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Processo de correspondência relativo à nomeação de uma farmacêutica substituta necessária para a autorização de abertura da Farmácia da Calçada segundo despacho do Secretário de Estado da Assistência Social. O processo inclui carta do Delegado de Saúde do concelho de Paredes de Coura, datada de 6 de julho de 1942, informando Joaquim da Apresentação Pereira Ribeiro do despacho dado pelo Secretário de Estado da Assistência Social ao seu pedido de instalação de uma farmácia, o qual motivou a nomeação da Farmacêutica Elvira Rocha de que dá conta em carta de 8 de junho de 1943, cuja cópia se encontra neste processo. Inclui ainda carta da Inspeção do Exercício Farmacêutico, datada de 13 julho de 1943, solicitando a inscrição e declaração na qual Elvira Rocha assumia a Direção-Técnica da Farmácia.
Processo relativo ao envio de selo fiscal para registo de prática composto por ofício remetido pela Direção Geral da Saúde Pública – Inspeção do Exercício Farmacêutico, datada de 11 de março de 1946 solicitando a Domingos Gusmão de Cunha Ribas, da Farmácia Calçada o envio de 1 selo fiscal de 2$50 para atualização do papel selado do registo de prática; carta resposta de Domingos Gusmão de Cunha Ribas, datada de 26 de março de 1946 com a qual enviava o selo fiscal solicitado.
Processo relativo à tentativa de legalização do regulamento dos preços dos medicamentos e manipulados por parte da Farmácia da Calçada, que inclui carta de Direção-Geral de Saúde - Serviços Técnicos - Exercício de Farmácia e Comprovação de Medicamentos endereçada a Joaquim da Apresentação Pereira Ribeiro, da Farmácia da Calçada, datada de 2 de agosto de 1963, na sequência do pedido feito para localização do regulamento dos preços dos medicamentos e manipulados ao Grémio Nacional dos Farmacêuticos, solicitando declaração relativa à Direção-Técnica da Farmácia. Contém ofício de 1 de maio de 1964 da Direção-Geral de Saúde - Serviços Técnicos - Exercício de Farmácia e Comprovação de Medicamentos reiterando o pedido. Anexa ainda cópia da carta, datada de 4 de maio de 1964, enviada por José Justino Dias de Castro, Gerente da Farmácia Calçada, que em resposta àquele pedido informa estar a ser elaborada a declaração solicitada.
Conjunto de correspondência trocada entre a Direção-Geral de Saúde e a Farmacêutica da Farmácia Calçada, Maria Augusta Barbosa Ribas, solicitando dados pessoais. Contém ofício da Direção-Geral de Saúde, datado de 2 de março de 1967, solicitando o número de Bilhete de Identidade da farmacêutica da Farmácia da Calçada e outro ofício semelhante, datado de 22 de abril de 1968, emitido para o mesmo fim. Contém ainda cópia de ofícios expedidos pela D. Maria Augusta Barbosa Ribas a 10 de abril de 1967 e a 27 de abril de 1968 nos quais envia a informação requerida.
Correspondência trocada entre a Direção-Geral de Saúde e a Farmácia da Calçada, relativa aos auxiliares de farmácia e ao registo de prática dos mesmos. Contém ofício da Direção-Geral de Saúde solicitando informações, nomeadamente nome, filiação e idade, dos auxiliares de farmácia que estivessem ao serviço a 3 de julho de 1972. Este ofício data de 20 de julho de 1972. Contém cópia de ofício emitido pela Farmácia da Calçada a 7 de agosto de 1972 disponibilizando a informação requerida. Inclui cópia do Diário do Governo N.º 153, de segunda-feira, 3 de julho de 1972 contendo a Portaria N.º 367/72, dos Ministérios das Corporações e Providência Social e da Saúde e Assistência, que regulamenta o registo de prática farmacêutica dos auxiliares de farmácia.
Correspondência trocada entre a Direção Geral de Saúde e a Farmácia da Calçada relativa ao envio dos mapas trimestrais do movimento dos medicamentos. Contém ofício da Direção-Geral de Saúde, sem referência temporal, solicitando o envio no final de cada trimestre dos mapas trimestrais do movimento dos medicamentos psicotrópicos e estupefacientes. Cópia de ofício enviado pela Farmácia da Calçada a 22 de agosto de 1975 no qual anexa a informação pedida.
Correspondência trocada entre a Direção-Geral de Saúde e a Farmácia Calçada relativa ao fornecimento de oxigénio. Contém ofício da Direção-Geral de Saúde datado de 7 de fevereiro de 1979 solicitando informação sobre o fornecimento de oxigénio. Os dados requeridos são providenciados pela Farmácia Calçada em ofício de 5 de março de 1979, no qual informa a Direção-Geral de Saúde de que não fora feito fornecimento de oxigénio por aquela farmácia.
Ofícios da Direção-Geral de Saúde e dos Serviços Técnicos do Exercício de Farmácia sobre diversos assuntos como o movimento de estupefacientes, troca de amostras de especialidades farmacêuticas, produção em série, falsificação de receitas, assaltos às Farmácias entre outros.