Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

26 records were found.

Fotografia de conjunto da banda da AHBVF. Tem legenda. A Banda dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão, composta de «todos os sócios de mérito», formou-se no ano seguinte à fundação da Associação, tendo a sua direcção sido entregue a José Maria da Costa. O talento dos músicos e a qualidade musical das interpretações sob a batuta do «hábil regente» ultrapassou, em muito pouco tempo, as fronteiras de Vila Nova de Famalicão. Nas deslocações da Banda na década de 90 do século XIX a Viana do Castelo, Póvoa de Varzim e Porto, as suas atuações foram sempre alvo dos mais rasgados elogios.
Fotografia de conjunto com o corpo ativo e o futuro Barão de Famalicão Manuel Ferreira da Costa e Sousa sentado ao centro. Tem legenda.
A Ambulância Volkswangen foi a única ambulância da AHBVF até 1968.
Fotografia do corpo ativo, no exterior do quartel, com legenda - nomes dos elementos.
Fotografia do corpo ativo, no exterior do quartel, com legenda - nomes dos elementos.
Sequência de imagens do exercício sob direção Comandante Tenente António Armando Lopes e António Folhadela Melo, com legenda anexa.
Desfile do corpo ativo no Largo do Terreiro, atual Praça 9 de Abril.
Inauguração do 1º carro de pronto-socorro Berliet, na festa de aniversário da fundação da Associação, oferecido pela Eléctrica. A madrinha foi Maria Estela, filha de António Dias Costa, benzida pelo Mons. Torres Carneiro, com sessão solene no Cinema Olímpia. A partir de 1926 a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão passou a dispor do seu primeiro pronto-socorro para o combate a incêndios. Os carros de tração animal e braçal que, até então, se utilizavam, começavam a ter os seus dias contados! Para angariar o montante necessário para a aquisição do carro Berliet e da bomba Delahaye a população foi chamada a dar a sua contribuição através de uma subscrição. António Dias Costa, Vice-Presidente da Assembleia-Geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários em 1922, assumiu-se como o grande benfeitor ao oferecer o chassis do carro.
Na madrugada de 5 de abril de 1952 um violento incêndio deflagrou no edifício da Câmara Municipal. As duas corporações locais, apoiadas pelos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave e Braga e pelos Bombeiros Municipais da mesma cidade, foram chamadas a combater o fogo. Perante um acontecimento de tamanha proporção, nunca visto na vila, a população cerra mobilizou-se para ajudar os bombeiros a retirar do interior do edifício tudo quanto pudesse ser salvo. A notícia do incêndio dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão, amplamente divulgada na imprensa local e nacional, correu o país de norte a sul.
Fotografia tirada de uma andar superior, visualiza-se o corpo dos bombeiros em formatura, o Monsenhor e ajudante e várias pessoas.
Fotografia tirada à porta do quartel na Rua Adriano Pinto Basto.