Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
3 records were found.
Sebenta de Trajano C. Pinheiro, dactilografado por A. da Silva em Coimbra, o Volume II com o título “Lições de Clinica de Moléstias Infecciosas, Doenças Exantemáticas”, contém o nome da moléstia e sua descrição, as suas causas, o resultado da ação de alguns agentes na moléstia, o contágio, o mecanismo de infeção, a sua sintomatologia, as formas clínicas, possíveis complicações, diagnóstico, prognóstico e tratamentos, descreve temas como a Escarlatina, o Sarampo, Noções de Hidroterapia, a Rubéola, a Doença de Dukes-Filatoff ou “Quinta Doença", Exantema Repentino ou “Sexta Doença”, a Varicela, o Rash, a Varíola, a Vacina e o Tifo Exantemático. No Volume III com o título “Lições de Clínica de Moléstias Infecciosas – Tuberculose” Trajano C. Pinheiro descreveu a Tuberculose, as suas causas, as fontes de contagio e vias de infeção, as suas principais infeções, a evolução da tuberculose, a sua sintomatologia, o começo, as formas anatomoclínicas da Tuberculose, a Tuberculose fibrosa, as complicações da Tuberculose Pulmonar, associações mórbidas complicando a Tuberculose Pulmonar, a terapêutica, a colapsoterapia, a conduta a seguir no decurso do Pneumotórax, as complicações, o valor e as formas do Pneumotórax, a Pleuroscopia e secção de aderências, o Oleotórax, a Frenicectomia, a Apicólise e a Toracoplastia. Contém Bibliografia e Índice dos três volumes.
Esboço da História da Sociedade Farmacêutica Lusitana, terceira parte, por J. A. Saraiva Canejo, edição da Ordem dos farmacêuticos, de 1988: retrato da evolução da farmácia desde o início dos tempos até à altura, com particular enfoque na criação da Sociedade Farmacêutica Lusitana, contendo o rosto de vários números do Jornal da Sociedade, e retrato de fundadores como António Feliciano Alves de Azevedo e José Tedeschi, inclui imagem do diploma de membro no Montepio Farmacêutico e do seu presidente em 1838, Gregório Sousa Pereira.
Conjunto de Documentos doados pela Farmácia Confiança, com temas distintos, nomeadamente o Ofício “Manifesto Geral de Gados e Animais de Capoeira” que iria servir para avaliar a riqueza pecuária do pais, seguindo os Tramites legais do Decreto N.º 24206 de 21 de julho de 1934, neste manifesto seria indicado o concelho e a freguesia a que este correspondia, a quem pertenciam os animais e qual a rua morada, seguido de uma Tabela com as diferentes espécies pecuárias como Cavala, Muar, Asinina, Bovina (não leiteira e leiteira), Ovina (não leiteira e leiteira), Caprina, Suína e animais de capoeira como Galos, Patos, Perus, Pombos e Coelhos; no final seria datado e assinado pelo proprietário; contém um destacável que depois de preenchido pelo Regedor seria entregue ao proprietário. Esta pasta inclui também o Cartão da Associação de Amizade Portugal-Cuba N.º 605, pertencente a Paulo Armando de Oliveira Ribeiro Simões do Distrito de Viseu, este encontra-se assinado pelo Presidente do Conselho Diretivo, da Associação de Amizade Portugal-Cuba contem também um pedido de pagamento de quotas. Por fim encontra-se o Programa Provisório do VIII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa de 31 de maio 2 de junho de 2006 a realiza-se em Angola.