Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
17 records were found.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à expropriação de um prédio urbano que servia de celeiro sito na Rua Garrett, em Vila Franca de Xira, propriedade de Reynaldo dos Santos, médico, morador em Lisboa, e de sua esposa, Susana Cid dos Santos, para abertura de novos arruamentos na vila. Os expropriados foram representados no ato pelo procurador Joaquim Simões Ferreira.
Confrontações: Norte com o celeiro de Patrício Dias da Silva; Sul com casa da Câmara Municipal; Nascente com a Rua Garrett; Poente com horta dos herdeiros de Afonso Marques de Sousa.
Valor: 2.750$00.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à expropriação de um prédio urbano sito na Praça Afonso de Albuquerque, em Vila Franca de Xira, propriedade Maria da Dores de Sousa e Brito, solteira, moradora em Povos, para abertura de novos arruamentos na vila.
A propriedade tinha um foro que era pago a Josefina Galache, solteira, moradora na Quinta do Freixo, em Santarém, representada no ato pelo procurador João Henriques de Sequeira Mora, tendo recebido pelo domínio direto a quantia de 228$00.
Confrontações: Norte com casa de herdeiros de João José Pires; Sul com casa e quintal de José Augusto da Cunha; Nascente com horta da expropriante; Poente com Praça Afonso de Albuquerque.
Valor: 3.393$00.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à expropriação de um prédio rústico e urbano sito na Travessa da Passagem, em Vila Franca de Xira, propriedade de Joaquim José da Silva Vidal, comerciante, e sua esposa, Mariana Rosa da Silva Vidal, para abertura de novos arruamentos na vila.
Confrontações: Norte com propriedade da Câmara Municipal; Sul com propriedade de António Bernardo Inácio; Nascente com propriedade de Mário Gens da Silva e Brito; Poente com a dita travessa.
Valor: 4.000$00.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Augusto Curado e Silva e sua esposa, Emília Cândida Amélia Rodrigues Casaleiro Curado, na sequência da escritura celebrada a 24 de julho de 1919, clarificaram que a parte cedida à Câmara Municipal respeitava apenas ao prédio rústico e urbano, sito na Rua Garrett, arrendado a Francisco Lima Martins, ficando de fora da expropriação os n.º 16-21 da Rua Garrett e n.º 46-48 da Rua de Baixo.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira adjudicou a Caetano de Sousa Garrido, morador em Alverca do Ribatejo, o serviço de limpeza das ruas de Alverca do Ribatejo durante o ano de 1920.
Foi apresentado como fiador José Raimundo Nogueira.
Valor: 345$00 (anuais).
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à expropriação de um prédio rústico e urbano sito na Rua Serpa Pinto, em Vila Franca de Xira, propriedade da massa hereditária do falecido Afonso Marques Sousa, para abertura de novos arruamentos na vila.
A propriedade encontrava-se sujeita a hipoteca a Constantino Nicolau Pereira Palha no valor de 1.800$00 e era composta de casas abarracadas e terreno, denominado Horta da Passagem, e do prédio urbano n.º 33.
Confrontações: Norte com propriedade da Câmara Municipal; Sul com a Rua Serpa Pinto; Nascente com casa e horta da expropriante e quintais e prédios da Rua Garrett; Poente com horta de Mário Gens da Silva e Brito e horta expropriada pela Câmara Municipal a António Lúcio Ferreira Batalha.
Valor: 9.000$00.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira adjudicou a Francisco de Oliveira da Cunha, morador em Alhandra, o serviço de limpeza das ruas de Alhandra durante o ano de 1920.
Foi apresentado como fiador João Dionísio da Cunha.
Valor: 750$00 (anuais).
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira adjudicou a José Duarte Costa, casado, morador em Vila Franca de Xira, o serviço de iluminação pública de Povos, Castanheira e Alhandra, durante o ano de 1920.
Foi apresentado como fiador Carlos José Gonçalves.
Valor: 1$05 (mensal/candeeiro).
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à expropriação de um prédio urbano sito na Rua Garrett, em Vila Franca de Xira, propriedade de Manuel Mendes Júnior e sua mulher, Joaquina de Assunção Mendes, para abertura de novos arruamentos na vila.
Confrontações: Norte com celeiro de Reynaldo dos Santos; Sul com casa que foi de Gertrudes Alexandrina Camichas Alves; Nascente com Rua Garrett; Poente com horta dos herdeiros de Afonso Marques de Souza.
Valor: 465$00.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à expropriação de um prédio urbano sito na Rua Garrett n.º 10A, em Vila Franca de Xira, propriedade de Gertrudes Alexandrina Carinhas Alves, viúva, para abertura de novos arruamentos na vila.
Confrontações: Norte com casa de Manuel Mendes Júnior; Sul com casa de António da Silva Lourenço; Nascente com a dita rua; Poente com propriedade dos herdeiros de Afonso Marques de Sousa.
Valor: 450$00.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à expropriação de um prédio urbano sito no Pátio do Casaleiro, em Vila Franca de Xira, propriedade de Manuel Silvestre, pedreiro, e sua mulher, Maria Augusta da Silva, para abertura de novos arruamentos na vila.
Confrontações: Norte com propriedade de António Curado e Silva; Sul com propriedade de António Lúcio Ferreira Batalha; Nascente com propriedade dos herdeiros de Afonso Marques de Sousa; Poente com o dito pátio.
Valor: 450$00.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à expropriação de um prédio urbano no Pátio do Casaleiro, em Vila Franca de Xira, propriedade de Júlia de Assunção Rocha e Maria Brígida de Assunção Rocha, para abertura de novos arruamentos na vila.
Confrontações: Norte com o pátio; Sul com casa de José Joaquim Simões Canhoto; Nascente com casa da Câmara Municipal; Poente com casa de Manuel Duarte Ferreira.
Valor: 300$00.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à expropriação de um prédio urbano sito na Rua Serpa Pinto n.º 37, em Vila Franca de Xira, propriedade de Severino Dionísio Ferreira, empregado no Caminho de Ferro, e sua mulher Maria da Conceição Heitor Dionísio, para abertura de novos arruamentos na vila.
Confrontações: Norte com casas de Júlia de Assunção Rocha e sua irmã, Maria Brígida de Assunção Rocha; Sul com casa da Câmara Municipal, Nascente com a dita rua; Poente com propriedade dos herdeiros de Afonso Marques de Sousa.
Valor: 500$00.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à expropriação de um prédio urbano sito na Rua Serpa Pinto n.º 32, em Vila Franca de Xira, propriedade de Gonçalo António Rei Moura, marítimo, e sua mulher Rosa Rei Moura, para abertura de novos arruamentos na vila.
Confrontações: Norte e Poente com propriedade dos herdeiros de Afonso Marques de Sousa; Sul com propriedade de Mário Gens da Silva e Brito; Nascente com a Rua Serpa Pinto.
Valor: 800$00.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à expropriação de três prédios urbanos sitos na Rua de Baixo, em Vila Franca de Xira, propriedade de Manuel Duarte Ferreira, comerciante, morador em Lisboa, e sua mulher, Maria Henriqueta Ferreira, para abertura de novos arruamentos na vila.
Confrontações:
n.º 52 - Norte com a dita rua; Sul com casas da Câmara Municipal; Nascente com casas dos expropriados (n.º 51); Poente com casa dos herdeiros de Joaquim Gregório Canhoto;
n.º 49 - Norte com a dita rua; Sul com casas da Câmara Municipal; Nascente com casas de Augusto Curado e Silva; Poente com o Pátio do Casaleiro;
n.º 51 - Norte com Rua de Baixo e com casa da expropriante; Nascente e Poente com o prédio dos expropriados (n.º 52).
Valor: 1.450$00.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à expropriação de um prédio rústico e urbano sito na Rua Garrett, em Vila Franca de Xira, propriedade de Augusto Curado e Silva, proprietário, e sua esposa, Emília Cândida Amélia Rodrigues Casaleiro Curado, para abertura de novos arruamentos na vila.
Confrontações: Norte e Sul com casas e quintal dos expropriados; Nascente com Rua Garrett e casas dos expropriados; Poente com propriedades dos herdeiros de Afonso Marques de Sousa, quintal de casa da Câmara Municipal e casas de José António Pereira de Almeida, Maria Eugénia de Assunção Galhi Seabra e António da Silva Taranta.
Valor: 3.500$00.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à expropriação, sob condições, de um prédio rústico e urbano sito no Pátio do Casaleiro, em Vila Franca de Xira, propriedade de António Lúcio Ferreira Batalha, negociante, e sua esposa, Ana de Almeida Batalha, para abertura de novos arruamentos na vila.
Confrontações: Norte com o pátio e propriedade dos herdeiros de Afonso Marques de Sousa; Sul com propriedades dos herdeiros de António Pinto Magalhães Barros, Artur César Pereira, José Augusto da Cunha e Maria das Dores de Sousa e Brito; Nascente com propriedades de Mário Gens da Silva e Brito e Joaquim José da Silva Vidal; Poente com casas dos expropriados e de sucessores de Patrício Dias da Silva.
Valor: 7.000$00.