Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

28 records were found.

Parecer acerca de uma acção que tem a viúva do filho primogénito de Garcia Lopes, a quem pertencia o morgado, contra o feitor, Francisco Cerqueira, e contra os herdeiros do tutor, Francisco Fagundes. Francisco Fagundes foi tutor dos filhos de Garcia Lopes, durante dois anos, até ao casamento do pimogénito.
Certidão de pagamento da sisa que recebeu Gonçalo Vaz Vilas Boas de 9.400 réis da compra que fez Francisco Fagundes, morador na vila de Viana, a Afonso Gonçalves Fagundes, Abade de Cerveira (?) e a Gonçalo Fagundes, seu irmão, e a Belchior Gonçalves, seu tutor, todos moradores na vila de Viana, dos bens de raíz sitos em Cortegaça, que herdaram por morte de Afonso Gonçalves e de Maria casado, seus avós, por preço de 94.000 réis. Certidão passada por Baltazar Cício Barcelos, escrivão das sisas.
Certidão de pagamento da sisa referente à compra de um campo que fez Francisco Fagundes, morador na vila de Viana, a António Gonçalves da Riba, morador na freguesia de Subportela. Certidão passada por Francisco Machado, escrivão das sisas.
Recibos de Francisco Fagundes da quantia de 25.000 réis e de 10.650 réis que recebeu de Domingos Anes da Arriba.
Declaração de arrendamento que faz Francisco de Amorim, morador na freguesia de Vitorino das donas, do Campo de Barco, por foro anual de doze alqueires de pão terçado, a Francisco Fagundes.
Certidão de pagamento da sisa que recebeu João Almeida de 200 reis da compra que fez Francisco Fagundes, morador em Viana, a Domingos Gonçalves de uns poucos de carvalhos no Sopradouro (?), por preço de 4.000 réis. Certidão passada por Francisco Machado Carmona, escrivão das sisas.
Carta de sentença e título na qual é autor Francisco Fagundes, morador na vila de Viana e réu Manuel Gomes Maciel, morador na vila de Viana, sobre a troca de propriedades. Manuel Gomes Maciel é obrigado a trocar com Francisco Fagundes a devesa e carvalhos, sitos na sua Quinta de Cortegaça, na freguesia de S. Pedro de Subportela, termo da vila de Barcelos, por um pedaço de devesa e carvalhos que era da capela que instituiu António Fernandes Maciel da qual é administrador Manuel Gomes Maciel, que valia 40 cruzados. Contém o respectivo auto de tomada de posse.
Declaração de venda que faz Francisco Gonçalves de Arriba, lavrador, morador na aldeia de Cortegaça, a Francisco Fagundes, da pedra, telha e madeira da casa do lagar, da casa do forno e da torre, por preço de 12.000 réis. Contém declaração de quitação que faz Francisco Gonçalves a Francisco Fagundes, do pagamento da venda que fez.
Certidão de pagamento da sisa de uma compra de onze medidas de pão que faz Francisco Fagundes, morador na Quinta de Cortegaça, por preço de 19.200 réis. Certidão passada por Francisco Machado Carmona, escrivão das sisas.
Requerimento de Francisco Fagundes, morador na sua Quinta de Cortegaça, para que seja citado João Carreira de Almada, Juiz de Fora da vila de Ponte de Lima, para pagamento da dívida da sua mulher Genebra de Amorim 200.000 réis. Contém traslado da provisão.
Declaração de venda de uma terra que faz Inês Gonçalves, viúva, a Francisco Fagundes. Contém em anexo declaração de venda de Afonso Pereira (?) de Santiago e sua mulher Isabel Anes, lavradores e moradores em Cortegaça, freguesia de Subportela, termo da vila de Barcelos, a Inês Gonçalves, do Campo de Castanheiro, por preço de 600 (?) réis.
Traslado do auto de troca de terras reguengas que fazem Francisco Fagundes e Afonso Álvares. Afonso Álvares troca: um campo que se chama Mendelos que é propriedade do Casal Reguengo e uma cortinha. Francisco Fagundes troca: um campo que chamam de Trás-o-Forno, na freguesia de Cortegaça, uma leira na veiga da aldeia, na dita freguesia, e um campo na Veiga de Bouças.
Certidão de depósito da sisa de 400 réis referente a uma compra que fez Francisco Fagundes.
Certidão da sisa que recebeu Gaspar Machado da compra que fez Francisco Fagundes, morador na vila de Viana, a Álvaro [sic], morador na aldeia de Cortegaça, da freguesia de S. Pedro de Suportela, de duas leiras de terra e um campo na mesma freguesia, por preço de 4.000 réis.
Apresentação de embargos que apresentou Jerónimo Salgado, estante na sua Quinta de Faldejães, termo de Ponte de Lima, para não se dar posse de umas casas da Rua do Cais a Francisco Fagundes, que comprou a Nicolau Barbosa Pinheiro, como procurador que era de António Soutelo e de sua mulher. Contém documentos anexos.
Certidão de pagamento da sisa que recebeu Gonçalo Vaz Vilas Boas de 3.400 réis da compra que faz Francisco Fagundes a António Trigo (?), ambos da vila de Viana, do Campo do Noval, sito na freguesia de Cortegaça, por 34.000 réis. Certidão passada por Baltazar Cício Barcelos, escrivão das sisas.
Certidão de pagamento da sisa que recebeu Pascoal António, morador na vila de Barcelos, de Baltazar Cício Cogominho, depositário das sisas dos bens de raiz, de 450 réis de sisa da compra que fez Francisco Fagundes morador na vila de Viana a Afonso [sic] caleiro, morador em Cortegaça, freguesia de Suportela, de uma bouça sita na dita freguesia, por preço de 6.000 réis. Certidão passada por Francisco Machado Carmona, escrivão das sisas.
Confissão de dívida que fazem João Francisco (?) e sua mulher Maria Trigo, lavradores da freguesia de S. Pedro de Subportela, a Francisco Fagundes e sua mulher, de 4.100 réis.
Escritura de venda que fazem Belchior Barbosa e sua mulher Isabel Maciel, moradores na freguesia de Vila Franca, termo de Barcelos a Francisco Fagundes e sua mulher, moradores, na Rua do Cais, na vila de Viana, de uns carvalhos, do Monte Maninho, na aldeia de Cortegaça, freguesia de Subportela, que o vendedor comprou a Álvaro Martins, da Parinheira, João Gonçalves, da barreira e a João Pires, sapateiro, por preço de 80.000 réis. Contém o respectivo auto de posse e a certidão do pagamento da sisa.
Certidão de pagamento da sisa que recebeu Gonçalo Vaz Vilas Boas de 1.500 réis da compra que fez Francisco Fagundes, morador na vila de Viana, a António Gonçalves da Riba, morador na freguesia de Cortegaça, de dois [sic] que tem no choupo da Cunha do Eido Velho, sito na dita freguesia, por preço de 14.000 réis. Certidão passada por Francisco Machado, escrivão das sisas.
Carta de Filipe Saraiva a José de Melo Coutinho Garrido acerca das casas que chamam Palácios confusos, em Coimbra, compradas por seu avô Manuel Coutinho de Abreu.
Recibo de Pedro Fernandes, da Santa, lavrador e morador na freguesia de S. Pedro de Subportela, termo da vila de Barcelos, em como recebeu 27.000 réis de Francisco Fagundes, morador na vila de Viana.
Declaração de doação de uma bouça que faz Catarina da Rocha Peixoto, viúva que ficou de Marcos Pereira Peixoto, a Francisco Fagundes e sua mulher Maria da Rocha.
Apenas uma folha que fará parte de uma escritura de venda de uma devesa a Francisco Fagundes, por preço de 9.000 réis.
Parte de uma declaração ou escritura referente à compra que fez Francisco fagundes a António da Riba, morador na freguesia de Cortegaça, de um campo sito na mesma freguesia, por preço de 11.200 réis.
Declaração que fazem Pero Fernandes, da Santa, e Catarina Gonçalves, lavradores e moradores na aldeia de Cortegaça, em como pagaram as pensões e obrigações a Francisco Fagundes.
"Cortegaça: do que aconteceu a Manuel da Costa Carvalho".
Refere: Pensão de catorze alqueires de pão meado postos na sua Quinta de Cortegaça. Assinam: João Velho Barreto, escrivão dos órfãos, a rogo de Leonor Martins, Sebastião Pires, criado de Francisco Fagundes, e Domingos Martins.