Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
10 records were found.
Caderno de título D. Maria I (D. Pedro III) – 1777 – 1816, dactilografado, contendo os separadores “Farmacêuticos que florescem neste reinado”, “Legislação”, “Bibliografia”, “Resenha Histórica”, “Notas várias”, todavia sem conteúdo. Notas históricas, de 1782 a 1815, referentes a Leis, Decretos, Editais, Alvarás, Resoluções, Cartas Régias, Avisos, Regimentos, Portarias, relacionados com a profissão, com breve descrição e por ordem cronológica. Folhas soltas com notas, indicação de autores e livros portugueses e estrangeiros, por vezes transcrição de excertos e apontamentos históricos, e pequenas biografias de personalidades de relevo, de datas bastante mais anteriores. Apontamentos sobre a Casa Pia, e transcrição da provisão de 27 de março de 1810.
Caderno com apontamentos sobre História da Farmácia e dos boticários, com folhas de tamanhos diversos e em ordem na sua maioria aleatória, com notas, indicação de autores e livros portugueses e estrangeiros, por vezes transcrição de excertos e apontamentos históricos, e pequenas biografias de personalidades de relevo, de datas bastante mais anteriores. São mencionados nomes como D. Caetano de Santo António, Francisco José de Araújo Mendonça, José Correia de Serpa, Manuel Rodrigues Coelho, Thomaz António dos Santos Silva, Álvaro Rodrigues, Gião Fernandes, Jorge Nogueira, Nicolau Rodrigues, entre outros. Notas acerca da origem da palavra botica, nome dos mestres, de 1338 a 1855 e memórias de Roberto Duarte Silva, doadas pelo mesmo.
Caderno com excerto de discurso de Gregório de Sousa Pereira, Presidente da Sociedade Farmacêutica Lusitana, em sessão solene do aniversário em 24 de julho de 1841, datilografado e também manuscrito.
Listagem cronológica, manuscrita pelo Dr. Adolfo Teixeira, com indicação de documentos com referência a Boticários dos Séculos XIV a XIX.
Caderno de tamanho pequeno, de papel pardo, escrito à mão, sem indicação temporal, contendo observações, notas, textos transcritos, de títulos como: “Remédios peculiares da Índia Portugueza e suas applicações vulgares”, “Observações sobre a História Natural de Goa”, “Cadeira de chymica e physica da escola militar de Goa”, “Archivo Portuguez Oriental”, “Escola Medico Cirúrgica de Nova Goa em 1845”, “Martins (José Tomaz de Sousa)”, “Dec. 3-4-1867”, “Dec. 23-7-1862”, transcrição de “António Gomes Roberto nos seus Archivos da Índia Portugueza 1868”, “Decreto de 3 de Abril de 1867”, “Farmacêuticos Militares”, “Gonçalves (Isidoro José)”, “Farmacêuticos militares dos quadros de saúde do Ultramar”, no Jornal de Farmácia de Lisboa, “Abranches Bizarro (Joaquim Pedro de)”, “Ferreira da Silva (António Joaquim) e Rodrigues Acabado (Dr. Diogo)”, “Achilles Machado (Professor)”, “ Agostinho Vicente Lourenço e João Baptista I. De Azevedo”, “Professor Dr. Alberto de Aguiar”, “Aires de Campos”, “Albuquerque (Luiz da Silva Mouzinho de)”, “Almeyda (Dr. Feliciano de)”, “Almeida (Luiz de)”, “Almeida (Dr. Teófilo de)”, “Alves (Francisco António) e Almeida Azevedo (Lourenço de)”, “Alves (José Pedro)”, “Mastbaum (Dr. Hugo)”, “Revista de Pharmacia de Sciencias Accessorias do Porto”, “Avelar Brotero (Felix)”, “Barros e Cunha (Dr. Guilherme de)”, “Bernardo de Almeida (João)”, “Bernardo dos Santos (Francisco)”, “União farmacêutica”, “Brito (D. Fr. Bernardo)”, publicações em 1864, “Cartas ao Governante da Índia”, e respetiva resposta. Todos os escritos são acompanhados da sua origem, sempre que aplicável.
Caderno de tamanho pequeno, de papel pardo, escrito á mão, sem indicação temporal, contendo notas, apontamentos e transcrições, nomeadamente lista de reinados de 1640 a 1816, lista “Escreveram sobre farmácia”, com indicação temporal para cada entrada, notas vagas sobre documentos livros, personalidades de interesse, ou datas de relevo, transcrição de excerto de “Revue d’Histoire de la Pharmacie”, de 1930, locais para futura pesquisa e justificação. Separador “Legislação Farmacêutica”, com transcrições e referências temporais, menção à Sociedade Farmacêutica Lusitana e a Dionísio Correia e José Tedeschi. Notas referentes a estabelecimentos científicos, documentos e respetivos locais, e transcrição de elogio de José Vicente Leitão, Dionísio Correia e António de Carvalho. Notas diversas sobre vários locais do país, e a anos entre 1423 e 1464. O caderno contém 38 folhas, todas escritas à mão.
Caderno de tamanho pequeno, de papel pardo, escrito á mão, sem indicação temporal. As folhas soltas referem-se a notas históricas, com referências temporais, e a livros de relevo, com informação dos capítulos importantes, menção ao livro “Histoire de la Parmacie” e origem das corporações, nota sobre a peste, D. Sebastião e a criação de Faculdade de Botica, Cap. LXXII do Regimento das Cristeleiras, notas históricas acerca dos Estatutos de 1309 a 1833. As folhas inseridas no caderno, nem sempre obedecendo a lógica, mencionam notas sobre Hipócrates, Dioscórides e Pitágoras, separador de título “História da Farmácia Portuguesa por João António de Almeida” e transcrição de excertos de discurso de Gregório de Sousa Pereira, de 1841. Notas/ reflexões e transcrição de excertos de livros/ discursos de relevo sobre a profissão farmacêutica e sua origem, portugueses e estrangeiros, incluindo bibliografia. Notas sobre “Origem dos Mercúrios”.
Caderno de tamanho pequeno, de papel pardo, escrito à mão, sem indicação temporal. O caderno contém história sobre algumas boticas e farmacêuticos, respetivos funcionários e salários, legislação, personalidades de relevo. As folhas soltas apresentam notas sobre a organização corporativa dos farmacêuticos, nota histórica sobre o reinado de D. João VI e boticários de relevo da época. Menção a intervenção do Prof. Américo Pires de Lima na abertura solene da Universidade do Porto, “Influencia da Farmácia no desenvolvimento da Química/ A Farmácia em Portugal”, por José Cipriano Rodrigues Diniz, em Imprensa da Universidade. Identificação dos “Físicos-Mores” de 1520 a 1634. Excerto do Jornal de Farmácia e Ciências Acessórias. Menção aos boticários da Universidade - D. João III, e Boticário do Colégio das Artes. Notas diversas, por vezes transcrição de excertos e apontamentos históricos, e pequenas biografias de personalidades de relevo.
Caderno manuscrito pelo Dr. Adolfo Teixeira com transcrição de documentos oficiais (volume 2), como Cartas régias, Alvarás, Regimentos, Ofícios, entre outros. Organizado cronologicamente com documentação desde março de 1550 a 27 de julho de 1599, relacionada com Boticários, e referência aos jornais e/ou publicações onde foram publicadas.
Caderno manuscrito pelo Dr. Adolfo Teixeira com transcrição de documentos oficiais (volume 1), como Cartas régias, Alvarás, Regimentos, Ofícios, entre outros. Organizado cronologicamente com documentação desde 11 de fevereiro de 1338 a 28 de novembro de 1548, relacionada com Boticários, e referência de jornais/publicações onde foram publicadas estas informações