu Pereira Coutinho. Passada e assinada por Inácio José de Amorim de Sousa Sanhudo.
Declaração de arrendamento que faz Rosa Rebouça, solteira, moradora no lugar do Barco, freguesia de Vitorino das Donas, do campo Novo, no Arco da Veiga de Pessegueiro, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, pela pensão anual de vinte e quatro alqueires de milho.
Declaração de arrendamento que fazem António Gonçalves Teixeira e sua mulher Rosa Maria da Costa, moradores do lugar de Ventoso, freguesia de Santa Leocádia de Geraz do Lima, do campo do Gormião, sito na dita freguesia, a D. Catarina de Sena Pereira Furtado de Mendonça, viúva, pela pensão anual de trinta e um alqueires de milho,
Declaração de arrendamento que fazem José da Rocha e sua mulher Teresa Correia, moradores no Lugar do Pessegueiro, freguesia de Vitorino das Donas, de um bico de terra lavradia na Agra Pequena, propriedade de a D. Catarina Sena de Furtado de Mendonça, viúva, por preço anual de 5 alqueires de milho grosso.
Declaração de arrendamento que fazem João Correia e sua mulher Maria Amada, moradores no lugar da Borgonha, freguesia da Facha, de uma leira de terra lavradia no sítio das Jorges, sita na dita freguesia, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça.
Requerimento que faz D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, na qualidade de tutora dos seus filhos menores, da freguesia de Vitorino das Donas, para que lhe seja passada certidão de teor do testamento de D. Maria do Carmo Brito Amorim da Gama Lobo, viúva do comendador Félix de Andrade Rubi Porto Pedroso, moradora na rua da Bandeira da cidade de Viana do Castelo. Contém a respectiva certidão.
Cópia do requerimento que fazem Manuel José de Brito e sua mulher teresa Barbosa, Marquesa de Brito, casada com João José Pereira, e Manuel José de Sousa, viúvo de Maria Rosa de Brito, todos da freguesia de Santa Maria de Geraz do Lima, para que sejam citados João da Silva São Miguel e sua mulher Rosa de Amorim, da cidade de Viana do Castelo, e D. Catarina de Sena Pimenta Furtado de Mendonça, viúva, por si e na qualidade de tutora dos seus filhos menores - Francisco de Abreu de Lima Pereira Coutinho, solteiro, José de Abreu de Lima Pereira Coutinho, maiores de 14 e menores de 25 anos, Miguel, Maria José e Joaquim, menores impúberes.
Declaração de arrendamento que fazem Manuel Soares e sua mulher Mariana Correia, moradores no lugar de Brufe, da freguesia de Vitorino das Donas, de uma leira de terra lavradia no sítio das Pegas, sito na mesma freguesia, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, por pensão anual de nove alqueires de milho.
Declaração de arrendamento que fazem José Roiz Lima e sua mulher Antónia Martins, moradores no lugar de Louredo, da freguesia de Santa Marinha de Moreira, da leira do Barreiro, sita na freguesia, a D. Catarina de Sena Pereira Furtado de Mendonça, por pensão anual de nove alqueires de milho e cento e sessenta réis.
Declaração de arrendamento que fazem António de Caldas, solteiro, morador no lugar de Brufe, da freguesia de Vitorino das Donas, de uma leira de terra lavradia chamada a leira do Vale, sita na veiga de Pessegueiro, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, por pensão anual de oito alqueires de milho.
Declaração de arrendamento que fazem João Pereira e sua mulher Maria Rodrigues, moradores no lugar de Milheirós, da freguesia de Vitorino das Donas, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, da leira da Loba na dita freguesia, pela pensão anual de nove alqueires de milho.
Declaração de troca de propriedades que fazem D. Catarina de Sena Pereira de Sá Furtado de Mendonça, viúva, e seu filho Francisco de Abreu de Lima Pereira Coutinho, solteiro e o Padre Tomás Rodrigues de Puga, do lugar do Barco.
Alvará de remissão do quinto das propriedades que possui a Casa de Bragança, dentro da demarcação do extinto Couto da Correlhã, a D. Catarina de Sena Furtado [de Mendonça]. Foi procurador da Casa de Bragança, Augusto César Falcão da Fonseca Vieira, administrador geral da Casa de Bragança.
Declaração de arrendamento que toma Rosa da Agonia, viúva, moradora no lugar do Barco, da freguesia de Vitorino das Donas, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, da Casa do Paço, do seu lugar que se compõe de casas, horta, árvores de fruto e duas oliveiras, pela pensão anual de 7.800 réis. Foi fiador principal António Barbosa, casado, lavrador, morador no lugar do Barco.
Declaração de arrendamento que faz Rosa Maria, solteira, do Lugar do Outeiro, da freguesia de Vitorino das Donas a D. Catarina de Sena Furtado Mendonça, viúva, senhora da casa do paço, do seu moinho e casas de vivenda, sitos no lugar do Outeiro, pela pensão anual de cinco alqueires de milho grosso.
Recibo da quantia de 40.500 réis da remissão de censos impostos nas propriedades do Marquês de Ponte de Lima e que pertencem a Augusto de Morais e sua mulher, da cidade do Porto, dado a D. Catarina de sena Furtado de Mendonça, viúva e administradora dos bens dos seus filhos.
Declaração de arrendamento que fazem José Ferreira de Matos e sua mulher Joaquina Dias de Carvalho, moradores no lugar do Forno, da freguesia de Vitorino das Donas, do campo do Prado Velho, sito na dita freguesia, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, por pensão anual de quarenta e cinco alqueires de milho.
Recibo que dá Maria Teresa, solteira, do lugar das Mós, da freguesia de Estorãos do concelho de Ponte de Lima, a D. Catarina de Sena Pimenta de Sá Furtado, pela entrega de doze rasas de milho que lhe deixou D. Joana de Abreu Coutinho.
Declaração de arrendamento que tomam António Rodrigues Rio e sua mulher Ana Rodrigues, moradores no Lugar da Venda Nova, da freguesia de Vitorino das Donas a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, senhora da Casa do Paço, da sua terra do Espinheiro, pela pensão anual de vinte alqueires de milho grosso.
Declaração de arrendamento que fazem José Ferreira de Matos e sua mulher Joaquina Dias de Carvalho, moradores no lugar do Forno, da freguesia de Vitorino das Donas, de várias propriedades, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça.
Declaração de arrendamento que fazem Brás Feliciano e sua mulher Rosa Rodrigues, moradoras no lugar do Outeiro, da freguesia de Vitorino das Donas, do prado do Engenho, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, por pensão de catorze alqueires de milho.
Declaração de arrendamento que fazem Manuel Soares e sua mulher Mariana Correia, naturais de Vitorino das Donas, da Quinta do Paço e mais propriedades, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, da Casa do Paço.
Declaração de venda que fazem Manuel de Sousa Pereira e sua mulher Maria Custódia, no ligar do Barco, da freguesia de Vitorino das donas, a D. Catarina de Sena Pereira Pimenta Furtado de Mendonça, viúva, do domínio útil que têm na leira da Loba, no sítio da Loba, na dita freguesia.
Deprecada de citação e execução passada a favor da Fazenda Nacional contra os herdeiros de Francisco de Abreu Pereira Coutinho, atuais possuidores dos bens do falecido Agostinho Gonçalves, da freguesia de Afife que vai da Administração do Concelho de Caminha para o administrador do concelho de Ponte de Lima.
Declaração de arrendamento que fazem Manuel Rio e sua mulher Maria Rodrigues, moradores no lugar do Barco, da freguesia de Vitorino das Donas, de uma leira de terra lavradia no sítio da Loba, a D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, por pensão anual de doze alqueires de milho.
Outorga da procuração passada por D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, a José Pinto Viana, solteiro, e José da Rocha, casado, ambos da freguesia de Vitorino das Donas, para registar escrituras ou títulos de dinheiro a juro na conservatória.
"Rol dos ilustríssimos e excelentíssimos senhores que assistiram ao ofício do corpo presente pela alma da Exmª Srª D. Catarina de Sena Furtado Mendonça, viúva, da Casa e Quinta do Paço, da freguesia de Vitorino das Donas e sepultada na Igreja Paroquial da mesma freguesia no dia 5 de Outubro de 1881".
Declaração de arrendamento que fazem António de Lima e sua mulher Teresa Correia, do lugar de Pessegueiro, da freguesia de Vitorino das Donas, a Catarina de Sena Pereira Furtado de Mendonça, viúva, de quatro leiras da dita freguesia.
"Rol dos reverendos sacerdotes que assistiram ao ofício de corpo presente pela alma da Exmª Srª D. Catarina de Sena Furtado de Mendonça, viúva, da Casa e Quinta do Paço, freguesia de Vitorino das Donas e sepultada na Igreja Paroquial da mesma freguesia no dia 5 de Outubro de 1881".