Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Processo referente ao pedido de abertura da Farmácia da Calçada, efetuada ao Ministro do Interior que inclui projeto de adaptação do "Chalet Ribas" e do "Lar de São José". Contém carta de Américo José Barbosa datada de 6 de fevereiro de 1942 que anexa a planta do referido "Chalet Ribas" com data de 5 de fevereiro de 1942 e, onde se refere aos custos inerentes à realização do projeto. Inclui ainda requerimento de Joaquim da Apresentação Pereira Ribeiro dirigido ao Ministro do Interior, para autorização da abertura de Farmácia em Paredes de Coura. Este documento contém selo branco e data de 10 de maio de 1943. Existe uma versão emendada deste requerimento datada de 1942. Contém “Memória descritiva dos aposentos do rés-do-chão do prédio denominado “Lar de São José”, sito na Rua Dr. Albano Barreiros de Oliveira, na Vila de Paredes de Coura, Concelho de Paredes de Coura, Distrito de Viana do Castelo”, assim como uma “Memória descritiva dos aposentos do prédio denominado “Chalet Ribas”, sito na Rua Cunha Brandão, na Vila de Paredes de Coura, Concelho de Paredes de Coura, Distrito de Viana do Castelo”, e respetivas plantas ou desenhos arquitetónicos.
Processo com correspondência trocada no âmbito da transformação da Drogaria Ribas em Farmácia Calçada. Inclui cópia de ofício datado de 1942 remetido pelo Chefe dos Serviços de Fiscalização do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos ao Delegado de Saúde de Paredes de Coura no seguimento do processo de transformação Drogaria Ribas em Farmácia Calçada, em virtude da mesma ter passado para a propriedade do Farmacêutico Joaquim Ribeiro. Regista igualmente as transgressões verificadas na inspeção ao local. Contém ofício do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos ao Delegado de Saúde de paredes de Coura, datado de 23 de outubro de 1941, solicitando ação sobre a Drogaria Ribas e a sua atividade ilegal.
Correspondência trocada entre a Subdelegação de Saúde de Paredes de Coura e a Farmácia Calçada relativa à realização de visitas sanitárias a esta farmácia. Contém ofício da Subdelegação de Saúde de Paredes de Coura, datado de 12 de março de 1973, solicitando informação relativa às visitas de funcionários sanitários durante o ano de 1972. Contém ofício datado de 16 de março de 1973 remetido pela Farmácia da Calçada, na altura com Direção-Técnica de Maria Augusta Guimarães e assinado por José Justino Dias de Castro, gerente da farmácia, informando da não realização de quaisquer visitas àquela farmácia.
Correspondência trocada pelo Ministério da Saúde e Assistência – Serviços de Farmácia e Medicamentos e pela Farmácia da Calçada na sequência da realização da inspeção àquela farmácia. É solicitado por este serviço do Estado, em fatura de 12 de setembro de 1975, o pagamento de 50 Escudos pela realização daquele serviço de inspeção. Contém cópia de ofício expedido pela Farmácia Calçada, com Direção-Técnica de Maria Augusta Guimarães, a 16 de setembro do mesmo ano, no qual regularizava aquele pagamento.
Conjunto de avisos de receção apensos a modelo da Inspeção do Exercício Farmacêutico relativo às notas de prática de diversos ajudantes de farmácia enviados por Joaquim da Apresentação Pereira Ribeiro, e datados de 10 de abril de 1950, 28 de março de 1950, 27 e 28 de abril de 1949, 1 de abril de 1948. Estes recibos são referentes ao registo da prática dos ajudantes de farmácia José Justino Dias de Castro, Domingos Gusmão da Cunha Ribas e Maria Augusta Barbosa Ribas. Todos eles foram orientados pelo farmacêutico Diretor Técnico da Farmácia da Calçada, Sr. Joaquim da Apresentação Pereira Ribeiro, alguns apresentam carimbo dos Serviços Técnicos - Exercício de Farmácia e Comprovação de Medicamentos.
Ofícios recebidos pela Farmácia Calçada sobre novas terapêuticas, nomeadamente a existência de soro antivenenoso para mordedura de víboras; e ofício com alerta para a Circular N.º 8/78 referente roubo de Receituários e Carimbos no Posto Médico de Ribeirão - Famalicão.