Search results

5 records were found.

«[…] João III falira em 1544 «com três milhões de dívida em Flandres». O falido empenhou quanto pôde ou tinha disponível; e como tudo isso não chegasse, recorreu a empréstimos forçados, segundo se vê da carta por ele endereçada a João de Évora.». Referância bibliográfica: O Norte Marítimo in Estudos Históricos e Económicos, ed. 1923, pp. 419-420. Referência bibliográfica: João Pedro Ribeiro - Dissertações cronológicas e críticas sobre a história e jurisprudência eclesiástica e civil de Portugal.
Referência bibliográfica: Severim de Faria - Notícias de Portugal.
«Dois homens [Álvares Fagundes e Fernão de Magalhães] oriundos desta região procuraram no século XVI, a solução desse grande enigma diante do qual desfalecia a Junta de Matemáticos de João II - a determinação das terras abordadas por Colombo e Cabral.». Referência bibliográfica: O Norte Marítimo in Estudos Históricos e Económicos, ed. 1923, p. 410. Referência bibliográfica: Inácio da Costa Quintela - Annaes da Marinha Portugueza.
«Os navios carregavam-se demasiadamente de fardos e passageiros; daí resultavam os naufrágios e as doenças que dizimavam as equipagens. Para se aumentar a carga, aumentou-se a tonelagem, não correspondendo a estas maiores dimensões a força e estabilidade dos cascos, o pano e mastreação.». Referência bibliográfica: O Norte Marítimo in Estudos Históricos e Económicos, ed. 1923, p. 420. Referência bibliográfica: Inácio da Costa Quintela - Annaes da Marinha Portugueza.