Original. Memória da construção. Pormenores P58 a P66.
Transcrição:
"P-58: - Salão nobre e gabinete do Presidente
Pavimento com cercadura de mármore Vidraço Banana, e tapete central em parquet de eucalipto "Boa Reguladora", com moldura de 0,10 em sucupira, a separar do mármore.
Lambri de mármore no salão nobre e madeira no gabinete do Presidente; o lambri de mármore é feito com três cores, - preto imperial, brecha da Arrábida e vidraço banana, conforme indica o desenho. O lambri de madeira é feito (soco de mármore preto!) em castanho de 1.ª seleccionado, ou Cambala, com acabamento esmerado de verniz-cera, mate e do mesmo modo as portas.
As guarnições das janelas e portas são feitas em mármore vidraço banana. […]
No tecto em masseira do gabinete do Presidente estão previstos, em talha, as armas do Concelho.
O topo da parede onde está indicada uma tapeçaria, fica sem molduração vertical; o banco indicado faz parte do mobiliário. O seu ajustamento dos convectores aos lambris é feito pelo empreiteiro.
P-60: - Sala de audiências
Pavimento geral em parquet de eucalipto "Boa Reguladora", sendo a parte destinada ao público emoldurada por uma cercadura de mármore vidraço banana, com 0,25 de largura. […]
O acabamento das paredes e tecto é semelhante ao salão nobre da Câmara, embora de desenho ligeiramente diferente. As madeiras a utilizar no tecto podem ser Cambala ou castanho de 1.ª seleccionado.
A posição dos irradiadores terá que ser revista para se adaptar à divisão dos painéis do lambri. De um modo geral o acabamento é semelhante ao salão nobre.
P-62: - Porta tipo da galeria dos passos perdidos
Estas portas podem ser feitas em castanho de 1.ª seleccionado, ou Cambala, conforme o empreiteiro venha a optar entre as duas madeiras escolhidas. O acabamento é esmeradíssimo, irrepreensível, obedecendo à técnica da boa marcenaria, com acabamento de verniz, cera, mate. As ferragens serão de 1.ª, em latão."