Transcrição:
«Em resultado da reunião realizada no gabinete de V. Exa. no passado dia 24/04/1985 referente ao monumento ao Bombeiro Voluntário a implantar dentro desta vila, cumpre-me informar V. Exa. do seguinte:
Tenho constatado que a Comissão nomeada com a excepção dos Senhores Arquitectos Nuno Portas e Meireles, bem como o Senhor Dr. José Azevedo e Eng.º Roque, tem procurado a todo o transe impor o seu ponto de vista que é o de erigir o referido monumento no futuro Parque de Sinçães.
Alguns membros daquela Comissão nem sequer aceitam sugestões de haver melhores lugares e as críticas daqueles Arquitectos de que o Parque de Sinçães pode levar anos a urbanizar podendo até acontecer que a futura urbanização não se compadeça com a existência no seu seio do monumento em questão.
Ora perante tudo isto tenho vindo a pressentir que a vontade da maioria daquela Comissão - onde se consta nomeadamente o meu distinto colega dos Bombeiros Voluntários Famalicenses - não é tanto de situar o monumento em Sinçães como o de o pôr em frente ao novo quartel dos referidos Bombeiros Voluntários Famalicenses. […]
Ora isto não está certo nem pode ser assim. E digo-o como cidadão e munícipe e como comandante, que também sou, da mais antiga associação de bombeiros do Concelho, cabendo-me nessa qualidade como é evidente, defender até aos limites das minhas possibilidades os seus interesses e prestígio.
Mas isto não quer dizer que venha defender que o monumento seja levantado em frente ao velho ou ao novo quartel a edificar, da minha Corporação. Isso seria a negação do meu espírito de bombeiro e até do bairrismo de munícipe, de que igualmente prezo de ser e que não gosta de ver a sua Terra com zonas de prestígio desviadas em favor unicamente de alguns dos seus habitantes.
Quero com isto dizer, como muito bem se compreende, que o referido monumento deve ser implantado numa zona urbana sensivelmente equidistante das duas Associações, situadas nesta Vila para que deste modo as prestigie a ambas, à igualmente digna Associação dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave e bem assim à Vila e a todo o seu Concelho. […]
Com os meus respeitosos cumprimentos
De V. Exa.
A Bem da Humanidade
O Comandante
Fernando da Silva Soares»