Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

42 records were found.

Autores: Gonçalo de Abreu Coutinho e sua mulher D. Maria Joana de Barros Rego Barreto, moradores na sua Quinta do Paço da freguesia de Vitorino das Donas, do concelho de Santo Estêvão de Riba de Lima. Réus: Manuel Rodrigues e sua mulher, do lugar do Pessegueiro. Objecto da acção: Por não ter recebido dos réus os 5 alqueires de pão terçado e mais quatro e meio de pensão. Contém documentos avulsos.
Autos de inquirição cível de testemunhas em que é autora D. Maria Josefa, assistente no Convento de Santa Ana da vila de Viana e réu Gonçalo de Abreu Coutinho, assistente na sua Quinta de Vitorino das Donas, relativo a um libelo de alimentos.
Nota de venda das casas altas da rua de Viana que fez Gonçalo de Abreu Coutinho por seu procurador Francisco José Barbosa da Costa a João José Fernandes e André Norton, em 30 do mês de Setembro de 1813.
Inventário que se faz de todos os bens móveis e de raiz que ficaram por morte e falecimento de Francisco de Abreu Coutinho e sua mulher D. Sebastiana Rosa de Sá Barreto, da vila de Viana, sendo cabeça de casal o filho Gonçalo de Abreu Coutinho.
Traslado dos requerimentos de Gonçalo Abreu Coutinho para que sejam passadas provisões de abolição e extinção das obrigações de missas nas capelas de Nossa Senhora da Graça, freguesia de S. Tomé do Vade, termo da vila da Barca, e da Igreja de Santa Leocádia de Geraz do Lima.
Embargos de paga e amortização em que é embargante Gonçalo de Abreu Coutinho e embargada D. Catarina Josefa de Castro e Araújo, viúva.
Documento acerca de uns embargos de paga e quitação de Gonçalo de Abreu Coutinho e seu irmão João de Abreu Coutinho, assistente em Goa, Estados da Índia, contra a dívida de 64 alqueires de pão terçado do ano de 1751 executada por D. Maria Josefa Alpuim e filhos
Apontamento com as contas e rendas que pertencem à Casa do Paço de Vitorino.
Relação dos pagamentos efectuados por Gonçalo de Abreu Coutinho à Santa Casa da Misericórdia de Viana.
Carta de Luís António [?] dirigida a Francisco José Barbosa da Costa, da Casa e Quinta da Granja sobre a tomada de posse dos bens vinculados em Pedreiras (?), Brandara e em S. Pedro de Arcos. (A carta, à qual foram acrescentados apontamentos, parece ter sido posteriormente remetida a Gonçalo de Abreu Coutinho).
Informação [feita por Gonçalo de Abreu Coutinho] sobre a venda de propriedades da Quinta do Casal, para os embargos da causa de D. Maria Rosa que remete José Joaquim Carvalheira. Contém a descrição da sucessão nas ditas propriedades.
Requerimento de Luís Vicente de Sá Barreto, administrador de seus sobrinhos, que ficaram de Francisco de Abreu Coutinho, para que lhe seja reposta a décima que se tirou a António Domingues Conxeiro, caseiro da freguesia de Afife. Contém resposta de Agostinho António Pereira Bezerra ao requerimento. Contém documentos em anexo.
Petição de Gonçalo de Abreu Coutinho e irmãos para que seja passado alvará do foro de fidalgo da Casa Real de seu pai Francisco de Abreu Coutinho, que se acha com o nome de Francisco Pereira Coutinho, cujo apelido de Pereira mudou depois para Abreu.
Mercê concedida por D. José I a Gonçalo de Abreu Coutinho, filho de Francisco Pereira Coutinho e neto de Manuel Coutinho de Abreu, para tomar o foro de fidalgo da Casa Real com 1.600 réis de moradia por mês de fidalgo cavaleiro e um alqueire de cevada por dia. Carta dirigida a Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e assinada pelo mesmo.
Cópia das respostas do curador dos menores acerca dos interesses no inventário [por morte de Gonçalo de Abreu Coutinho] passada pelo escrivão da provedoria, Sebastião Sanches Ribeiro e Castro.
Documento acerca de uma queixa apresentada por Gonçalo de Abreu Coutinho sobre um libelo em que é autora D. Maria Rosa de Barros Rego, sua sogra, e ré D. Madalena Bernarda Teles e seus assistentes Manuel Pedro de Castro e seus irmãos.
Contas entre Gonçalo de Abreu Coutinho e Ventura Malheiro Reymão Marinho.
Apontamento para uma carta citatória feita a requerimento de Gonçalo de Abreu Coutinho contra Luís Vicente de Sá Barreto.
Árvore de costados com início em Simão Logier até Gonçalo de Abreu Coutinho.
Apontamento [de Gonçalo de Abreu Coutinho] sobre a Quinta do Quintal, os bens da Quinta do Casal e a Quinta da Quintela, administrada por D. Joana [de Barros Araújo] até 1789 quando morreu em Pernambuco, sucedendo-lhe [Maria Rosa de Barros Rego Barreto].
Declaração que faz Maria Rosa de Barros [Rego Barreto] acerca do vínculo ou morgado da Quinta do Quintal, no concelho de Geraz do Lima, instituído por sua avó, D. Ana Barbosa [Bezerra Barreto] e da Quinta da Quintela que comprou a viúva de Manuel de Barros Rego, em 1755. A Quinta do Quintal é vendida ao Malheiro [Reymão], em 1755.
Acórdão em relação aos embargos entre Gonçalo de Abreu Coutinho e D. Catarina Josefa de Castro e Araújo, viúva.
Declaração de arrendamento da Quinta de Brandara, que fazem Manuel Rodrigues e sua mulher Florinda Rosa, da freguesia de Brandara, a Gonçalo de Abreu Coutinho, por oitenta alqueires de milho grosso de pensão anual.
Autos de embargo feito a Isabel Bezerra, viúva de Domingos Gonçalves Picado, da freguesia de Afife, para segurança de 12.120 réis de pensão e arrendamentos que deve a Gonçalo de Abreu Coutinho. Contém requerimento de Gonçalo de Abreu Coutinho para embargo dos frutos para pagamento da dívida.
Carta de inquirição na qual são executantes Gonçalo de Abreu Coutinho e seus filhos e executada Madalena Bernarda Teles de Meneses, da vila de Viana.
Ajuste de contas feitas a 3 de Outubro de 1802 entre o ilustríssimo Senhor Ventura Malheiro e o ilustríssimo Gonçalo de Abreu.
Documentos referentes ao funeral de Gonçalo de Abreu Coutinho, em Abril de 1820. Contém: relação da despesa com o funeral, quitação feita pelo Convento de Santa Cruz de Viana (S. Domingos), pelo Convento de S. Francisco do Monte e pelo Convento de Santo António De Viana; Recibos passados a Frei Tomás Vicente de Sousa Barros; lista de nomes das pessoas que terão estado presentes no funeral, bem como daqueles a quem incumbiu carregar o caixão.
Autos de apresentação de carta precatória para diligência em que são partes suplicantes D. Antónia Narcisa Cardoso Macedo Portugal, viúva de Leandro de Sá, da vila de Guimarães, e suplicado Gonçalo de Abreu Coutinho.
Declaração de troca que fazem Fernando de Vilas Boas e sua mulher D. Maria Clara Coelho Vilas Boas, de propriedades em Geraz com a meia quinta de Gonçalo de Abreu Coutinho.
Carta precatória citatória para que seja Gonçalo de Abreu Coutinho e sua irmã D. Maria Joana e seu marido Félix Barreto de Sá a requerimento de D. Maria Josefa de Alpuim do Rego e Castro, viúva, e suas filhas menores que ficaram de Gaspar da Rocha Malheiro Pai, da freguesia de Deocriste.
Resposta de Manuel Joaquim Fragoso de Carvalho a quesitos acerca do cumprimento de legados pios. Contém proposta relativa ao vínculo instituído por Laura com obrigação de missas anuais.