Search results

33 records were found.

Identificação das variedades de pevides de peras semeadas.
Notas de plantação de eucaliptos na Quinta da Capela (S. Mamede de Negrelos, concelho de Santo Tirso) e na Quinta da Portela (concelho de Fafe).
Número de plantas, indicação dos dias e condições meteorológicas observadas nos dias de plantação de eucaliptos na bouça da Serra de Vila Verde.
Identificação da localização e variedade do eucalipto a partir do qual se colheram as sementes usadas numa sementeira. Marca de água: desenho de um pavilhão com cúpula, ladeado por duas pequenas construções circulares, também com cúpula. Nas cúpulas bandeiras flamejantes. À frente da construção principal o desenho de uma fonte.
Informação sobre tratamento de oliveiras atacadas de “ferrugem”. Anotação a lápis, no verso, da fonte bibliográfica a partir da qual Alberto Sampaio extraiu a informação: «Boletim da Direcção Geral de Agricultura», n. 11, Novembro 1889.
Substrato e método de plantação e amadurecimento de ananases. Sobre a cultura de ananases ver a carta de Vicente Machado Faria e Maia enviada a Alberto Sampaio em 1870. Fonte: Cartas a Alberto Sampaio. Organização, introdução e notas Emília Nóvoa Faria e António Martins. Porto: Campo das Letras, 2008, pp. 135-136.
Três folhas de papel, manuscritas, colocadas no interior de uma outra pequena folha de papel dobrada ao meio, a servir de capa. Na folha de papel a servir de capa, lê-se: «Pereiras do pomar de cima». A 1.ª folha Identifica as variedades de pereiras plantadas “Linha das Pereiras no campo das Porta, ao correr das japoneiras do Ferreiro, a contar do portal”. Listagem de 12 variedades de pereiras, uma das quais acabou por secar (Favorita de Setembro, Beurré Diel, Anjo, William, Lawson, D. Joaquina, Beurré d’Apremont, Beurré Six, Pêra de Cristo) e 1 pessegueiro (Amsden), plantadas em diferentes anos no campo das Porta. A 2ª folha “Pereiras que vão da linha de cima à linha de baixo correndo em frente do portal, no campo da Porta”. Identificação das 6 variedades de pereiras, uma das quais secou (Trousseau, Beurré Six, Helène Gregoire, André Desportes), plantadas no campo das Portas. A 3ª folha “Linha das Pereiras, no campo da Porta, ao correr da ramada, a contar da entrada para o quintal”. Identificação de 15 fruteiras (pereiras e ameixieiras) plantadas no campo das Portas. Alberto Sampaio acrescentou, posteriormente, uma nota em relação a uma das variedades das pereiras, denominada Verte Longue de la Sarthe: «Nem vert nem longue, mas uma das melhores: Set. Apesar de não ser vert nem longue, é a mesma, segundo descrição do Guide de l’amateur de fruits, etc. A descrição q. o Guide Pratique de l’amateur de fruits faz desta casta, confere com o fruto que a pereira tem dado. Sendo assim, a designação, qualquer q. seja a origem, não se lhe adapta».
Identificação, por regos e secções, do tipo de castanhas e respetiva proveniência, semeadas.
Transcrição de uma notícia, publicada num periódico, sobre a Catalpa Speciosa, o nome de uma espécie florestal. A transcrição foi feita a partir do periódico «The World’s Work & Play» (Set. 1904, pp. 419-420), a qual, por sua vez, segundo está indicado por Alberto Sampaio foi extraída do «Scientific American». Ver carta de Alberto Sampaio a Jaime de Magalhães Lima, de 23 de Dezembro de 1904. Fonte: Cartas de Alberto Sampaio. Organização, introdução e notas Emília Nóvoa Faria e António Martins. Ribeirão: Edições Húmus, 2009, p. 103.
Identificação botânica de uma figueira plantada na Quinta de Boamense.
Carta sobre variedades de eucaliptos (AS 325 (1)). O AS 325 (2) é uma nota sobre um dos eucaliptos plantados no sobreiral.
Nota sobre uma palmeira extraída da revista «La Nature».
A anotação dá indicação da plantação de sete macieiras de diferentes variedades (Calville rouge d’hiver, Gravenstein, Reine de Reinettes, Reinette du Canada, Parda de Besteiros, Reinette Ananas, Camoesa de rosa) em frente à ramada da Vinha do Alto e duas outras (Calville blanche d’ hiver e Camoesa de Verão) no pomar das macieiras. No mesmo mês, plantaram-se ainda dois pessegueiros e duas ameixeiras, a branca de S. João e Japonesa.
Identificação da variedade de pereira plantada num determinado local da Quinta de Boamense.
Identificação dos locais e número de oliveiras plantadas.
Identificação dos locais, variedades e números de enxertos de ameixieiras e macieiras.
Informações de como lavar a resina da madeira e do tratamento a fazer às macieiras atacadas com o pulgão lanígero.
Recorte de imprensa do jornal O Comércio do Porto: “Agricultura popular: Moléstia dos castanheiros e o remédio infalível para os salvar”. Artigo assinado por S. R. Ferreira, de Penafiel. Desconhece-se a data da edição do jornal, no entanto tendo em conta a data do artigo apontamos para final do ano de 1882.
Parte de um bilhete-postal de Jaime de Magalhães Lima a Alberto Sampaio sobre eucaliptos. Anotação a lápis: «Remetido em Out.º 1903 e plantado então».
Número e identificação das variedades de eucaliptos plantados na bouça da serra de Vila Verde.
Recorte de imprensa com informação de composições de caldas para tratamento de laranjeiras atacadas de ferrugem.
Identificação dos locais e variedades de uma plantação de eucaliptos na zona florestal da Quinta de Boamense.
Identificação das árvores plantadas no souto da Quinta de Boamense.
Identificação do local, número e variedades de castanheiros plantados.
Identificação dos locais de semeadura de caroços de damasco.
Listagem de variedades de macieiras plantadas em diversos locais da Quinta de Boamense, como por exemplo, na horta dos bens de fora, no pomar das macieiras, no campo da cortinha, no combro da hortinha, etc. À designação de cada uma das variedades segue-se um número entre parêntesis que provavelmente deverá remeter para o número de identificação da variedade de um qualquer catálogo de viveirista. O manuscrito apresenta dois tipos de letras distintos, um dos quais é de Alberto Sampaio. O primeiro tipo de letra, correspondente aos locais de plantação, poderá ser de quem plantou as macieiras, provavelmente o feitor da Quinta de Boamense. O segundo, respeitante à indicação da variedade de macieira, seguida de número entre parêntesis corresponde a Alberto Sampaio.
Identificação dos locais e variedades de fruteiras plantadas. Listagem das variedades de pereiras plantadas com indicação da qualidade do fruto e do mês de colheita. Cada variedade é identificada por um número que tem correspondência com o número do esquema da plantação desenhado AS 296 (2). À listagem original foram acrescentadas, em anos posteriores, várias anotações, como por exemplo, datas e variedades de outras plantações, substituição de pereiras por outras fruteiras, etc.
Identificação das variedades de tílias plantadas na Quinta de Boamense e de um Liriodendron tulipifera, plantada no mesmo ano.
Proveniência e plantação de uma macieira da variedade “Bravo de Esmolfe”. Maria da Conceição Lemos era mulher de Luís de Magalhães, proprietário da Quinta de Moreira, na Maia (Porto), um dos amigos mais próximos de Alberto Sampaio.
Identificação dos locais, variedades e anos de plantação de fruteiras.
Indicação dos locais, número e variedades de fruteiras plantadas.
Identificação do local, número e variedade das estacas de figueira plantadas.